Por Luiz Padilha
AM General fechou um acordo exclusivo com a Osprea Logistics USA LLC, Alexandria, VA, para oferecer ao mercado o veículo Osprea Mamba e suas variantes para o Governo americano e para forças armadas estrangeiras através do sistema de vendas (FMS). Sob este acordo, o Mamba e suas variantes serão fabricadas pela Osprea Logistics USA LLC e vendido e apoiado pela AM General em South Bend, Indiana.
O Mamba™ Mk7 é a última geração altamente bem sucedida da plataforma APBC Mamba™ da Osprea. Nascida da icônica Mamba sul-africana que o pai do APC / MRAP moderno, o Mamba aumentou para novos níveis de capacidade e desempenho, com proteção aprimorada e um powertrain substancial, com melhorias em suas três gerações: Mk5 Magirus, Mk5 Iveco e o Mk7.
Centenas foram colocados em todo o mundo em operações de manutenção da paz (PKO), em ambientes antiterroristas (CT) e sobrevivendo a múltiplas cargas explosivas IED de 50 e 80 kg.
O Mamba tornou-se rapidamente um veículo para operações PKO, CT e Counter-Insurgency (COIN), escolhido pelo governo dos EUA e outras organizações e Governos por sua simplicidade, funcionalidade e preço. Um APC de nível da OTAN por uma fração do preço.
Proteção
A capacidade de sobrevivência da tripulação é de primordial importância. Todo o aspecto de design do Mamba™, desde a sua blindagem até a sua dirigibilidade dinâmica, se baseia na proteção da tripulação.
O Mamba™ Mk7 possui sistemas avançados de proteção contra minas terrestres, IED e ameaças balísticas. Foram testados para:
- AEP55 STANAG nível 4a e 4b para proteção contra explosões;
- B7 Proteção balística em todo o veículo;
- AEP55 STANAG Nível 3- para 7.62x54AP;
- Capacidade de resistência comprovada até .50 de calibração tripla;
- Armadura adicional para especificação conforme necessário;
- Proteção RPG passiva opcional
O Mamba é um veículo com peso inferior a 11,5 toneladas, seguro e com baixo preço, o que explica o seu sucesso de vendas.
Além de ser um veículo multifuncional protegido contra minas, o Mamba MK7 pode ser equipado seguindo as necessidades do cliente, tornando-se uma plataforma de combate equipada com uma arma primária protegida por uma torre balística STANAG, manual ou movida eletricamente, apoiando uma arma de até 12.7mm ou 0,50 cal., com suporte de artilheiro retrátil.
Além disso, suportes de braço giratório adicionais com escudos podem ser montados para disparar em outros pontos no veículo. Os sistemas secundários podem receber armas de até 7.62 cal., permitindo que as tropas se envolvam dentro da cápsula blindada. Qualquer uma das janelas pode ser equipada com armamento.
O Mamba™ Mk7 pode ser equipado com lançadores de granadas de fumaça, AGL de 40mm, estação de armas automatizada com disparo remoto, sistemas de localização de atiradores e rede de proteção de RPG passiva.
Mobilidade tática
Uma das fortes características do Mamba™ Mk7 é sua alta mobilidade tática em qualquer terreno ou ambiente, com círculo de giro de 13,5 m, ele oferece uma experiência urbana inigualável.
- Capacidade de subida de 70%;
- Escalada de 600 mm;
- Ponta lateral de 35%;
- Liquidação de 350 mm;
- Gama> 800 km;
- Profundidade Fording de 1.000 mm;
- Suspensão de eixo vivo Spring Leaf para acidentado;
- Mobilidade e facilidade de manutenção
Esta mobilidade se estende à sua disponibilidade operacional, alimentada por um sistema totalmente mecânico, não eletrônico Power-pack, ampliando significativamente a vida útil, reduzindo custos de manutenção e aliviando drasticamente os reparos operacionais ad hoc.
Em um acidente recente, um Mamba™ Mk7 sofreu uma queda vertical de 2,5 m em terreno acidentado, e teve apenas um único pino de suspensão quebrado.
O Mamba™ Mk7 é impulsionado por um motor turboalimentado refrigerado a ar, injetado mecanicamente com 6 cilindros em linha. Sem sistema de gestão eletrônica, o que torna esse motor, um dos Powertrain mais robustos e confiáveis disponíveis, sendo facilmente mantido com ferramentas simples, sem requisito para suporte de diagnóstico por computador.
O motor é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, selecionadas através de um twospeed com diferencial autoblocante, com uma relação peso x potência confiável para operação em ambientes extremos.
