Brasília – O Acordo de Cooperação em Defesa firmado em abril de 2010 por Brasil e Estados Unidos será votado nesta quarta-feira, 13, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. O parecer do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) é pela aprovação. A ratificação do acordo é parte dos esforços que o governo brasileiro está fazendo com vistas à agenda que a presidente Dilma Rousseff terá em Washington nos dias 29 e 30 de junho.
Além deste, outros dois acordos ainda devem ser encaminhados ao Congresso para facilitar o acesso brasileiro a bens sensíveis dos Estados Unidos. Um diz respeito a salvaguardas tecnológicas e outro sobre o sigilo das informações produzidas no âmbito da cooperação bilateral.
O Acordo sobre Cooperação em Matéria de Defesa, foi assinado em Washington, em 12 de abril de 2010, pelo então ministro Nelson Jobim, e o ex-Secretário de Defesa dos Estado Unidos, Robert Gates.
De acordo com o governo brasileiro, o documento tem o objetivo de fortalecer a cooperação com ênfase nas áreas de tecnologia, sistemas e equipamentos de defesa, aquisição de material de defesa, troca de informações e experiências, e exercícios e treinamentos conjuntos.
O acordo estabelece ainda que a cooperação em defesa entre os dois países poderá incluir visitas de delegações de alto nível a entidades civis e militares, contatos em nível técnico, encontros entre instituições de defesa, troca de estudantes, instrutores e pessoal de treinamento, participação em eventos de treinamento e aperfeiçoamento, visitas de navios, realização de eventos esportivos e culturais, facilitação de iniciativas comerciais relacionadas à defesa, e o desenvolvimento e implementação de programas e projetos de tecnologia de defesa.
A cooperação entre Brasil e Estados Unidos não prevê a instalação ou o uso de bases militares por efetivos norte-americanos. Segundo o texto do documento, “o acordo deverá constituir marco importante na cooperação bilateral na área da defesa. Contribuirá, ademais, para o estabelecimento de novo patamar de relacionamento entre os dois países”.
Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Defesa, Jaques Wagner, garantem ainda que o acordo inclui cláusula expressa de garantias que assegura respeito aos princípios de igualdade soberana dos Estados, de integridade e inviolabilidade territorial e de não intervenção nos assuntos internos de outros Estados, conforme prevê o Artigo 4° da Constituição Federal e o Artigo 1.IV.c da Resolução adotada na II Reunião Extraordinária de Ministros das Relações Exteriores e da Defesa da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), realizada em Quito em 27 de novembro de 2009.
FONTE: Noticiário Naval
……..todas as discussões sobre armamentos tem viés político…porque alguem compra ou vende? o que foi vendido afetará um determinado equilíbrio político em tal região? como se processa uma política de dissuassão através das armas?quando e como deve ser usada? poderíamos desenvolver uma política de pesquisa e desenvolvimento em armas através de engenharia reversa e ciberespionagem como faz a China? pra eles é Amoral… pra nós é Imoral? o Pré-Sal será respeitado como parte do Brasil? o mundo de hoje para nós é multipolar ou unipolar?….afinal porque após ter sido espionado,o Brasil tem que ir beijar a mão do “tio Sam” espertalhão com pseudo acordos de compra de armas ? ….poucas perguntas que tem respostas…políticas….
Também não gosto de discutir política mas tenho uma coisa a acrescentar a discussão, os EUA tem de ser tratados com um pé atrás, pois são gananciosos e trapaceiros, no entanto não podemos simplesmente virar as costas para esse enorme mercado, o que traria prejuízos para o Brasil… Para manter as relações com eles tem de se ter muita cautela, pois tem sempre algo nas entrelinhas ou segundas intenções em jogo… è um pseudo “amigo” rico, arrogante e ganancioso que tem capacidade de nos ajudar em certos aspectos ainda que tenha seu preço…mas principalmente pode nos ferrar se não colaborarmos com ele.
politica nao se discute, se pratica……..mas diga ai com qual pais do mundo nos deveriamos negociar sem estar c os 2 pes atras…….lembre-se….estamos nas maos de malucos e lesa patrias……………. ou se negocia bem, ou fica no prejuizo e nao importa com quem……..adivinha aonde estamos neste momento……….estamos c o pinico na mao e nesta hora vamos fazer os piores negocios e nem importa com quem………..mas o q vc chama de inimigos, eu chamos de negociantes…e dos bons mesmo…nao eh a toa q estao onde estao……….meritos pra eles e nota zero para nos……alias para outros paises tbm q fazem a sua licao de casa. Sds
O povo politiqueiros ha ha
Pra começo de assunto o brasil não precisa mais que seus produtos sejem sobretaxados ,não precisamos mais ser espionados nossos e-mail e a petrobras sendo tirada aos poucos do brasil,não queremos que vire uma embraer por ai vai….
