CERIMÔNIA DO DIA DA VITÓRIA NO MONUMENTO NACIONAL AOS MORTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A vitória dos aliados sobre as forças nazifascistas será celebrada, no dia 8 de maio, às 11h, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).
A cerimônia do Dia da Vitória contará com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e outros conflitos, além de autoridades civis e militares. Com coordenação feita pelo Ministério da Defesa, este ano, será organizada pela Marinha do Brasil, em observância ao sistema de rodízio entre as três Forças.
Na ocasião, será imposta a Medalha da Vitória, criada pelo Decreto no 5023, de 23 de março de 2004, para agraciar civis e militares que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos militares e combatentes brasileiros que tenham participado da 2a Guerra Mundial. Além deles, serão também agraciados aqueles que participaram de conflitos internacionais em defesa aos interesses do País, os que integraram missões de paz e os que prestaram relevantes serviços ou apoiaram o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
Durante a solenidade, desfilarão contingentes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que incluirão em sua composição Estandartes Históricos das respectivas Forças. O desfile será finalizado pelos ex-combatentes que serão conduzidos por veículos militares utilizados na Segunda Guerra Mundial.
FONTE: Comando do 1° Distrito Naval