Le Havre, 28 de outubro de 2019 – A Airbus e a HAROPA-Port du Havre assinaram um acordo industrial e de distribuição referente a uma solução conjunta de software baseada na família de produtos Airbus VTS (Vessel Traffic Services), STYRIS® e a solução S-WiNG do Porto de Le Havre (um serviço digital para gestão de portos). O objetivo é oferecer uma solução avançada e de alto desempenho capaz de assegurar melhor vigilância da navegação marítima e operações otimizadas de portos e escalas de navios.
A segurança e a movimentação tranquila de mercadorias são questões estratégicas para o desenvolvimento dos portos. Esse desafio exige melhorias contínuas e a busca de soluções digitais para simplificar procedimentos eletrônicos e promover o desenvolvimento do comércio internacional e de aplicações seguras.
Além disso, a Airbus, a UNION MARITIME ET PORTUAIRE (UMEP), a HAROPA – Port du Havre e a SOGET uniram forças no contexto do projeto Smart Port City* para considerar e contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia e de uma plataforma de segurança cibernética de porte industrial. Eles definirão a estrutura técnica, jurídica, administrativa e financeira para a oferta de serviços de um Centro de Operações de Segurança (SOC). Esses serviços, que serão disponibilizados aos cidadãos, grandes empresas e PMEs da zona econômica portuária de Le Havre, poderão constituir uma solução operacional que lhes permitirá inovar, conectar e evoluir, além de tornar a segurança cibernética um trunfo para o seu desenvolvimento. Essa plataforma de serviços poderá fazer parte de uma estratégia de maior escala destinada a alimentar uma plataforma marítima baseada em um SOC nacional.
Com a assinatura desses dois acordos, a Airbus reforça suas capacidades no setor marítimo, cria conjuntamente e distribui serviços de valor agregado, e amplia o seu portfólio marítimo para melhor atender às necessidades dos portos por meio de serviços digitais. O acordo vem de encontro aos novos desafios que os portos enfrentam hoje.
“Essas parcerias facilitarão a integração das soluções existentes em áreas-chave de inovação, como a tecnologia do blockchain. Elas também melhorarão a confiança na qualidade dos dados digitais e na rastreabilidade das alterações. A nossa ambição é consolidar a nossa posição como um importante e seguro porto digital no corredor do Sena e em toda a França”, disse o Diretor da Port du Havre, Baptiste Maurand.
“A parceria faz parte de nossa natureza e nos permite crescer e reforçar a Airbus como participante-chave do domínio marítimo. Isso nos ajuda não apenas a aumentar nosso portfólio marítimo e a criar novos serviços que podem ser exportados e implementados em qualquer outro porto do mundo, mas também a contribuir para a segurança cibernética na área portuária, tornar nossos oceanos mais seguros e, o que é mais importante, apoiar as autoridades portuárias nos seus desafios do dia-a-dia”, disse o Diretor de Comunicações, Inteligência e Segurança da Airbus Defense and Space Evert Dudok.
*Projeto Smart Port City: O projeto Smart Port City é liderado por “Le Havre Seine Métropole”, HAROPA-Port du Havre, Universidade de Le Havre Normandie, Synerzip LH e seus parceiros econômicos e científicos, e é o vencedor do Programa de Futuros Investimentos Nacionais. Um dos desafios do projeto é promover a consideração da segurança cibernética no contexto da transformação digital dos portos, o crescente uso da Internet das Coisas (IoT), de Big Data e da Inteligência Artificial para o benefício do ambiente do Porto de Le Havre, enquanto acompanha a sua formação em uma estrutura de confiança para o cidadão e para as organizações players do território.
FONTE E FOTO: Airbus
Bem que a Embraer poderia se enveredar para essa área, bastante promissora. Saab e Airbus já estão nisso.
Bem que a Embraer poderia se enveredar para essa área, bastante promissora. Saab e Airbus já estão nisso.