A Marinha do Brasil (MB), por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra, realiza de 25 a 29 de abril, no Complexo Naval da Ilha do Governador-RJ, novo treinamento de “Força de Paz de Emprego Rápido”, com o propósito de manter, sempre no mais elevado nível de prontidão operativa, as capacidades necessárias ao emprego dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em missões de paz.
As seguintes atividades estão planejadas para o dia: ambientação sobre o tema, formatura com todos os militares e equipamentos empregados, visita às instalações do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), visita à Base de Operações Temporárias (TOB), ações humanitárias com emprego da Equipe de Engajamento (formada por 50% de militares do sexo feminino), progressão em ambiente urbano com tiro tático e munição real, dentre outras ações.
Marinha recebe certificação inédita da ONU para atuação em missões de paz
Em 2021, a MB recebeu uma Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV) da Organização das Nações Unidas (ONU). Como resultado da visita o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Emprego Rápido foi elevado ao nível dois do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS). Na ocasião, o relatório final da ONU destacou: “Os Fuzileiros Navais do Brasil possuem mentalidade expedicionária, móvel e ágil;altos padrões de prontidão operativa e de pessoal; forte comando e controle; elevada moral e disciplina e são bem treinados”.
Este ano, após análise da documentação necessária, a ONU elevou este grupamento ao nível três do UNPCRS, o mais elevado. Com o anúncio, a tropa da MB passou a ser a primeira do Estado brasileiro a ocupar uma posição neste nível, contribuindo diretamente para um futuro emprego das tropas em missões de paz da ONU.