Olinda (PE) – No dia 28 de julho, o 7º Grupo de Artilharia de Campanha realizou 21 tiros de Salva no Porto do Recife, em uma cerimônia de recepção a Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF), composta pelo Navio Escola Kashima e pelos Contratorpedeiros Yamagiri e Shimayuki.
O evento fez parte das comemorações dos 120 anos em que foi assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão.
Fonte e Fotos: 7° GAC
Só tem uma coisa que se torna um grande problema nesse tipo de contrato de transferencia de tecnologia e fabricação no Brasil que contratamos como no caso do PROSUB, no caso dos helicópteros e que contratamos agora com o Gripen…
Esse problema reside a cada quatro anos na troca de governos… por exemplo quando terminar o mandato da Sra. Dilma Roussef e outra pessoa assumir o cargo trará consigo toda sua concepção própria e terá o poder de vetar os projetos iniciados pelo governo anterior…
Caso seja de partidos rivais a coisa se complica ainda mais, ficando os contratos suscetíveis aos mais variados tipos de boicotes, suspensões, atrasos e cancelamentos etc… e o que era para ser um excelente investimento e teria tudo para dar certo, por pirraça ou mudança de prioridades de outro governante acaba indo para a gaveta e aí sim eu concordo absolutamente que o prejuízo é enorme e que não compensa esse tipo de aquisição…
É por isso que o contrato uma vez firmado tem que ser levado a cabo como previsto até o fim, independentemente de quem esteja governando, sem interrupção para que possa surtir o efeito planejado e que seu acréscimo de preço seja diluído nas benesses que o mesmo venha a trazer para o país.
Essa cláusula deveria ser amarrada no contrato no ato da contratação e uma vez firmado não poderia ser mais modificado nem por decreto presidencial, mas infelizmente não é assim que acontece e é exatamente isso que está matando essa jogada de compra com ToT… Vide caso da Helibrás, contratada pelo Lula para fabricar os Helis e agora engavetada pela Dilma… e olha que são do mesmo partido heim, imagina se fossem rivais, simplesmente seria cancelado, isso é o que não pode .
O Adriano tem razão…
De nada adianta passar todos os dias destilando essa urucubaca e agourando tudo o que as forças armadas, a muito custo, levam adiante… chega a ser ruim de ler alguém que está jogando contra o time, nada está bom… se faz está ruim, se não faz está ruim também, ou seja, só o que importa é sentar o sarrafo… assim como faz um punk anarquista sem propósito que só aponta defeitos a vida inteira, mas o que ele mesmo faz para melhorar ??? …. Nada.
Para mim o PROSUB é motivo de orgulho e mostra que estamos em busca de aperfeiçoamento, de tecnologia e dequalidade… Muitos repetem o mantra do “Ter não é operar” mas não enxergam que é exatamente por isso que o Brasil traçou um caminho não apenas para ter e operar como também fabricar os seus equipamentos, e já que optamos por uma forma mais complexa de aquisição teremos que pagar um preço mais alto por isso, será mais difícil o aprendizado, levará mais tempo, mas dentro do seu tempo haverão os resultados… não podemos ficar sentados numa cadeira de balanço e amargurados pelo passado, desistidos e olhando tudo com má vontade, vejo esse projeto como esperança…
Ufanista ? Estou me enganando ?? Acredito que não… posso até queimar a língua mas eu prefiro acreditar que vai funcionar, e já está funcionando.
