No próximo dia 24 de julho, o Navio-Escola Brasil U-27, realizará a Cerimônia de despedida para a XXVIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha que contará com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de MOURA NETO, dentre outras autoridades.
A Viagem de Instrução terá duração de 148 dias e conta com um roteiro que inclui 14 países e 18 portos, incluindo, Salvador, Fortaleza, Las Palmas, Toulon, Pireu, Istambul, Civitavecchia, Palma de Mallorca, Lisboa, Londres, Estocolmo, Helsinki, Hamburgo, Le Havre, Baltimore, Miami, Cozumel e Cartagena.
A tripulação comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Renato Berna SALGUEIRINHO, é composta por 32 Oficiais, 217 Praças e 191 Guardas-Marinha, além de três servidores civis, Oficiais do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha Mercante Brasileira (sendo uma mulher) e de um convidado do Ministério das Relações Exteriores. Participarão ainda, representantes das Marinhas Amigas da Alemanha, Argentina, Chile, Equador, Espanha, França, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Uruguai e Venezuela.
Ao regresso da viagem, os Guardas-Marinha (128 do Corpo da Armada, 32 do Corpo de Fuzileiros Navais e 31 do Corpo de Intendentes da Marinha, oriundos da Escola Naval) serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos nas Organizações Militares da Marinha.
A Viagem de Instrução faz parte do último ciclo de formação de alunos da Escola Naval e tem o propósito de ministrar aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias, administração naval e liderança, bem como proporcionar a participação ativa dos futuros Oficiais na vida de bordo.
FONTE: 1ºDN
Não seria interessante ter essa fragata permanentemente equipada, apta a se deslocar prontamente em caso de necessidade e mesmo treinamento? Com a atual disponibilidade de meios, creio que toda embarcação apta deveria também repassar aprendizado no dia-a-dia. Se houver mesmo uma ampliação com novos meios atualizados, haverá maior necessidade de pessoal especializado.
Não me lembro onde mas vi em uma embarcação militar uma oficina com um torno.
Quais das embarcações da MB tem oficinas a bordo?