Por Marcos Coimbra
Denominamos de “países-baleias”, os quatro países (Brasil, China, Índia e Rússia) componentes do grupo Brics, em virtude de disporem de gigantescas extensões territoriais e enormes mercados populacionais com crescente poder aquisitivo e qualidade de vida. É evidente que os EUA ainda são a potência hegemônica mundial e, mesmo com sua decadência, ainda terão grande importância, bem como a União Europeia, no contexto internacional, além do ascendente Brics.
A China já é a segunda economia do mundo, detentora de apreciável poder militar. A Índia e a Rússia estão entre as maiores economias do mundo e também possuem elevado poder militar. Em uma análise prospectiva, apesar de termos uma das dez maiores economias do mundo, vasta extensão territorial, abundantes recursos naturais existentes, da água ao titânio, passando agora pelo petróleo, além de um povo ordeiro e trabalhador, a fragilidade da expressão militar do Poder Nacional constitui uma vulnerabilidade preocupante. De fato, há um plano arquitetado pelos “donos do mundo” de enfraquecer as Forças Armadas dos países emergentes, sufocando-as de todas as maneiras, financeira, econômica e moralmente.
É proibido o acesso à moderna tecnologia bélica, seja no tocante a engenhos nucleares, seja na área espacial. O trágico episódio da explosão do terceiro VLS brasileiro, com a perda de 21 mártires, é emblemático. Até jatos supersônicos são proibidos. Fabricação de mísseis, nem pensar. Até a proibição da comercialização de armas e munições queriam impor ao povo brasileiro. As empresas nacionais seriam expulsas do mercado, e o Brasil ficaria dependente até da importação de um cartucho de 22. Desta forma, fica mais fácil intimidar e até agredir nosso território, direta ou indiretamente.
Os conceitos de Integração, Soberania e Integridade do Patrimônio Nacional são importantes para serem lembrados por todos nós, brasileiros, devido à insegurança vivenciada, gerada principalmente por pressões externas. Sofremos o risco de serem agravadas as tensões no plano social, com o acirramento e a indução de choques de caráter “racial”, religioso, étnico e até sexual ou de gênero.
As famigeradas ONGs e a mídia internacional, secundada pela mídia nacional, vão procurar jogar católicos contra protestantes e espíritas, brancos contra negros e índios e outros. Seu objetivo é abalar nossa coesão social, para fragilizar-nos. Absurdas imposições externas e referendadas pelas últimas administrações, como o denominado sistema de “cotas raciais”, começam a criar conflitos antes inexistentes em nosso país.
Quanto à coesão territorial, estão acelerando o processo de demarcação de terras indígenas, para depois preparar o terreno para o “direito dos índios à autodeterminação” e para aplicar o “direito de ingerência dos mais fortes”. Isto lhes possibilitaria retalhar o território brasileiro, em especial a Região Amazônica, dividindo-a em quistos, a serem “protegidos” por uma força internacional de paz. Sob o pretexto de defender os direitos dos índios, pretendem explorar nossas riquezas e recursos naturais.
O revolver de chagas abertas há cerca de 50 anos, abrindo feridas que deveriam estar cicatrizadas, com a Lei da Anistia referendada pelo Supremo Tribunal Federal, por mais motivações que apresentem, representa justamente o desejo do inimigo externo. Enquanto olhamos pelo espelho retrovisor, digladiando-nos ferozmente por várias razões, algumas justificáveis, outras não, em virtude da parcialidade evidente, dando voz a apenas um dos lados participantes da luta armada no país, os “donos do mundo” enxergam com farol de milha, deleitando-se com nossa divisão interna e avançando sem a devida resistência em nossas riquezas, afrontando nossa soberania.
Para mantermos a Integridade do nosso Patrimônio Nacional é indispensável o urgente fortalecimento de nossas Forças Armadas, além da existência de um governo apto a enfrentar o que será talvez um dos maiores desafios da nossa História. Preservar para os nossos filhos aquilo que foi tão duramente conquistado pelos nossos antepassados. Afinal, o Brasil é dos brasileiros! Caso permaneçamos indiferentes, ausentes, medrosos, nossos filhos terão o direito de cobrar-nos: por que não fomos capazes de, além de doar nossas vidas em defesa do que recebemos, dar-lhes razão para continuarem a viver dignamente?
