Um esforço conjunto do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e da tripulação do Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Ceará” possibilitou que, no dia 10 de julho, fosse cumprida uma importante etapa do Período de Manutenção Geral do navio. Nesse dia, a caldeira da Praça de Máquinas nº 2 foi acesa, possibilitando a realização dos testes necessários em diversos equipamentos e sistemas.
A meta foi atingida devido à competência, criatividade e profissionalismo do pessoal do AMRJ e do NDD “Ceará”, fatores que contribuem para o êxito do Período de Manutenção em andamento.
FONTE: Nomar
Será que vale a pena gastar tempo e dinheiro com esse navio? Talvez o montante gasto dê para comprar uma unidade mais nova de segunda mão.
Marcio Macedo,
Com certeza o custo gasto não compra outro navio, mas precisamos realmente avaliar se vale a pena este dispêndio.
Abs,
Bem, o que fica disso é que, precisamos urgentemente substituir os dois NDD’s, que já deram o que tinham que dar.
Abs,
Digo que “ficassem”
Fiquei muito feliz também em saber que conseguiram acender a caldeira do Ceará, agora só resta torcer para que ele volte a navegar o mais rápido possível, e dignamente, no mínimo por uns cinco anos, e que também receba uma modernização nao só a substituição dos canhões de 76mm por 40mm, mas algo bem mais abrangente, sabemos que a a vida útil será curta, mas deve estar 100% mesmo nesse curto período, nesse critério invejo muito a marinha do Chile pois mesmo adquirindo só uma fragata type 22 hatch 2 fizeram na mesma uma modernização de respeito, enquanto aqui a modernização das nossas mesmo sendo em numero 3 vezes maior nao passa da troca dos mm-38 por mm-40, na minha opinião seria mais valido dar baixa em ter uma a menos mas que as duas q ficasse na ativa recebessem uma modernização de respeito
É bem melhor ter um vira lata com dentes vigiando meu quintal do que 3 pitbulls banguelos.
Eu embarquei no Ceará e sei bem o que vc diz. É claro que foi a tripulação quem fez o navio ficar 10 anos sem receber “um tapa”.
Porém, vc há de convir que se o navio não colaborasse, nem com reza forte.
Quer exemplo melhor do que o NDD Rio de janeiro que mesmo após o PMG nunca foi um NDD 100% eficaz.
Por isso a minha expectativa de que o Jacaré volte logo e bem.
Isso mesmo padilha, mas garanto a voce que nao foi ele que que se superou, mas sim os praças que lá serviram que conseguiram tirar leite de pedra fazendo com que ele navegasse impressionando até mesmo um Capitão-de-Mar e Guerra da reserva da USN que serviu nele nos idos da juventude do Hermitage, que lá viajou em uma operação em meados de 2007 se se impressionou com as condições marinheiras e capacidade operativa do navio que na época já contava com 51 anos de idade, e faziam isso tudo à base de macarrão com salsicha, macaquinho no cipo (macarrão com carne moída), ou carne de monstro (um tipo de carne assada dura que só vi na marinha), isso enquanto tinha, pois sempre acabava no meio do rancho e aí serviam o famoso hambúrguer semi cru, além da falta de incentivo e somente cobranças.
Concordo com vc Airacobra. Apesar do NDD Ceará ser um navio guerreiro, a grande verdade é que a idade do mesmo fala por ele. Nascido em 12 de junho de 1956 nada mais é preciso falar sobre idade, mas tb é preciso falar que na MB ele sempre se superou e foi por muitos anos, sem nenhum PMG, operacional.
Fico triste por ele estar velho e triste porque não era nele que tinhamos que dispender verbas. Mas foi a escolha e espero que tenha valido a pena.
Uma pena não termos aceitado o LSD-51 “Oak Hill”. Será que ainda o veremos nas cores da MB?
O futuro dirá!
Até que enfim, desde 2007 e só agora conseguiram acender uma caldeira, isso tudo se resume a duas coisas, sangue e suor da guarnição (guarnição sim e nao tripulação), e má gestão e administração da manutenção pois preferiram gastar R$97 milhões num reparo que durou esse tempo todo e ainda nao terminou e sabe-se que nao vai operar mais de 5 anos ao inves de gastar US$ 80 mi no foudre ou outra classe da década de 80 pra cá
Avisei muito sobre isso em 2007
Só tenho a dizer as palavras da motinha do saudoso desenho carangos e motocas:
Eu te disse, eu te disse, eu te disse…
Parece que vão realmente tirar o Ceará do UTI, parabéns pela matéria, é a a primeira noticia do dito cujo, desde que foi para o “Hospital”….
Grande abraço