Cascavel-PR, São Gabriel-RS e Rio de Janeiro – Tropas da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro estão sendo inspecionadas por uma comitiva composta por quatro representantes da Organizações das Nações Unidas (ONU), inicialmente, e Cascavel-PR e São Gabriel-RS, e a partir do próximo dia 18, no Rio de Janeiro-RJ.
Essa equipe da ONU conduz uma Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV, sigla em inglês) até 20 de julho, a fim de verificar a preparação e a prontidão dessas unidades das Forças Armadas brasileiras, já inseridas no Nível 1 do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês), com os padrões daquela Organização.
A ONU verificará, ainda, a capacidade do Brasil em preparar tropas, desdobrar e manter uma contribuição potencial com a paz mundial. Com isso, ao término dessa AAV, permitirá, também, a elevação dessas unidades brasileiras para o Nível 2 do UNPCRS, condição básica para uma futura participação em operações de paz, como o ocorrido em 2017, quando cinco tipos de contingentes de tropa ascenderam a esse nível.
Cabe destacar que esse sistema, o UNPCRS, onde se encontram as diferentes tropas disponibilizadas pelos Estados-Membros à ONU, tem o propósito de facilitar o processo de planejamento e de tomada de decisão do Quartel General das Nações Unidas, em Nova Iorque, com relação à posterior seleção de emprego de tropas de um determinado Estado-Membro.
Assim, após a ascensão ao Nível 2 do UNPCRS, as Forças Armadas brasileiras estarão aptas a enviar outros quatro tipos de contingentes de tropa (um batalhão mecanizado, uma companhia de engenharia e duas companhias de resposta rápida), além dos outros cinco já anteriormente disponibilizados para participar das diversas missões de paz sob a égide da ONU. Manter-se-á, assim, a histórica representatividade brasileira junto ao esforço mundial daquela Organização Internacional.