Devemos fortalecer a parceria BRICS ,esquece USA esquece unasul .
gostaria de saber porque a pessoas acham que os russos e chineses sao diferentes dos norte americanos,acho que pensam que quando o urso ou o dragao estiverem la no lugar do tio sam eles farao diferente???
curto e grosso eh exatamente isso…..alguns tem uma forma de raciocinar q nao os deixam perceber o tamanho do horizonte q se desenha…..rei morto, rei posto…. ….matou a pau Sales Sandro……….mudam os interesses, porem alguem compra e alguem paga…o qto eh eh dificil saber……nao temos amigos e muito menos inimigos, todos tem interesses……….a ideologia eh letra morta e muitos ainda nao perceberam isso………..grana, muita grana….soh isso e quem tiver a forca necessaria nao vai perder nunca……..por isso estamos pobres neste mundo……nossos representantes nao nos representam e nunca nos representarao. A caravana passa e o povinho tacanho chora e grita de raiva e inveja…….rsrsrsrrs Sds
Há mais de 10 anos a marinha brasileira entre outras participa do
DESI, que consiste em enviar um submarino convencional para
treinar com a US Navy, algo que é muito benéfico para ambas as
marinhas até porque a US Navy não os possui.
Acordos necessariamente não precisam estar vinculados a compra
e venda de armamentos como exemplo que dei acima.
E embora de fato nada muito significativo tenha sido adquirido dos
EUA em matéria de armamento, também não tenho visto nada muito
significativo que estejamos adquirindo de outros países e quanto ao
futuro Gripen ele terá um motor derivado e construído sob licença da
GE.
………..Juracy Magalháes quando embaixador nos Estados Unidos em 1964 soltou a seguinte pérola: “o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”…..essa frase fez escola…..temos que comprar sempre tudo dos Estados Unidos desde idéias a material bélico…eles fazem de nosso país capacho e mesmo assim ainda tem quem ache que é…”normal”…muita submissão e subserviencia…………..lamentável….temos que ser mais nacionalistas . somos o quinto maior país do mundo…podemos ser potencia . esqueçamos de continuar como lacaio……
EXATAMENTE, concordo que estamos de certa forma “americanizados” mas amigo e amigo negocio a parte, acredito que esse acordo será um atraso para nosso futuro até porque eles controlaram mais do que nunca as tecnologia potencialmente a serem utilizadas contra eles próprios, devemos ficar mesmo é em cima do muro para que deixe claro que nosso pais e um pais pacifista mais não trouxa, agora.. com popularidade em baixa a dilma tenta nos americanos um apoio, lembramos que a desestabilização do brasil não é vantagem pra nenhum lado AINDA, vamos ve ate quando, já encomodamos incomodaremos já com : a embraer (posteriormente controlada pelos americanos) a reclamação do forum mundial contra os gastos de proteção dos seus agricultores, cara os americanos não estão vindo pra ca atoa, lembramos que o brasil a decada nao compra nada militar dos americanos (grande porte).
Que venha filme Chines (“estilo Jek chan”)
Como tem gente ingênua por aqui. EUA querendo ajudar o Brasil?? Eles estão de olho é nos futuros acordos BRICS de interesse nacional e no pré sal. E outra, se o Brasil tiver realmente interesse em M777 e CHINOOKS e o preço estiver em conta o Brasil compra hoje, sem acordo nenhum. Ou alguém acha que por causa deste “acordo” o tio sam virará um papai noel para nós??