Não importa qual o canhão e sim a saudação, nos USA usa ate hoje esse obus em paradas e saudações..faz de conta que esses são so pra isso mesmo, risos
Adriano, com todo respeito, mas criticas qdo construtivas e serias sao e sempre serao bem vindas em qualquer ramo de atividade ou de nosso dia a dia……….fechar os olhos a realidade q nosso pais esta vivendo a mais de 30 anos ja beira a insanidade. Garanto a voce q sou muito mais Patriota , …alem disso, vivi e cresci no seio do bairro do Ipiranga, numa Rua cujo nome eh Patriotas……..entao mon ami…da pra ser mais patriota q isso. Outra coisa, essa de aprender eh conversa surrada, leio e escuto este mantra desde o dia q nasci…,.. certas coisas ja vem do berco, nao precisa ser burro ou qualquer outro adjetivo. Para esta mazelas q diariamente estao na midia, temos outro nome……….recuso-me a reverenciar hipocritas, mentirosos, covardes , omissos, vagabundos, etc……este nao eh o pais onde meus pais me criaram c valores e principalmente c educacao. Nunca precisei ler ou ver estas situacoes , coisa boas e ruins, assim como bons exemplos ainda estao ai no nosso dia a dia, basta exerce-las…….voce esta muitissimo enganado, estamos sim bem atras em quase tudo e esta conversa ufanista de PROSUB em geral ja transbordou o bom senso. Nada ate este presente momento muda minha opiniao, estao numa baita correria pra acabar o primeiro e queimar as ultimas reservas…..ja estou ate vendo qdo este sera operacional e nem imagino qdo irao entregar os outros 3…..imagine o tal SubNuc. Voce pelo jeito ainda nao conhece o Brasil e sua corja politica……….mas quem sabe fatos vindouros me corrijam. Se isso ocorrer, serei o primeiro a tecer loas como sempre. Sds
Bem…não entendi!
Uma unidade do EB que recepcionou a Marinha do Japão?
A nossa MB não esteve presente?
E confesso que uma salva de tiros em direção à belonave foi estranho. Faz parte da doutrina este tipo de recepção?
Parecia provocação…rsss
deve ser só o explosivo sem projetil
Se tem uma coisa que devemos reverenciar é a operacionalidade de nossas forças armadas, a outra é a novidade, se estamos homenageando outra força, devemos também homenagear que o esta fazendo. Com certeza nossa marinha pode aprender muito com a marinha japonesa, mas não estamos tanto atrás , veja-se o PROSUB. Óbvio que algumas escolhas da MB podem ser questionáveis, leia-se os nossos NAes. Mais brasilidade, menos crítica, patriotismo!
Aqui entre nos….nao deveria ser uma recepcao de marinha para MARINHA……….a minuscula eh a nossa, mas a maiuscula vcs ja sabem pra quem…..rsrsrsrsrs juntaram todas as pecas de artilharia do nordeste e dispuseram no cais….kkkkkkkkk….nem perderam tempo , acharam uma maneira de tirar o po e a graxa do cano e ainda disparar alguns tiros de festim…..treinamento em dia……rsrsrsrsrrsrsr
Bom dia Senhores!
Meu jovem não dê uma bola fora destas … Kkkkkkkkkkkkkk que aí é para ti que fica vergonhoso! Kkkkkkkkkkkkkk
Trata-se de um obus AR – M56 Oto Melara
CM
bom dia!nenhum nem outro se trata do M101 105 mm obus rebocado,existem os dois que vcs mensionaram no EB, sim se trata de uma arma que foi muito usada na segunda guerra, na guerra das coreias, e tbm no vietnan, arma versatil, e que logo dará baixa a fileiras do exercito, posso te garantir que a maioria delas esta em bom estado, apesar de serem armas de mais de 60 anos, mas nem todas que dispunhamos nao foram fabricadas na decada de 40.(mallet)
Realmente trata-se do M101. Há uma pequena semelhança com o M114. Agradeço o esclarecimento, Emilson.
O M56 não é material de dotação do 7º Grupo, mas sim o M114 AR. O amigo se confundiu.
Não e oto melara nao…rs
Vergonhoso recebermos eles com essas peças de M-114 da Segunda Guerra. Lamentável o estado da nossa artilharia de campanha.
Bonita recepção. A marinha japonesa é considerada a mais preparada do mundo, por muitos. Nossa MB tem muito aprender com eles.
Sds