“Nós não sabemos, não sabe a sociedade nem o Congresso, os termos da retomada das negociações, pois elas estão sendo levadas a cabo em segredo”, adverte o cientista político Roberto Amaral, que estava à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia entre 2003 e 2004. Na ocasião, uma primeira versão de acordo para uso da base pelos americanos foi retirada do Congresso Nacional, após os termos acertados ainda na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso terem sido considerados “lesivos à soberania nacional” pela Câmara dos deputados ao aprovar parecer elaborado pelo deputado Waldir Pires. Coube ao chanceler Celso Amorim comunicar ao governo americano que o assunto estava encerrado.
Por isso, a volta dessa discussão preocupa Roberto Amaral. “Tememos todos, pois o precedente é grave. Os termos do acordo firmado no governo FHC eram antinacionais e lesivos à soberania nacional”.
Posição estratégica
A base está localizada na península de Alcântara, no Maranhão, e é operada pela Agência Espacial brasileira. Entre suas principais vantagens constam a facilidade do acesso aéreo e marítimo, a baixa densidade populacional e a proximidade da linha do Equador, que representa economia de combustível no lançamento de satélites. Diz Amaral que os EUA têm interesse apenas em usar a base como se fosse deles, e o nosso espaço para lançamentos comerciais ou militares deles. O que ganhamos com isso?” questiona.
Conjuntura mundial
A professora Nadine Borges, advogada que coordena a área de Relações Externas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lembra que os termos apresentados na primeira tentativa de acordo com os EUA impunham várias proibições ao Brasil. E autorizavam o desembarque de contingentes militares na base, com acesso exclusivo às suas instalações. “A tecnologia e o conhecimento utilizados eram fechados, não poderiam ser conhecidos pelos brasileiros, e isso significaria alienar parte do nosso território”, diz Nadine.
Ela destaca, ainda, o contexto geopolítico global, lembrando que a localização da base é adequada também para o lançamento de mísseis. Outro problema, na avaliação da especialista, é a falta de divulgação das intenções governamentais. “Não sabemos os objetivos do governo brasileiro, não sabemos os termos da proposta, nem o que está sendo negociado”, afirma. “
“A confirmação de que há uma negociação decorreu de vazamentos na imprensa, o que é preocupante também.” Embora o acordo tenha que passar pelo Congresso Nacional, teme-se que tramite sem tempo para debates e a participação da sociedade.
Autonomia espacial
Roberto Amaral aponta a intenção deliberada dos EUA de impedir o Brasil de obter autonomia na área espacial. O ex-ministro se reporta a algumas, entre outras, das cláusulas críticas do acordo que se pretende ressuscitar:
-Previa a possibilidade de veto político (sem necessidade de justificativa) dos EUA a lançamentos, brasileiros ou não, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (…);
-Proibia nosso país de cooperar (entenda-se como tal aceitar ingresso de equipamentos, tecnologias, mão de obra ou recursos financeiros) com países não membros do regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (Missile Techonology Control Regime – MTCR – art. III, b);
-Proibia o Brasil de incorporar ao seu patrimônio ‘quaisquer equipamentos ou tecnologias que tenham sido importados para apoiar atividades de lançamento’ (art. III, C);
-Proibia o Brasil de utilizar recursos decorrentes dos lançamentos no desenvolvimento de seus próprios lançadores (art. III, E);
-Obrigava o Brasil a assinar novos acordos de salvaguardas com outros países, de modo a obstaculizar a cooperação tecnológica (art. III, f);
-Proibia os participantes norte-americanos de prestarem qualquer assistência aos representantes brasileiros no concernente ao projeto, desenvolvimento, produção, operação, manutenção, modificação, aprimoramento, modernização ou reparo de Veículos de Lançamento, Espaçonaves e/ou Equipamentos afins (art. v, 1).”