Amigos de uma coisa tenho certeza, o Brasil precisa reconhecer de que esfera policita ele quer participar, nosso país não é focado nem de um lado nem de outro. Se observarmos podemos ver que o nosso país encontra-se em cima do muro quando o assunto é relação internacional. Ora estamos do lado da Rússia e seus aliados, ora partimos para o lado Americado e aliados. Quando se trata de diplomacia e acordos comerciais realmente não podemos tomar partido, mas quando se trata de nossa identidade cultural devemos traçar um rumo e segui-lo. Hoje nossa população quase em toda a sua totalidade favorece aos norte americanos, seja em nossa cultura (filmes, séries, vestimenta, tecnologia, produtos manufaturados), se é este rumo que a sociedade esta traçando então afundemos de cabeça, vamos seguir esta ideologia, pois afinal já estamos cheios dela em nosso cotidiano. Agora se os governantes querem partir para o lado Russu, Chinês, então que acabe logo com estes acordos com os norte americanos e partamos logo para o lado deles em todas as áreas. O que não podemos é ficar em cima do muro, pois um dia a bomba estoura ai quero ver de que lado vamos estar.
Rocha, eh como sempre escrevo aqui…..dito polpular…..quem esta bem, nao se mete com bandidos ou como queiram, com perdidos…rsrsrr Entao ateh hoje nao consigo entender esta politica tacanha q estes falsos socialistas de agora e de antes tentam implementar em nosso pais….so consigo enxergar os vultosos prejuizos advindos destas politicas canhestras perpetradas contra o povo brasileiro……..pra encerrar…..antes soh do q mal acompanhado ou diga-me com quem andas q te direi quem esh………adivinhem aonde estamos neste momento…rsrsrrs Sds
Podem até fazer esse acordo com os americanos mais ficam cientes de uma coisa a tecnologia que vão compartilhar com gente vai ser ultrapassada . Os americanos não vão deixar surgir outra potência no seu quintal.
e aquele negocio, agora há interesse americano ? porque ? não seja tolos caros leitores, eles estão interessados porque o Brasil está preste a garantir a russia (caso a ucrania desista) do centro de lançamento no maranhão, o Brasil está prestes a comprar baterias anti-aéreas de 3 geração da russia, eles tão vendo que o brasil nos ultimos 15 anos está modernizando e comprando novos equipamentos militares, a russia, que tenta em sua esfera de influência colocar o brasil entre as nações amigos, agora os americanos viram que estão alem de tudo perdendo influência e contratos. não sejamos bobos esses contratos americanos deixara o brasil em uma situação de salva guardas tecnologicas igualzinho ao tucano. vendo só se eu quiser se não quiser o Brasilzinho vc não vende#pronto falei !
KKKKKKKKKKKKK!!! Vcs tão de sacanagem neh, só pode ser!!!!! KKKKK
ESPIONAGEM, SABOTAGEM, INGERÊNCIA, TODA SORTE DE TRAIRAGEM
e são nossos amigos? vcs tão de farra!
Não seria a oportunidade de aposentarmos todos os nossos navios anfibios e adquirirmos dois LHD`S do porte do USS PELELIU aproveitando os conhecimentos das tripulações dos navios aposentados desse tipo de navio?
Além de terem a missão nobre de tirarmos grande quantidade de brasileiros de áreas de conflito ou de calamidades em outros países rapidamente.
André…
o ex-USS Peleliu chegou recentemente em Pearl Harbor rebocado
e permanecerá na reserva por alguns anos até novos navios de assalto
anfíbio serem adquiridos pois no momento não há um número
suficiente de tais navios caso haja alguma necessidade.
Quanto ao ex-USS Tarawa que também encontra-se em Pearl Harbor
já faz 6 anos que ele encontra-se na reserva e as condições já não
estão tão boas, provavelmente o Peleliu tomará o lugar dele e o
Tarawa terá o mesmo destino dos outros 3…um afundado, um
desmantelado e o outro enferrujando faz 4 anos aguardando
desmantelamento ou ser afundado em exercício.
Independente de não haver nenhum “Tarawa” disponível para venda,
tais navios exigem grandes tripulações, possuem plantas propulsoras
caras de manter e precisariam passar por reformas caras já que
foram intensamente usados pela US Navy.
Não seria a oportunidade de aposentarmos todos os nossos navios anfibios e adquirirmos dois LHD`S do porte do USS PELELIU aproveitando os conhecimentos das tripulações dos navios aposentados desse tipo de navio?
