Brasília, 1º/08/2019 – O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a notícia de sua designação como “aliado prioritário extra-OTAN” (em inglês, Major Non-NATO Ally – MNNA).
O status de MNNA, formalizado ontem pelo Presidente do Estados Unidos da América, eleva a parceria estratégica com os Estados Unidos a um novo patamar de confiança e cooperação.
A condição de MNNA é conferida a número restrito de países, considerados de interesse estratégico para os EUA, e torna-os elegíveis para maiores oportunidades de intercâmbio e assistência militar, compra de material de defesa, treinamentos conjuntos e participação em projetos.
A base industrial de defesa brasileira poderá ser beneficiada pelo status de MNNA ao integrar-se de forma mais competitiva nas cadeias globais de valor de alta tecnologia do setor. Poderão ser discutidas opções de maior acesso ao mercado norte-americano e a financiamentos para produtos de defesa exportados pelo Brasil, além da participação em licitações e empreendimentos conjuntos.
Espera-se, ademais, a facilitação de trâmites para a aquisição de produtos de alta tecnologia necessários ao avanço de programas estratégicos nacionais.
Os projetos concretos decorrentes do status de MNNA serão negociados e definidos no âmbito dos mecanismos institucionais existentes de diálogo, consulta e coordenação diplomática e militar.
A cooperação com os outros membros da OTAN, alguns dos quais tradicionais parceiros estratégicos do Brasil, continuará sendo aprofundada nos respectivos planos bilaterais.
FONTE: MD
A Argentina já é um aliado extra OTAN desde os anos 90 e isso ñ ajudou em nada a indústria de defesa do país. A verdade é q a OTAN e adjacentes nada mais são do que reserva de Mercado da indústria bélica americana. Os Europeus já sabem disso a muito tempo e tentam buscar mais independência. Já o Brasil seguindo a tendência de queda de prestígio e retrocesso comemora mais um motivo pra ser capacho dos EUA.
Desejo aos nossos Defensores Nacionais todas as bênçãos vinda de Deus.
Que as armas sejam usadas para defender os interesses Nacionais e principalmente o cidadão de bem.
Parabéns por essa grande conquista, hoje vejo que, (20 anos sem votar) meu voto valeu a pena.
Deus os abençoe grandemente.