FONTE:Jornal GGN
Essa cambada de entreguistas que assaltou o poder, mergulhados na verdadeira corrupção, com um histórico assombroso de submissão ao colonialismo, não tem qualquer moral política e ética para falar de ninguém e muito menos entregar de bandeja os poucos instrumentos que nos restam para configurar uma estrutura soberana… É assombroso a rapidez com que avançam nos equipamentos estratégicos, com o velho e surrado discurso da “competência da iniciativa privada”, “corte de gastos”, de “um mundo sem fronteiras”, que “países pobre não podem isso e aquilo”… Palavras antigas e desmobilizadoras que tentam esconder a vassalagem e a submissão aos interesses exógenos! Esses acordos de lesa-pátria NÃO vai acontecer porque nós NÃO vamos deixar! Guardem esse comentário!
Wellington Goes , quem tu chamas de Picareta nao pode ser a Russia , pois ela esteve sempre dispista a nos ajudar e nos ajudou quando do acidente em Alcantara, ja a Ucrania somente passou a picareta , depois do Golpe comprado pelos EUA/UE , que derrubaram um Governo legitimo e colocaram um Fantoche , que aceitou as pressoes dos EUA contra a transferencia de tecnologias , acertadas no Acordo , mas Picareta mesmo sao os EUA que sempre querem fazer acordos com so o lado deles levando vantagem e prejudicabdo o outro , isso e mais velho que andar pra frente ! Mas tem um Pensamento mexicano que diz – Tão Longe de Deus e Tao Perto dos EUA , o que dizes disso ?
O que foi feito da base de Barreira do Inferno?
Onde estão os batedores de panelas? Onde estão os amantes do neo-liberalismo? Onde estão os fãs do USA? Onde estão os distribuidores de ódio e amantes do globalismo?
Atenção, nós que escrevemos aqui somo responsáveis por isto também! E não vamos nos esconder, não devemos fazer iguais a esses que põe o rabo entre as pernas e se calam nos tulmultos carnavalescos!
Bem, ninguém em sã consciência rasga dinheiro, nem o mais ideológico dos políticos (aliás, político rasgar dinheiro é algo praticamente impossível). Entretanto o acordo conforme anteriormente proposto era um absurdo, uma leviandade lesa pátria escancarada, não a toa não fora aprovado na época, detalhe, a maior parte do congresso estava nas mãos do governo FHC. Isto era, inclusive, rechaçado pelas FFAA de tão agressivo que era este acordo. Então menos, bem menos.
Do outro lado desta moeda, temos um problema sério nos investimentos públicos, seja na AEB, seja na própria FAB (DCTA) e isto não é de agora, muito menos na última década. É urgente uma reformulação desta política espacial, sair de cima do muro. Não podemos recuar de onde estamos, já investimos muito dinheiro, em muitos setores deste seguimento, além de muitas estruturas já montadas prontas (ou quase), para serem usadas. Se os EUA não recuam em suas pretensões, sem problemas, corremos atrás de parceiros sérios que o queiram e não mais aqueles picaretas do leste europeu e também deixamos as disputas internas dos setores locais (que tem pra caramba) na geladeira. Temos muitos programas de reequipamento militar, na qual muitos destes interessados não possuem tamanha condições de infraestrutura, apesar de possuírem muitos interesses neste setor e muita tecnologia disponível, então deixemos o falso moralismo de não vincular determinadas aquisições no toma lá, dá cá e aproveitar melhor. Para tudo tem uma solução de compromisso, simples assim. É assim que todos os países fazem, o Brasil não será (ou deveria ser) diferente.
O resto não passa de discurso demagogo e hipócrita.
