Por Luiz Padilha
Em cerimônia ocorrida no Clube Naval de Brasília, hoje, dia 05 de Janeiro de 2023, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, assumiu o Comando da Marinha do Brasil. A cerimônia que contou com a presença do Ministro da Defesa, Sr. José Múcio Monteiro, a comenda da Ordem do Mérito Naval das mãos do Comandante da Marinha.
Após a leitura da exoneração do ex-Comandante da Marinha, um oficial leu o dircurso do Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, preparado para a ocasião.
Continuando a cerimônia, foi a vez do AE Olsen se dirigir aos presentes com um discurso voltado para a Marinha do presente, com olho no futuro. Ouça abaixo o discurso:
Em seguida, foi a vez do Ministro da Defesa do Brasil, Sr. José Múcio Monteiro, discursar para os presentes, onde enalteceu a boa relação entre as instituições, e finalizou deixando claro que irá apoiar as Forças Armadas do Brasil.
Presença Ilustre na Cerimônia
Portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença neuromotora degenerativa, o General Eduardo Villas Bôas, ex-Comandante do Exército Brasileiro, abrilhantou a cerimônia. Afastado devido a doença que o acometeu, contar com sua presença foi uma honra, externada pela deferência que o Ministro da Defesa e o novo Comandante da Marinha lhe deram.
Que Deus ilumine o General Eduardo Villas Bôas e permita que ele possa estar presente em outras cerimônias.