O momento é de União. O passado foi-se. Nossos descendentes dependem daquilo que conseguirmos legar para eles. Sequer temos um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Chega de ódio e sentimento de vingança! Houve excessos de ambos os lados e, em nome do futuro, devemos lutar ombro a ombro contra as formidáveis ameaças existentes ao nosso Progresso. Chega de traição à Pátria!
FONTE: Monitor Digital
O autor é professor, assessor especial da Presidência da Adesg, membro do Conselho Diretor do Cebres, titular da Academia Brasileira de Defesa e autor do livro Brasil Soberano.
esse texto falou toda a verdade e o autor está de parabéns
O Brasil é 1 só, ponto final!
Querem estados independentes? Vão jogar erepublik
Desculpem-me, mas o Brasil dividido interessa a boa parte da população. Os movimentos separatistas estão aí e dependendo do que acontecer em 2018, eles tomarão ainda mais força.
.
Eu defendo a independencia do meu estado. O Brasil é um grande fardo.
PERFEITO CLAUDIO, é o que penso e por diversas vezes coloquei aqui e em Diversos Sites , mas desde do GOLPE DA REPUBLIQUETA , que viramos uma Nação Sem Futuro e Sem Rumo ,e sempre com nossas FFAA liderando esta Situação ; Políticos e sobretudo o nosso JUDICIÁRIO por formação , não se pode Esperar nada deles , a não ser avançarem sobre o Erário Público , e saquearem e Dividirem as Nossa Riquezas entre eles , mas o que vemos claramente de nossas FFAA que são claramente entreguistas e colonizadas, agora chamam o nosso Verdadeiro Inimigo , para Manobras dentro de Nosso Território e se propõe a Alugar ALCANTARA , justamente aqueles que já nos prejudicaram , a situação é VERGONHOSA !!!!
O GOLPE DA REPUBLIQUETA , O INICIO DE NOSSA DERROCADA !
Aí sim foi o inicio de tudo que estamos passando , a Desgraça da Nação que seria uma das mais RICAS e PODEROSAS do MUNDO , conforme Mangabeira Unger sempre diz , vivemos como se fossemos um Protetorado dos EUA ,e com as nossas FFAA as principais culpadas de tudo isso , nossos Políticos são tão Desgraçados e Corruptos e o nosso JUDICIÁRIO ainda pior , este último nada conhece de Soberania , existe para Acharcar a Nação com o Seu Corporativismo , sendo a Maior das CASTAS da NAÇÃO , somente um Exemplo , Rasgou a Constituição e Inviabilizou o Estado de RORAIMA , COITADO DO BRASIL , coitado do BRASILcom suas FFAA ,seus POLÍTICOS e sobretudo com este JUDICIÁRIO ( formado por gente que veio do Fundão de Salas de Aula ) os piores alunos estudam Direito ,por isso mesmo nada conhecem de BRASIL !!!!!
Esse atual governo é uma verdadeira quadrilha e é rejeitado por 97% dos brasileiros… Temer assim que assumiu tratou de extinguir o regime de partilha aprovado por Lula e Dilma e implantou um sistema de abertura de capital extrangeiro nos campos do pré-sal… nossa esperança é que no proximo mandato assuma alguem que cancele estes contratos que no dia 27 ultimo entraram para a história como o dia em que o Brasil vendeu bilhões de barris de petróleo da melhor qualidade que hoje passam dos 55 dólares por um valor que em alguns casos não chega a 4 dólares o barril … e om povão só preocupado com o campeonato brasileiro e com a novela (que por sinal é outra porcaria que incentivará crianças a virarem gays)… isso sem contar com as “reformas” que este mesmo governo está fazendo que visam senão escravizar, tornar mais pobres nosso povo e aumentar os lucros das grandes corporações