Volto aqui ,para dizer que todo e qualquer Acordo com os EUA serão Lesivos ao BRASIL ,com tantos países se for o caso para fazermos Parcerias , os Doentes Entreguistas brasileiros ,se derretem todos por eles que **N** vezes demonstraram serem nossos INIMIGOS ,antes postava que não eram Nossos Amigos ,mas devemos postar a VERDADE ,pois só os ** AMIGOS * podem nos destruírem , os INIMIGOS já conhecemos e não faremos Acordos Torpe ,porém este pensamento Árabe é insistentemente posto de Lado pelos ENTREGUISTAS Desgraçados brasileiros ,desde o GOLPE da Republiqueta de 1889 !
Os ignóbeis não percebem que o “irmão do norte” quer o controle e não abre mão disto. Se não for aqui em outro lugar alguém abrirá as pernas. Que não sejamos nós!
??? QUE futuro?
Que Espaço?
Que PRIVADA ?
Que caca…
Este derrelito chamado Brasil não precisa mais de programa espacial…
O Brasil já foi para o espaço… E não volta mais sem direção e sem rumo…
PERDIDO no espaço do cinismo, da falta de ética e hipocrisia ABSOLUTOS…
Daqui a 30 anos SE sobrar algo, se volta a pensar em uma Nação digna de orgulho…
EU com quase 99% de certeza não estarei andando entre os vivos…
E sim MORTO como este país vergonhoso e INSEPULTO…
Cansei…
O negocio é o seguinte, fazer uma parceria com eles e participarmos mais ativamente do programa espacial deles. Enquanto o nosso programa espacial tenta desenvolver um foguete que colocar um satélite em orbita eles a NASA manda robôs para Marte, é muito melhor ter uma participações coisa do tipo do que ficar tentando fazer coisa que a 50 anos atrás já se fazia, se tivéssemos honrado outras parcerias com os EUA hoje teríamos direito de ter algum pesquisador brasileiro na estação internacional. E se alguém não abrir os olhos para uma parceria com a NASA, daqui a 15 ou 30 anos quando tiverem uma estação espacial na Lua nós ainda estaremos terminando o foguete para colocar um satélite em orbita em ver de estamos com brasileiros na estação lunar americana aprendendo novas tecnologias de fato. Se tivéssemos feito um acordo com os EUA na base de Alcântara talvez aquele acidente não tivesse ocorrido porque a base sofreria uma grande reforma e não usariam quilômetros de fios emendados a mão dando choque para tudo que é lado, e nossos cientistas teriam aprendido coisa novas. Volto a frisar, o que deveria ser feito é uma parceria.
Como tem pessoas analfabetas funcionais neste comentários dá medo!
Perfeito Flanker
A mídia em suma é a maior culpada em difundir esta ideia de que somos um monte de ovelhinhas dominadas e roubadas por políticos .. como se estes políticos não fossem nos mesmos saídos de nos parentes de nos filhos de nossa pátria ou sera que são ETs que vem aqui nos roubar …. a conta não fecha se vivemos de qualquer jeito na bagunca teremos políticos bagunceiros se somos malandros teremos políticos malandros se queremos levar vantagem em tudo nossos políticos serão assim também …. agora mesmo ta ai vai uma uma semana de pura bagunca e a mídia que é a única que ganha dinheiro com o carnaval não vai falar em crise em estado quebrado em fila na saúde em índice altíssimo de assassinatos vai passar um pais lindo que festeja encher os bolsos dos marinhos de dinheiro com centenas de propagandas comparáveis so a copa do mundo e depois volta com a ladainha, que somos coitadinhos e que temos todos os direitos do mundo e nenhum dever como cidadão e que o estado tem que nos prover tudo e que não precisamos fazer nada para o coletivo se a mídia difundir que nos temos que fazer pelo coletivo ao invés de ficar combrando de governantes ela perde seu poder e perdendo o poder perde o dinheiro , o dia que cair este folclore esta lavagem celebrar feita pela mídia ai sim seremos livres soberanos por que os agentes que nos aprisionam para lucrar se chama mídia … que manobra e lucra com a grande massa .
