O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib) realizou duas edições do Estágio Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, entre 12 de dezembro de 2024 e 17 de janeiro de 2025. Na ação, realizada no contexto do Projeto Soldado Cidadão do Ministério da Defesa, foram capacitados 62 militares nas graduações de Cabo e Soldado do Exército Brasileiro, bem como Marinheiros-Recrutas.
![](https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2025/01/3ºBtlOpRib.jpg)
A capacitação teve como objetivo preparar os participantes para atuarem como brigadistas no combate aos incêndios florestais, utilizando técnicas e equipamentos especializados, incluindo o uso de drones e recursos navais. As atividades práticas foram realizadas na Área de Adestramento do Rabicho, do 3ºBtlOpRib.
Os militares receberam instruções sobre segurança operacional, comportamento do fogo, técnicas de queima controlada, primeiros socorros e uso de equipamentos de proteção individual.
Segundo o Comandante do 3ºBtlOpRib, Capitão de Fragata Milton Augusto Pereira de Souza, o estágio é considerado pioneiro na capacitação de militares reservistas para o combate a incêndios florestais.
![](https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2025/01/3ºBtlOpRib.jpg)
“Com essa iniciativa, o Comando do 6º Distrito Naval não apenas contribui para reforçar a defesa do Pantanal na porção Oeste do Brasil, que abrange grandes reservas de preservação ambiental, mas também demonstra um modelo de cooperação interinstitucional que pode ser replicado em outras regiões de risco, ampliando a eficácia na proteção dos ecossistemas e das comunidades envolvidas”, afirmou.
FONTE: Nomar