Senhores… Antes, a muito tempo atras ou não muito, dizia-se que a culpa de tudo que acontecera ou que acontecia no pais era culpa de Portugal, ou dos portugueses, depois dizia-se que a culpa de tudo era dos ingleses, agora dizem que é dos americanos… Incrível isso! A culpa nunca é nossa… Todos os nossos fracassos e erros sempre foram culpa dos outros. Até quando vamos seguir esta história? É muito fácil empurrar a culpa para os outros né? Mas assumir que esta errado ou o seus próprios erros jamais. Até por que é mais fácil criticar do que se corrigir. Se querem saber, do meu ponto de vista, problema da nossa tragédia é muito mais complexo ou profundo e tem a ver com a nossa cultura. O Brasil, e um pais multi cultural e multi étnico,que deveria ter “buscado” aprender com todos o seu melhor para melhor ser, mas pelo contrário, só aprendeu o que não devia. Não é verdade? Infelizmente estamos sempre a espera de que alguém faça algo por nós, mas nós nunca fazemos nada pela gente. O povo brasileiro, nós, somos muito acomodados. E se pensarem bem, e me desculpem primeiro, temos os governantes que merecemos, pois somos assim. Votamos errado, acreditamos em promessas politicas tolas, furamos filas de banco, estacionamos em lugar errado e por ai vai. Erramos e erramos muito, não nos corrigimos. E seguimos nesta mesmice. Pergunto a vocês… O que faz alguns países serem mais evoluídos que o nosso? Primeiramente não seria a educação, aquela que se aprende em casa e depois a que se aprende no mundo acadêmico? O amor pelo seu pais e orgulho por sua história? Somos notoriamente conhecidos pelo jeitinho brasileiro, aquela tão afamada lei de Gerson que diz que devemos tirar vantagem de tudo e de todos de forma indiscriminada sem se importar com questões éticas ou morais… E assim digo, se seguirmos por este mau caminho continuaremos a por a culpa nos outros e nos manteremos estagnados nesta profunda e deplorável situação. Senhores… Vamos agir mais e falar menos, 2018 esta ai, as nossas portas, vamos tentar mudar, comecem arrumando a cama de vocês, depois hasteiem a nossa bandeira na frente da sua casa e esqueçam essa que o Brasil é o país do futebol, somos muito mais que isso! Acreditem! Nós podemos! Cabe a nós e unicamente a nós fazermos deste país um pais melhor. E me desculpem, não estou defendendo país “A” ou “B” só estou defendendo algo que eu acredito.
O grande problema do Brasil são os transbrasileiros, aqueles que nasceram no Brasil, mas têm complexo de vira-latas e acham que o país não tem o direito de ser uma Nação e tem que ficar de joelhos diante de outros países ricos e poderosos. Esses trans são o que há de pior na sociedade brasileira, trabalham contra o país 24 hs por dia.
Carl
Há 8 anos eu concordaria com você…hoje discordo completamente.
Sua análise está equivocada, falta conhecimento acerca de economia…aquilo que parece óbvio não é….
Há muito interesse por trás da “justiça social”, você está querendo criar uma relação entre as pessoas que não existe e que nunca existirá.
Texto totalmente equivocado ,fruto de uma mente doentia que se recusa a aceitar o fato de que o bazil é este lixo por pura incompetência doméstica, falar em mando sim é desmandos da ONU é uma maneira covarde e vira-lata de se esquivar das próprias responsabilidades, não houve influência da onu ou império quando o 9 dedos resolveu fatiar a roubalheira geral com seus aliados ,não houve mando sim quando fizeram o acordo características com os ucranianos ,portanto diante destes fatos resta apenas uma conclusão ,este senhor certamente não ficou satisfeito quando interromperam a sangria das estatais e fundos de pensão, certamente teve a mesada cortada !
Kkkkk….macunaima pura este besterol escrito…..maçonaria????? Valha-me Deus….
