A Nuclep – Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. foi contratada pela Amazul – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. para confeccionar parte do protótipo do reator nuclear que está sendo desenvolvido pela Marinha do Brasil. O protótipo é um modelo do reator que vai equipar o futuro submarino com propulsão nuclear (SN-BR).
O contrato, assinado em Itaguaí (RJ) nesta sexta-feira (11/10), prevê a fabricação, montagem e fornecimento do vaso (cilindro) e estruturas internas de contenção e a fabricação do tanque de blindagem primária do chamado Labgene – Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica, concebido como um protótipo, em terra e em escala real, dos sistemas de propulsão que serão instalados no SN-BR.
Parte essencial do Programa Nuclear da Marinha, o Labgene tem como função permitir a simulação, em condições ótimas de segurança, da operação do reator e dos diversos sistemas eletrônicos a ele integrados, antes de sua instalação no submarino com propulsão nuclear.
O reator nuclear que está sendo desenvolvido no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), no município de Iperó, poderá ter emprego dual, tanto para a propulsão naval quanto para a geração de energia nuclear para iluminar cidades.
FONTE: AMAZUL
Vamos rezar para que tudo dê certo e não sejamos sabotados
Matéria confusa. Sem sentido. O reator do Labgene já está pronto há anos. Só falta montá-lo. Certamente o contrato, ora assinado, se refere ao reator do próprio submarino nuclear. Que será igual ao Labgene.
Maravilha ver este programa caminhando e avançando . Extremamente estratégico e importante.
Um reator dentro do submarino teria limite de inclinação? Ou ele tem algum tipo de balancim para mantê-lo sempre nivelado?
.Nossa soberania depende destes fatores , e muito mais é uma questão estratégica …