No dia 5 de julho, o Comando do 5º Distrito Naval resgatou um tripulante a bordo do navio de pesca de bandeira portuguesa, “Hemisfério Norte”, localizado a, aproximadamente, 20MN da Cidade do Rio Grande-RS.
O Pedido de resgate chegou ao SALVAMAR SUL, responsável por coordenar as operações de busca e salvamento na jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, por meio do Centro Regional de Coordenação SAR Marítimo, o SALVAMAR BRASIL.
A aeronave UH-12 Esquilo, operado pelo 5° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), e o Rebocador de Alto Mar Tritão (R 21), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, foram acionados e seguiram em direção ao navio com o tripulante enfermo.
O resgate foi realizado com as técnicas de “Operações de Resgate por Maca” executado pela aeronave UH-12, garantindo o cumprimento da Missão de Busca e Salvamento.
FONTE e FOTOS: 5° DN/MB
O que fazia o barco pesqueiro portugues dentro das aguas de reserva economica brasileira, passeando, fazendo turismo ou estava saqueando os recursos de pescado do nosso mar……
Operação de salvamento perfeita e dentro das atribuições da MB. Mas o que este pesqueiro esta va fazendo nestas coordenadas e quais as implicações legais aos seus proprietários?
Parabéns ao 5º DN pela operação de resgate!
Se o pesqueiro português (20 MN) não tivesse esta emergência alguém saberia que ele estava lá?
Para que outros possam viver… BZ aos envolvidos !!!