e sobre união , quem disse que não estamos unidos , 99 por cento querem ver o temer fora , quem paia esse cara e a mídia e imprensa , que ganha dinheiro com matérias a favor de medidas desse governo além logico das especulações na bolsa
atacaram nossa cultura , atacaram o futebol , o samba , as festas religiosas de são joao atacaram a igreja , e por ai vai
mesmo assim o povo continua firme , mesmo eles tendo a internet ao lado deles , usando tudo ao seu alcance
não entramos em guerra igual a primavera árabe fez nos países daquela região
o que falta mesmo é um comando querendo dar uma chamada nessa elite lixo do judiciário e politica , eles se lambem e vivem de super salários
não tem ninguém no comando querendo para esse governo entreguista , eles vao destruir tudo em dois anos se enriquecer vender para laranjas , destruir , delapidar , e ai o comando fica ai quieto
os políticos estão nas mãos do nsa
veja o caso aecio ele conversa com o Gilmar mendes pelo WhatsApp pensando que as mensagens são criptografadas ,mas é criptografada para a policia não ler , mas os gringos do facebook donos do WhatsApp sabem tudo que foi dito dessas mensagens
e usam isso na hora que quiserem , mas vejam que os políticos e o juízes usam o app de boa , sem ao menos perceberem que já foram grampeados mas pelos gringos
esse é o exemplo de quem esta no comando ,do brasil são analfabetos funcionais , estão la para pratica de delitos dos mais variados e não sabem nem somar dois mais dois
usam celular , usam email da goolgle , para conversar assuntos de suma importância da nação
e para fazer o que quiserem estão nem ai .
Atacamos um conteúdo ou atacamos sua fonte? É melhor atacar a fonte, podemos descobrir que estamos errados e fica feio né?
Já a anos que digo, vamos ser divididos em dezenas de paises menores, não temos poder militar para impedir isso.
A midia chamara de primavera latino americana.
Dirão uma desculpa para proteger alguem ou aguma coisa, financiaram grupos separatistas e pronto o que conhecemos como Brasil, não ficara nem em livros de história.
Povo acorda que isso não vai demorar.
Abraços.
Matérias do 247 merecem tanto crédito quanto uma nota de três cruzeiros novs…
Muito simples a resposta.
A quem recebeu por vender campos do pre-sal a amercana Chevron por 8 dolares o barril quando a cotacao da epoca era de 38.
A quem, depois de passar a perna no ministro das relacoes exteriores, o Careca da lista da Odebrecht, (que inventou uma dor nas costas para renunciar ao ministerio) vendeu outra parte a Shell por 7 dolares e a cotacao ja tinha subido para 46 dolares o barril. E ai depois veio o Temeroso e deu um show, ajeitou para a Total outro “leilao” do pre-sal que saiu por incriveis menos de 4 dolares…
Quem lucra pelas privatizacoes recentes por preco de banana: energias, minas, etc? (por ironia, o premio Nobel de Economia deu entrevista hoje afirmando que privatizar para gerar fluxo de caixa era pessimo negocio….)
A quem favorece o quase monopolio da midia no pais?
A quem interessa as isencoes e os perdoes das dividas bilionarias do setor agro e principalmente dos setores bancario e telecomunicacoes? (essa semana so o Itau teve 15 bilhoes de dividas perdoados)
Quem lucra pela industria naval do Brasil nao ter se reerguido ?
Quem se favorece pelo quase que total sucateamento da Pesquisa e Desenvolvimento no pais?
Bem colegas, é só pensar um pouco
o que aconteceu foi o seguinte a nsa americana por intermedio desses aplicativos sistema android e Windows , monitorou nossos politicos , judiciario e ate certos militares
grampeou todos e agora usa o que sabe para fazer o que bem entende
sim existe politico ja entreguista , vendido , e informante , mas desse jeito jamais tinhamos visto
a materia esta correta , estão tentando fazer uma fissuras no brasil para desenvolver um separatismo
mas o pior e ver que esses politicos atuais e ate parte do judiciario logo eles que ganham rios de dinheiro estao envolvidos com isso , ou ja cairam na investigação da nsa americana .
Dizer que no Brasil o sistema de cotas agrava os conflitos nacionais é de uma falta de conhecimento ou até mesmo de caráter incrível. O pobre (branco, azul, rosa, negro ou sei lá) sempre foi massacrado pelo rico. Quantos milhares ou milhões de pessoas morreram de fome enquanto poucos acumulam bilhões? Combater isso é errado? Então se acostume, porque vai piorar quem sofre não vai mais ficar calado, aguentando a humilhação e a fome.
Negar o direito dos índios a terra também é outro crime! Que não deixe nada ser tomado por estrangeiros ou ladrões nacionais, mas o direito a terra os índios têm, negar isso é crime equivalente a latrocínio (roubar e matar)!!