Além de terem a missão nobre de tirarmos grande quantidade de brasileiros de áreas de conflito ou de calamidades em outros países rapidamente, imaginem se no JORNAL NACIONAL, durante o terremoto do Nepal; aparecesse esse enorme navio tirando, de lanchas de desembarque quem estivesse próximo do litoral e de helicópteros quem estivesse em locais de difícil acesso; vários brasileiros em segurança para o interior do navio?
É uma marco importante, devíamos ter assinado há anos! Temos muita demanda por equipamentos americanos também, uma boa quantidade de M777 e Chinooks seria bem-vinda, se for pra ontem!
seria interessante os EUA importarem mais produtos brasileiros pra equilibrar a balança comercial
Pedro, acho q vc esta desinformado……..os USA eh e sempre foram os maiores parceiros de nossos produtos e vice versa. A China so veio a ocupar este posto por ter durante uns 8 anos comprado milhoes de ton de minerio. informacoes bem atualizadas estao disponiveis na CACEX. (nem lembro se mudou o nome rsrsr). Nossos pseudo parceiros do mercosul sao uma piada………estamos jogando tempo e dinheiro fora a muitos anos e quem vai pagar por esta m……acho q vc ja respondeu…..rsrsrsrsrrs Sds
Celso, você que parece ser bem informado, me diga, quando a balança comercial Brasil – EUA , foi superavitária para o Brasil ?. Mas, por favor cite as fontes, sem achismos. Que eu me lembre , a balança comercial Brasil – EUA , nunca foi vantajosa para nós.
Porque comprávamos mais do que vendíamos para
eles! E se comprávamos era porque precisávamos e
os mesmos produtos, se não deles, teriam que ser
comprados de outro.
Aurelio, em primeiro lugar , nao sou afeito a achismos, em segundo lugar de fato sou muito bem informado, eh parte de meu trabalho profissional se-lo e isso a mais de 40 anos…….nem sempre a balanca comercial esteve superavitaria ao Brasil ou aos USA, mas pesquise os anos 70 e 80 e vera q nesta fase comercial e politica de nosso pais, as importacoes eram controladas em todos os niveis, tinhamos superavits enormes em relacao ao comercio com outros paises, inclusive os USA. O lema vigente nestas decadas, era de nacionalizar importacoes e isso teve implicacoes enormes em nosso pais, para o bem ou para o mal e as consequencias ai estao ate hoje. …….A conta petroleo eh a pior…….. era, eh e ainda por um bom tempo continuara a ser deficitaria………..volte soh um pouquinho nestes anos q citei e podera entender um pouco mais o q comento. Apos este periodo e a partir de 1991, tivemos a era Collor q abriu o mercado nacional as importacoes…mas ai ja eh outra historia……. Nao tem como explanar este assunto aqui, foge ao escopo. Sds
Celso, entre os anos 70 e 80 , trabalhei numa multinacional alemã , na cidade de Jacareí , SP . A ordem era substituir , matérias primas importados por nacionais. Mas no campo da química, as coisas não eram muito fáceis. Não lembro, se éramos superavitários, mas lembro muito bem que a dívida externa brasileira não parava de crescer, em parte devido as importações.
correto Aurelio, a importacao na ares de produtos quimicos sempre foi deficitaria ao nosso pais, em q pese as inumeras empresas dentro e fora dos polos petroquimicos, em fertilizants ateh hoje somos gdes importadores. Tbm tive uma otima escola numa multi alema aqui em campinas, em negocios dentro e fora do brasil….. 20 anos, enfim, o resultado geral entre importacoes exportacoes sempre foi superavitario ao Brasil. Analise os dados antes e nos dias de hoje, e vera q os USA sempre foram otimos fornecedores e tbm compradores…confiaveis ao menos…..nos ultimos meses teem sido mais compradores e esta eh magica dos negocios………o ganha, ganha, sem o qual nada daria certo . Sds
Desculpe mas é a China o maior parceiro comercial do Brasil.