Esse Roberto Amaral é o mesmo do ACS? Aquele que comsumiu quase bilhão e não deu em nada??? E tem gente que ainda acha que ainda temos alguma coisa lá em Alcântara? Quando eu era moleque me opus ao acordo e vibrei quando o Senado o rejeitou. Hoje, amadurecido e tendo aprendido do que são feitos os nossos agentes públicos e para o que servem, digo categoricamente: privatiza a coisa toda e espera a coisa voltar pra população. Na falta da possibilidade de privatizar, deixa os caras alugarem o espaço e coloca a coisa pra uso de uma vez por todas!!!
Essa turma que está reclamando do aluguel da base para os Estados Unidos, inclusive esse Sr. Roberto Amaral, foram os mesmo que depois de recusarem o acordo com os Estados Unidos, por pura birra ideológica, nos entubaram um acordo com a Ucrânia que nos custou 1BILHÃO de dólares e não sobrou nem a raspa da cocada para o, infelizmente, moribundo programa espacial brasileiro, tanto que nosso novo satélite de comunicações, construído por uma empresa francesa, foi lançado por um foguete francês de uma base na Guiana Francesa, os franceses agradecem os lucros…..
Escreer mais o que a respeito……..Wellingtom, Bardini, Flanker e outros…….as razoes ai estao descritas por voces, tvz falte algo mais a ser observado, mas no geral se somadas descrevem exatamente o conjunto da obra dita Brasil e seu povo. Sdso
Ninguém noticiou mas, no começo da semana o Reino Unido aprovou o seu novo programa espacial. O Brasil pretendia despontar como expoente no lançamento de microssatélites e voos suborbitais (que é o que dava para se fazer com a verba que tem), tomou uma bordoada sem tamanho com o anuncio do novo programa lançado pelo Reino Unido, que é aberto a iniciativa privada.
O tempo passa e continuamos rasgando dinheiro com um PEB que nunca vai pra frente, sendo que a única coisa que se discute a respeito disso pelo povo e que gera polêmica é um assunto de uma década e meia atrás, referente ao arrendamento da base pelos americanos. Isso pq ressalta o nosso “nacionalismo geográfico” e serve muito bem a campanhas políticas.
Vivemos nosso voo de galinha, saindo de lugar nenhum para lugar nenhum nesse tempo e o que de concreto se conquistou com as centenas de milhões rasgados anualmente com aquele Elefante Branco?
Quem sabe elencar quais os objetivos do PEB?
Quem leu o PEB?
“Ahhh mas queriam entregar a base para os americanos…”
Concordo, seria uma burrada que mataria o PEB.
Mas… Para que diabos temos um Programa Espacial que não gera retorno nenhum?
Cancelaram o acordo com os americanos e também não aplicaram decentemente no PEB, não cumpriram os prazos e vivem de adiamentos de voos que nunca vão ocorrer?
” Alcântara está na melhor posição de lançamento do mundo…”
E daí?????????????????
Alcântara poderia ter gravidade zero! Poderíamos jogar com a mão um satélite da terra para o espaço e mesmo assim seria o Elefante Branco que é hoje…
No mais, ali do lado os Franceses lucram BILHÕES com Kourou.
Até os Russos!!! Até eles, que alguns defendem como “parceiros” ideais lançam seus foguetes de Kourou.
Eles não são trouxas…
“Ahh… Mas estamos nesta situação pq somos sabotados!!!”
E daí?? Essa é a regra do jogo…
Ter a capacidade de fabricar e lançar satélites é poder capitar um mercado BILIONÁRIO (o Reino Unido espera capitar parte de um mercado de 25 BILHÕES DE LIBRAS nos próximos 20 anos, por exemplo). E entrar em um mercado destes não é para qualquer zé ruela vitimista.
Pergunta lá para os Chineses como eles desenvolveram sua indústria espacial. Pergunta se eles também não enfrentaram restrições de outros países, principalmente dos americanos.