Temos que nos unir sim, mas para todos viverem bem e não uns explorarem outros e fingir que tá tudo bem, fingir que somos amistosos que pessoas não morrem por ser gay, negro, nordestino, pobre e etc isso não. União para igualdade legal, mas união para me explorar e dizer que a minha mãe trabalha para a sua? Fala isso perto de mim para ver minha mão unir com sua cara!
“Sobre a noticia:
“Brasil treina para criar base militar com os EUA, Colômbia e Peru na Amazônia”
“O chanceler Celso Amorim (o melhor de todos!) reagiu:
Curioso é que nem o Ministério da Defesa nem o Ministerio das Relaçoes Exteriores falam qualquer coisa.
Trata-se de um assunto de grande transcendência geopolítica, como se fosse uma questão técnica.
Deixar os EUA (ou a China ou a Rússia) integrar uma base no coração da Amazônia, a pretexto de alguma assistência técnica ou material é totalmente contra os objetivos do CDS (Conselho de Defesa Sul-americano) e o interesse nacional brasileiro.
Não questiono as intenções do General, mas estamos, no mínimo, diante de uma brutal ingenuidade.”
Celso Amorim
————————-
Na noticia diz que a base será temporária, será mesmo?
Já não basta querer entregar Alcântara…
Um texto que não divide opiniões. Impecável a análise de como estamos sendo manipulados a sermos bucha de canhão do capital internacional.
Pois para mim a imensa maioria do povo brasileiro que é corrupta ou corruptora, ademas de apatrida são os principais responsaveis de que esse país seja uma pocilga.
Pocilga que detem o titulo de país com mais assasinatos no mundo, que detem o recorde de ter um povo massivamente analfabeto, de não dar uma tratamento hospitalar digno para o seu povo, de não cuidar os seus idosos nem a sua juventude, que crescem num país onde uns endeusam a USA e desejam ser servos desse país e outros ao comunismo.
Uma nação fantastica que se estancou por seu povo lacaio.
Um pais que prefere gastar 1 bilhão numa associação inutil com a Ucrania antes de gastar menos dinheiro pra trazer os cientificos ucranianos pra trabalhar no Brasil, como a pobre e ridicularizada Coreia do Norte fez inteligentemente e olha como o programa de missil deles esta avançando.
Uma nação que tem serviço militar obrigatorio, mais faz o cara servir no Sul, Sudeste, Nordeste em vez de derivar grande parte dessa gente para servir na nossa Amazonia legal, tendo que criar apenas a logistica adequada pra isso.
Somos um povo de m e essa tem sido nossa maldição,
E isso não vai mudar ate que tenhamos um nucleo duro de patriotas dispostos a tudo pra desinfectar esse pais.
Agora o culpado da situação econômica e militar que o Brasil se encontra e da maçonaria?
Pensei que essa culpa seria do povo brasileiro, que sabe votar muito bem em seus representantes políticos, acorda!
A Maçonaria deu o golpe e tem que ser responsabilizada. Sua liderança prega que os maçons são cidadãos do mundo mas quando as batatas não derem para todos, esses maçons brasileiros vão ver quem são os reais donos.
Tem que começar prendendo os generais e políticos da maçonaria, investir pesado em educação segurança e desenvolver uma bomba atômica pra poder ser respeitado
Modernizar, principalmente a cultura de museu dos milico, eles estão no século xvi
Excelente texto! Diz tudo que acontece com o nosso país. Tenho certeza que pessoas no poder estão sendo manipuladas ou sendo pagas por nações estrangeiras pra entregar o nosso país de mão beijada. Temos capacidade de crescer militarmente e socialmente sem a ajuda estrangeira, só o que falta é alguém que queira que isso aconteça. Precisamos de mais patriotismo!!
Texto impecável,o autor tocou exatamente nos pontos que eu vejo que sofremos atualmente,a ONU manda e desmanda no Brasil precisamos de um líder fora desse stablieshment para conduzir o Brasil para fora dessas ONGs e instituições.
Se o brasil quiser ser uma potência em todos os aspetos, deve primeiro mudar a cultura que é o que estraga o país, segundo,enfrentar os Estados Unidos que é de longe o que não quer que sejamos uma potência, aliar com a china,russia,india , integrar mais os bricks e remover o dólar como moeda de comércio no grupo,deixando de depender dos americanos.