E fazem mais de 6 anos, 2009….
http://www.pt.wikipedia.org/Relações_entre_Brasil_e_China
perdoe-me……desde qdo a wikipedia eh uma fonte confiavel de informacoes………… Sds
O Giba tá certo Celso!
respeito, mas nao acredito q sejam confiaveis………aqui mesmo temos dezenas de institutos e orgaos q mes a mes entabulam estas informacoes q sao produzidas oficialmente. Eh obvio q isso eh dinamico e se altera semanalmente….enfim, seis meses neste universo de informacoes nao eh nada para se ter uma comparacao afirmativa e exata. Uma ideia mais abrangente se faz atraves de periodos muito mais longos e se denominam tendencias. Especificamente em relacao aos USA temos neste exato momento um pequeno superavit, qto a China, este periodo de superavit esta terminando, e nada indica q isso ira continuar futuramente (proximos 12 meses). Aqui nao se tem quem esta certo ou nao, o q acredito eh na discussao saudavel e educada, principalmente, em fatos e no exclarecimento. Mesmo assim obrigado por sua opiniao………..nao tenho compromisso c bajulacao, tenho aprendido muito nao so aqui, mas em outros forus tbm. A verdade tem inumeros caminhos, nem sempre todos eles sao corretos, porem seus resultados nos levam mais proximos da realidade. Sds
A balança comercial entre Brasil-EUA
tem sido amplamente desfavorável para nós, nos últimos 6 anos.
Já com a China, tem sido favorável ao Brasil…
Déficits brasileiros no
comércio Brasil-EUA
2009….. -4.430.517.324
2010….. -7.737.065.836
2011….. -8.165.660.657
2012….. -5.661.830.051
2013….. -11.365.034.214
2014….. -7.978.841.211
Entre 2009 e 2014, o Brasil teve déficits sucessivos no comércio com o EUA, tendo tido no fluxo de importações vs exportações, um deficit total, no período, de -US$ 45,3389 bilhões.
—————
Superavits brasileiros no
comércio Brasil-China
2009….. +5.092.752.538
2010….. +5.190.487.437
2011….. +11.523.960.393
2012….. +6.976.266.154
2013….. +8.722.335.560
2014….. +3.272.581.780
Entre 2009 e 2014, o Brasil teve superavits sucessivos no comércio com a China, tendo tido no fluxo de importações vs exportações, um superavit total, no período, de +US$ 40,7783 bilhões.
Fred, nao desacredito de suas informacoes, porem esta analise eh muito superficial….como ja frisei anteriormente, tendencias passadas nos server de horizonte, mas o futuro eh e sera muito diferente. Como vc mesmo ja observou, os negocios c a China seguem uma tendencia e esta eh clara de se observar nestes numeros q vc informou…….nossas commodities estao em seu valor hiper desvalorizadas e nao mostram q irao melhorar futuramente (sazonalidade), acredito q este vies de baixa ira permanecer nos proximos 6-8 anos…..entao veremos quem realmente eh um bom parceiro e constante. Observe q tivemos mais de 20 anos superavits ppermanentes c os USA e se nao fossem eles o nosso pais mal e porcamente teria sobreviviido (credito). Eh certo q pagamos a conta, porem esta eh outra historia. Mas a pergunta eh a seguinte….pqe ficamos tao deficitarios assim c os USA………..se ja sabe, nao precisa responder…..eu e milhares de outros sabemos…..fruto de politicas atrasadas e empresarios mediocres………paternalismo e ufanismo nao cabem nos negocios…enfim……..valeu pelo seu quadro de numeros, porem nao espelham o contexto mais abrangente de um debate aqui……….nossa divida interna e externa eh absurda e nem venham aqui me falar q temos X de reservas….estas nao sao reais e disponiveis como muitos acreditam….pura baboseira dita e escrita pelos mesmos. Sds
te respondi muito mais, porem e infelizmente nao esta publicado…….
Os ianques levam amplíssima vantagem na balança comercial. É o neoliberalismo… “se abra pra mim que eu me fecho pra você”. Ianques não são confiáveis !
Pelo menos o Obama sempre teve boa disposição para com o Brasil, esperemos que o próximo também o tenha, pois as relações dos EUA com o sul sempre foram muito volúveis! Fala-se muito em adquirir o Siroco francês mas e nos EUA, não teria algum navio dessa função que poderia ser comprado pela MB? Abçs..
Os EUA são o melhor aliado para nós
kkkkkkkk
Tá de brincadeira né ???
5 anos depois! Por mais que tenham ocorridos problemas no meio desse tempo, custava ter votado antes? Agora correm votar… Como se fosse de última hora, afim de concretizar acordos com os americanos, que realmente espero que aconteçam.