No dia 13 de maio, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, concluiu o 5º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (V EOpPazFem). O estágio teve a finalidade de disseminar conhecimentos sobre as Operações de Paz da ONU, bem como incentivar o público feminino a participar desse tipo de operação.
Durante o V EOpPazFem, as estagiárias participantes receberam palestras sobre Direito Internacional Humanitário e outros temas ligados às Operações de Paz, bem como instruções práticas de orientação e navegação terrestre, de familiarização com os meios de fuzileiros navais empregados em missões de paz e de tiro de pistola e fuzil no simulador da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG). No 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, puderam observar de perto o adestramento voltado para esse tipo de operação.
A edição deste ano contou com a presença de militares da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. Adicionalmente, participaram do estágio representantes civis da Escola Superior de Guerra, da Escola Naval, da PUC-Rio, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) e quatro jornalistas de mídias convidadas.
A cerimônia de formatura foi presidida pelo Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, V. Alte (FN) Rossatto e contou com a presença da Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, C. Alte (EN) Luciana.