Programa Espacial é negócio sério que requer investimento sério. É um investimento que pode alavancar e agregar muito ao país, mas a população nem sabe que existe e quando sabe, prefere viver de rusgas do passado, exaltando um nacionalismo geográfico, como se o povo brasileiro tivesse criado ou inventado o território nacional… Pouco se fala na eficiência do Programa, no pq de sua existência, etc.
A região nordeste do país poderia ser a MECA das empresas e Startups de lançamento e exploração espacial do mundo e do Brasil, já que espaço existe de sobra para investidores utilizarem… Mas não existe sequer liberdade para explorar este nicho no país.
Quer ter tecnologia para fabricar satélites, veículos lançadores, redes de rastreamento, uma base equipada e operacional e tudo mais que for necessário? Invista-se o dinheiro necessário! Ponto final! Em décadas e com bilhões de dólares gastos, o programa espacial brasileiro é uma piada. E parem de botar a culpa em borte-americanos, ucranianos ou em quem mais for. A culpa é única e excusivamente nossa, brasileiros! E parem de falar mal dos políticos…..não aguento mais ver isso em todos os comentários, em qualquer tópico! Os políticos são apenas o reflexo do povo….eles replicam (no Congresso, nas Assembléias Legislativas, nas Câmaras de Vereadores e nos Executivos federal, estaduais e municipais) aquilo que o povo brasileiro faz diariamente na sua vida cotidiana, que é o que? Levar vantagem em tudo, se dar bem, mesmo que isso signifique prejudicar seu vizinho. A diferença dos políticos para o povo? Os primeiros tem o poder maior, wue o segundo não tem. 99,99% do povo que critica os políticos faria o mesmo se estivesse no lugar deles. O problema do Brasil é moral, ético e cultural. E isso é responsabilidade nossa, mais ainda que dos políticos. Perguntem a vocês mesmos: em quem eu votei para vereador, deputados estadual e federal, senador, etc, nas úlrimas eleições? O problema do Brasil é ele mesmo…..e não está só em Brasília…..está em todas as cidades, nas ruas, andando por aí…..
Os tempos são “tão outros”, que não me sinto seguro de escrever aqui o que eu acho sobre o assunto . . . . o Brasil não existe mais, não foi defendido.
Por diversas vezes ,e da vez anterior fui contra e sempre serei, e até futuramente serei a qualquer acordo Bom ou Mal com os EUA , ao meu tempo de Estudante estávamos a nos Manifestar contra isso ,porém hoje os Estudantes estão completam,ente Alienados pela Esquerda ,tenho certeza que nenhum daqueles Vagabundos da Tal UNE ,sabe ou quer saber de mais uma DESGRAÇA que nos acontecerá ,caso os ENTREGUISTAS de Plantão, assinem qualquer Acordo com os EUA. Por várias postei que seria melhor Fechar a Base ,O DESGRAÇADO que assinar uma coisa dessas deve ser EXECRADO definitivamente como TRAIDOR da PÁTRIA ; porque se necessário parcerias, como tenho certeza que sim ,não a façamos com a Rússia , Índia ,China ,aqui na América do Sul uma Parceria Regional com Argentina ,Peru , Colômbia ,etc , porém com os EUA jamais e em Tempo algum, é TRAIÇÃO A PÁTRIA!
As cláusulas do antigo acordo, citadas na matéria, são manifestamente contra a soberania e desenvolvimento tecnológico nacional, só traidores, inimigos internos do Brasil em posições de poder, assinariam algo assim…
acho engraçado esses políticos brasileiros, falam para os 4 cantos q não podem perder ou ser violada a “soberania” nacional espacial na base de Alcântara, mas a verba que eles soltam para essa área é a conta gotas, deixando esse setor praticamente tetraplégico enquanto enchem os bolsos.
Quer uma soberania espacial de verdade senhores políticos ? Tenham vergonha na cara e implementem um programa espacial brasileiro de verdade, com uma verba decente de verdade, assim não precisaremos ficar mendigando tecnologia para terceiros e seremos independentes de verdade !
