O Brasil avança a passos largos para concluir com sucesso o projeto para lançar seu primeiro submarino movido a propulsão nuclear. O Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, informou que o Brasil dará início a consultas sobre os procedimentos especiais de verificação aplicados ao material nuclear.
Ao fazer o anúncio, o Diretor-Geral elogiou a decisão brasileira de trabalhar em conjunto com a AIEA nesse projeto. O Brasil é membro da AIEA desde sua criação, em 1957. Esse organismo internacional tem a responsabilidade estatutária de estimular e auxiliar a pesquisa e o desenvolvimento das aplicações práticas da energia nuclear, com objetivos pacíficos. O projeto do submarino a propulsão nuclear dotado de armas convencionais encontra-se atualmente em fase avançada.
Uma vez completado o projeto, o Brasil será o primeiro país não possuidor de armas nucleares a desenvolver, de maneira autóctone, um submersível movido a energia atômica. A vantagem dos submarinos a propulsão nuclear sobre os motores a óleo diesel está na sua permanência submersa por períodos muito mais longos, sem necessidade de reabastecimento. Além disso, são mais rápidos e silenciosos e sendo de difícil detecção.
A embarcação será construída nos estaleiros de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. O protótipo do reator, que utilizará urânio de baixo teor de enriquecimento (LEU) como combustível, está sendo desenvolvido nas instalações da Marinha em Aramar, no estado de São Paulo, com tecnologia brasileira.
Para o Brasil, que possui mais de sete mil quilômetros de costa marítima, cerca de 3,6 milhões de km2 de mar territorial e uma significativa zona econômica exclusiva, o submarino a propulsão nuclear dotado de armas convencionais será de grande valia para patrulha, dissuasão e proteção eficiente dos recursos naturais e econômicos existentes nesse espaço marítimo.
O submarino nuclear não é mais silencioso que o de propulsão normal. Gentileza consertar o artigo
Na verdade depende, os modelos atuais de submarinos nucleares conseguem ser tão ou até mais silenciosos que os convencionais dependendo da situação. Se tiverem circulação natural no sistema de arrefecimento, já permite anular a principal causa de barulho dos submarinos nucleares, claro que só até certas velocidades. Um exemplo a classe SeaWolf pode navegar até a 20 nós em total silencio. O SN-BR em teoria pode chegar a 10 nós usando apenas a circulação natural.
Falou, falou e não disse nada!
Disse sim, está no primeiro parágrafo.
Já foi iniciada a construção do casco?
Ainda estamos no Protótipo 0. Estamos seguindo o q a USNavy fez com a classe Nimitz, algum que ela não quis fazer a classe Ford e deu errado.