A Marinha do Brasil, no momento da seleção da melhor oferta para o Projeto “Classe Tamandaré”, agradece a todas as empresas nacionais e internacionais que participaram do processo.
Ao atenderem as multifacetadas especificações previstas na Solicitação de Ofertas (Request For Proposal – RFP) publicadas em 19 de dezembro de 2017, demonstraram capacidades técnico-administrativas que tornaram ainda mais difícil a fase em término.
Para o equacionamento da complexa decisão, as excelentes propostas foram submetidas a dois fundamentais instrumentos de apoio à decisão – Análise Multicritério de Apoio à Decisão e Análise de Riscos – sendo observados o arcabouço legal vigente e os princípios e as boas práticas de governança.
A seriedade e o profissionalismo das empresas permitem à Força Naval externar o interesse no aprofundamento das parcerias estratégicas existentes, em ambiente comum com a que se inicia. Além do desenvolvimento de novas iniciativas, para o equacionamento de outros projetos identificados no horizonte.
Assim, reiteramos o reconhecimento e o agradecimento da Marinha do Brasil aos seguintes consórcios e empresas (em ordem alfabética):
Adicionalmente, agradecemos os questionamentos e orientações de instituições de reconhecida credibilidade nacional e internacional, como a Advocacia-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a Fundação Getúlio Vargas, o que vem sendo fundamental na consolidação desse inovador processo de fortalecimento das nossas Forças Armadas.
É importante agradecer e ressaltar, as reiteradas orientações da Presidência da República e do Ministério da Defesa, quanto ao emprego de rigorosos critérios técnicos, no processo de seleção da melhor oferta. Essas orientações fortalecem, em muito, a convicção do êxito da navegação, com destino à Classe Tamandaré.
No momento em que comemoramos o êxito obtido nesta importante fase do Projeto de Obtenção, também agradecemos aos integrantes do Ministério da Defesa pela indicação do ponto de partida para essa promissora navegação e parabenizamos os diversos setores da Marinha envolvidos, coordenados pela Diretoria-Geral do Material da Marinha que, com notória dedicação e comprometimento, demonstram a capacidade da Força Naval na execução de um projeto de tamanha envergadura.
A Marinha do Brasil congratula-se com o Consórcio “ÁGUAS AZUIS”, formado pelas empresas THYSSENKRUP Marine Systems GmbH, EMBRAER S.A e ATECH Negócios em Tecnologias S.A, bem como com o estaleiro nacional ALIANÇA S.A. Indústria Naval (Oceana), pelo resultado alcançado no processo de seleção da melhor oferta.
A Força Naval, a partir desse ponto e sempre no rumo da contribuição para o desenvolvimento nacional, aguarda com otimismo as formalizações contratuais e as efetivas construções dos navios, em um ambiente de profissionalismo e cordialidade entre a nossa Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a futura Sociedade de Propósito Específico (SPE) “ÁGUAS AZUIS”.
Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
“Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”
Olá Padilha,
Confirme, mas acredito que a opção mais simples da TKMS venceu as CCTs, isso é enlongar a versão A-100 e não encurtar a A-200. Perdemos com isso um desenho mais moderno da TKMS similar as fragatas da Africa do Sul e Polônia e aceitamos uma solução convencional de casco e estruturas acima da linha d’água. Alguns colegas estão confundindo muito este resultado. Talvez o único elemento da classe A-200 seja o hangar para helicópteros, mas seu casco e super estrutura tem origem na classe A-100. Uma pena, pois perdemos uma oportunidade de adquirir um navio com características furtivas. Também não gosto da opção limousine, sendo uma adaptação com riscos grandes.
Abraço
Padilha, bom dia! A Marinha especificou se as CCTs serão as A-200 encurtadas ou as A-100 enlongadas? Obrigado.
Segundo a MB nem um nem outro. Derivado da A100.
Obrigado DAN
Parabéns a todos do DAN cada vez mais o melhor canal de assuntos militares
Obrigado.
Absorva tudo e depois nos mate a curiosidade !!!rs
Boa feira pra vcs !!!
02/04/19 – terça-feira, bnoite, será que podemos saber a classificação dos consórcios e o valor final desta 4 FCT, cobrados pela Tkms.
Vovozão a MB não irá informar 2º 3º e 4º colocados.
Nenhuma novidade quanto ao novo Navio Polar?
Temos sim. Vou editar o material e postar, mas feira não para.
Temos sim. Estamos editando o material.