Esse nacionalismo mixuruca tem horas que cansa viu, tomem vergonha na cara !!
Pra que escrever isso?? Vc é um gênio? Por isso somos uma nova África.
Discordo Bardini, uma coisa foram as gestões desastrosas do programa espacial brasileiro até aqui, outra é, por conta disto, querer bancar o falso pragmático e aí sim enterrar de vez qualquer desenvolvimento nesta área. Não precisamos de políticas ideológicas a frente deste programa, entretanto também não necessitamos de tamanha leviandade num acordo nestes moldes. É quase masoquismo.
Se o novo acordo for light quem sabe…, mas se for semelhante ar anterior prefiro deixar a base às moscas
Eram termos de 2000/2005 .. hj a realidade e outra o peso do Brasil tb e outro … n sou totalmente contra dos EUA ”alugarem” alcântara .. desde q seja um contrato bom pras duas nacoes .. sem nenhum tipo de ”amarra” ou ”cabresto” … um acordo meramente comercial .. como iguais … salvaguardas de TT sempre vao existir .. isso com qualquer um ate com a Russia … mais ate isso tem limites …. limite esse q o Brasil precisa impor ( como nação soberana ) e ate onde o pais ”parceiro” iria aceitar ou q julgue valer apena
Acho que este entreguista está fora do governo! De políticos irresponsáveis já estamos cheio!
Não querem alugar a base, mas não investem nela. Ai fica difícil evoluir né.
Eu sei que tem muito fanboy por aí torcendo para a ”alienação” da base, e até poderíamos sim alugar parte da base,mas não nos termos propostos pelo acordo que já conhecemos e que foi sabiamente negado ! Não podemos abrir mão de nossa soberania, onde jã se viu não poder fiscalizar oque esta adentrando no nosso país ,ser impedidos de usar a NOSSA BASE sem autorização de um governo estrangeiro entre tantos outros disparates !
Isso sem dizer que os EUA atuaram contra nós para que nosso programa espacial fosse atrasado,no advento da fatídica parceria com a Ucrania !
É muito repugnante ver as intenções dos EUA nas negociações e sempre querendo impor condições ridículas a países e saindo em leso em tudo. Chega ser nojento relembrar as exigências propostas naquela época…a melhor coisa é fazer acordos com outros e deixar o Tio Sam sempre de segunda. Não dar pra levar a sério uma coisa dessa!!!
Concordo Bardini mas nada justifica nos submetermos a este absurdo. Q se virem com seus centros de lançamentos.
Eu ia postar, mas o Bardini já fez isso por mim.
50% de algo é melhor que 100% de nada.
Alguém aqui já se deu conta de que fora a base e a “posição” em relação ao globo são as únicas coisas que nós temos?
Nós não lançamos um mísero foguete pro espaço desde sempre! E ainda vem cara me dizer “ah, mas eles vão nos roubar a soberania”. Besteira. Não tem como isso acontecer simplesmente porque não temos soberania espacial.
Agora é esperar gente aqui falar do desenvolvimento do Brasil depende disso e blá blá blá. Lembrem-se que a´te uns 2 anos atrás, tinha um cara que era datilógrafo trabalhando na Agencia Espacial. Enquanto deixarem tudo nas mãos de concursados ao invés de contratar quem precisa e depois mandar embora quando já tiver solucionando o problema, nunca entraremos na corrida espacial.
Ah, foguete de treinamento feito sob licença não valem como foguetes nesse caso 😉
É só assistir a algum noticiário, para vir uma correnteza de notícias ruins. E tem gente que ainda diz que de Brasília só veem notícias boas deste governo.
Blablabla…
Quer ter um programa espacial de verdade?
Invista nele de verdade. Caso contrário, é melhor parar de rasgar dinheiro com essa palhaçada de PEB embasado em nacionalismo de 5ª categoria.