No dia 28 de Setembro de 1829, nasceu em Recife Manoel Antonio Vital de Oliveira. Em 1843, apenas com 13 anos, ingressou na Escola Naval, onde se destacou pela sua brilhante inteligência. Em 1849, ainda como Segundo-Tenente, ajudou a defender o porto de Recife da ocupação por rebeldes da Revolta Praieira, sendo ferido em combate.
Pelas qualidades de bravura e presença de espírito demonstradas em ação, teve o reconhecimento do Imperador D. Pedro II, que o condecorou com a Ordem de Cristo, no grau de Cavaleiro. Essa condecoração remonta à secular Ordem de Cristo, que incentivou a navegação e a expansão do Império Português, tendo como emblema a Cruz da Ordem de Cristo, que adornava as velas das caravelas que exploravam os mares desconhecidos.
Esse forte simbolismo da Escola de Sagres, que marcou o início da carreira do jovem Vital de Oliveira, foi o prenúncio do elevado pendor que iria demonstrar para as lides do mar, em paz ou na guerra.
Nos quatorze anos que se seguiram, o Primeiro-Tenente e depois Capitão-Tenente Vital de Oliveira realizou diversos levantamentos hidrográficos ao longo da costa brasileira, desde o litoral do Rio Grande do Norte até Santa Catarina, e ainda ao longo do Rio Meriti, de forma meticulosa e incansável, o que lhe rendeu outro reconhecimento do governo imperial, que lhe confiou uma nova missão, mais ampla e ambiciosa: realizar o levantamento da carta geral da costa do Império.
Mas em 1865, esse empreendimento foi interrompido pela guerra em que o Brasil se envolveu. O Capitão-de-Corveta Vital de Oliveira passou então a cumprir diversas missões no Teatro de Operações, até ser atingido mortalmente pela artilharia inimiga, quando no comando do Couraçado “Silvado”, da Segunda Divisão de Esquadra, durante o bombardeio de Curupaití.
Vital de Oliveira não chegou a ver em seus punhos os galões de Capitão-de-Fragata, pois o Decreto que o promovera chegou à esquadra em operações de guerra, onde servia, dias depois da sua morte. Pelos destacados feitos, como dedicado hidrógrafo em tempo de paz e heroico combatente em tempo de guerra, Vital de Oliveira é o hidrógrafo padrão.
Como Patrono da Hidrografia brasileira, na data de seu nascimento, 28 de setembro, comemoramos o Dia do Hidrógrafo.
Parabéns, imagens sensacionais!!! A nossa Marinha precisa de mais NapLog (Navio de Apoio Logístico), pois só temos 01 que é Navio-Tanque. Creio que 12 navios de apoio logístico e 04 navios doca multipropósito seriam suficientes para suprir toda a logística da nossa Esquadra Naval que está sendo modernizada, além dos meios distritais.
Aos poucos a nossa Marinha se ressurge, parabéns aos pesquisadores e cientistas hidrógrafos.
Prezado Grifon. 12 Navios de Apoio Logístico? De onde sairia a verba para tal empreitada? E por que 12 NApLogs? Explique por favor o seu raciocínio. Pode ser?
Meu caro Padilha, recursos nós temos de sobra, o único problema é que infelizmente eles são muito mal administrados. O ”sistema” infelizmente assola e suga inúmeros recursos. O Brasil precisa urgente aumentar o seu orçamento militar.
Perceba que a nossa Esquadra Naval vem se modernizando, breve na próxima década nós teremos 04 Fragatas Tamandaré e 06 Submarinos, sendo 04 da Classe Riachuelo, 01 SN Álvaro Alberto e 01 da Classe Tikuna que já opera. Temos 01 Navio Aeródromo Multipropósito que está sendo essencial para a nossa Marinha, além dos 05 caças navais AF-1 Skyhawk, que embora não tenhamos nenhum Porta-Aviões, esses caças modernizados servem para manter os nossos pilotos muito bem treinados, isso fora as nossas embarcações distritais como os Navios de Patrulha Oceânica (Classes Amazonas, Macaé e Grajaú dentre outras), e as Lanchas Aviso de Patrulha (Classe Marlim dentre outras), e uma gama de helicópteros com diversas funções (helicópteros muito bons por sinal).
É nítido que a nossa Marinha quer uma Esquadra Naval forte e bem moderna, e não vai parar por aí, pois após o programa ProSub e o programa das 04 Fragatas Tamandaré, com certeza a Marinha vai colocar em prática novos programas a fim de aperfeiçoar e reforçar a nossa Esquadra, e é por isso que será necessário uma logística eficiente, uma logística maior, por isso que eu sugeri 12 NapLogs, porque o número de embarcações da nossa Marinha não vai parar só por aí.
Eu também mencionei 04 Navios Doca Multipropósito justamente porque apenas 01 é pouco para a nossa Marinha (creio eu). Necessitamos de 01 Porta-Aviões como todos nós sabemos (creio que na próxima década), apesar das dificuldades, e reforçar a logística para tudo isso é de suma importância.
Como bem sabemos Padilha, a nossa Amazônia Azul é gigantesca e é rica em muitos recursos naturais, e por essa razão é dever da nossa Marinha dar o sangue para defendê-la. Infelizmente devido aos ”poucos recursos” a nossa MB não consegue tanto, mas é de se reconhecer o esforço mútuo que a nossa MB faz para proteger a nossa Amazônia Azul com tudo o que tem à disposição.
A nossa Marinha é muito importante Padilha, e eu fico triste por ela estar na situação em que se encontra, por outro lado me anima ver que as Fragatas Tamandaré já estão em construção, e que os Submarinos Riachuelo estão em testes e 01 já foi entregue à MB.
Foi por isso que eu raciocinei no tocante à logística, pois se a nossa Marinha cresce em sua esquadra, a logística também deve ser aprimorada, pois ela é essencial para manter uma embarcação navegando e patrulhando por muito mais tempo, além da manutenção corretiva e preventiva.