O cliente pode optar por outras configurações como:
- Sistema de suspensão independente;
- Metade metade com suspensão dianteira independente e traseira rígida;
- Mecânica Variável continua;
- A transmissão (CVT) está disponível como uma opção para adicionar simplicidade e facilidade de operação em altas situações de pressão e combate;
- Motor Turbo V6 refrigerado a água injetado mecanicamente, aumentando substancialmente a potência
Consciência Situacional
“Se você não pode ver, você não pode agir””.
O soldado a bordo de um Mamba™ possui uma consciência situacional única, tornando o veículo de combate, não apenas num seguro transporte. As operações cinéticas exigem que os soldados sejam capazes de se movimentar no interior do veículo.
Operações COIN, PKO e CT, exigem que os operadores tenham visão acurada e consciente do que ocorre em torno do veículo, especialmente em ambientes civis e de combate. Com um capô inclinado, ele permite que objetos e pessoas sejam vistos pelo motorista apenas a 8 metros do veículo contra os cerca de 20 metros de alguns dos seus concorrentes.
Cinco janelas na cápsula traseira, cada uma com o seu próprio porta-armas, fornece aos ocupantes todo a consciência situacional e capacidade de luta dentro do veículo.
Quatro escotilhas no teto, duas a frente e duas traseiras, bem como a escotilha da torreta, aumentam não apenas a consciência situacional, mas capacidade de escape de emergência.
Uma plataforma, Seis veículos
Em ambientes de baixa complexidade, simplicidade e usabilidade são as chaves do sucesso. Menos treinamento, manutenção mais simples e consequentemente, maior uso.
O Mamba™ Mk7 é projetado em um formato único de plataforma múltipla. Com um interior modular, ele pode ser configurado como:
- Transportador de tropa;
- Comando e controle;
- Ambulância;
- Veículo de recuperação de emergência;
- EOD;
- Veículo do braço interrogador IED
As opções adicionais adicionam o radar penetrante ao solo para as versões EOD ou IA. Os sistemas modulares permitem permutabilidade e conversão do interior dos veículos.
A Osprea desenvolveu uma indústria totalmente industrializada com processo de montagem para o Mamba ™ Mk7, permitindo que o veículo seja fabricado e montado no país do cliente, sujeito à conformidade da ITAR.
O processo é totalmente escalável para atender às necessidades e capacidade do cliente, da aquisição de componentes à montagem final. Esta capacitação permite que o país atenda as necessidades de suas forças armadas, condição econômica e alto nível de desenvolvimento industrial, processando e orientando os conjuntos de habilidades necessários, reinvestindo os gastos na economia local.
A AM General tem mais de cinco décadas de experiência atendendo as mudanças das necessidades das indústrias de defesa, projetando, fabricando e fornecendo suporte para seus clientes militares e comerciais em todo o mundo, apoiada por seus funcionários nas principais instalações em Indiana, Michigan e Ohio, e uma forte base de fornecedores que se estende por 43 estados.
Será que dá para transformar esse veículo em um motorhome para 5 pessoas?
Pois me interessei pelo veículo.
Exercito Brasileiro comprou ?
Não.
Há quem defenda arduamente o humvee para Brasil em recentes investidas da GM. O humvee não atende nem ao seu usuário primário e está claramente no passado. O progeto sul-africano Mamba é um conceito condizente com a realidade contemporânea. Dentro da nossa realidade e possibilidade é melhor buscar a vanguarda.
A gente precisa muito de uns desses, Eu particularmente se tivesse que escolher ir para combate dentro de um desses Mamba MK7 ou um Guarani eu iria dentro do Mamba acredito que teria uma chance bem maior de sobreviver.
A experiência mostra que para guerra urbana, a torre aberta em cima é um convite ao abate do atirador, que pode ser emboscado a partir de posições em telhados. Os iraquianos tiveram de improvisar pesadamente seus humvee para conseguir dar uma função mais segura àquelas viaturas. A estação de arma GPK, que será usada pelo Exército Brasileiro parece refletir bem esse aprendizado, muito embora fosse necessário um modelo menor, pois a GPK-EB01 pesa cerca de 550kg com STANAG 2.
Bom… Eles citam “blast”. Certamente foi a alguns metros…
De qualquer forma, parece coisa boa.
Sim… Eu vi as imagens, mais isso ai não foi embaixo da roda nem a pau.
Espera ai…
IED de 50 e 80kg???
Acho que com isso aí da pra cortar um MBT no meio…
Bardini, confirmado com a empresa. É isso mesmo.