Brasília, 29 de março de 2021
Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.
Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.
O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.
Saio na certeza da missão cumprida.
Fernando Azevedo e Silva
Eu nunca pensei que viria o Brasil tão mal como nessa década. Pior que não vejo nenhuma luz no fim do túnel.
O trabalhar CLT comendo o pau que l diabo amassou e o presidente visitando formatura de servidores que ganham 15 mil no 1 mês de trabalho.
Que sociedade maluco, Deus tenha piedade desse país.
Está claro que Bolsonaro está/estava incomodado com a geral neutralidade do pessoal da ativa (generalato) as suas ações políticas.
O estopim foi a entrevista ao Correio Brasiliense do Comandante Geral do Pessoal do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira que citou que o EB estaria se preparando para uma eventual terceira onda da COVID-19.
Bolsonaro óbvio não gostou, DEU UM XILIQUE e exigiu punição ao militar pelo afirmado na entrevista.
O Ministro da Defesa e o Comandante do Exército se recusaram a puni-lo.
SE ao assumir o Ministério da Defesa o General Braga Neto, obedientemente, insistir determinar a PUNIÇÃO do General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira pela entrevista ao Correio Brasiliense haverá OU uma crise militar OU o Exército Brasileiro terá se curvará a ser efetiva e politicamente o Exército do Bolsonaro…
Submissão Absoluta política sem volta… Um instrumento POLÍTICO e não uma arma militar de ESTADO.
Isto é MUITO SÉRIO…
Um momento de DECISÃO para ver o grau real de apoio militar as loucuras políticas de Bolsonaro e algo que pode quebrar os militares por dentro se as opiniões se dividirem internamente..
Um momento de perigo real…
Triste a maioria dos comentaristas seguirem a linha de ataque ao presidente. Mesmo o STF lhe tirando todos os poderes no combate à peste chinesa, o pessoal de direita se soma aos esquerdistas mentirosos para criticar o único político que prestou desde 1985.
Brasileiro adora ser roubado por políticos. O repórter vira-casaca Villa está na TV chamando o presidente de ditador e golpista, Mas ele está certo, pois é pago para isso. O resto late desesperadamente mesm sem ganhar nada.
Devemos abrir os olhos com esse movimento…
“Infelizmente” nos últimos anos, o cargo de ministro da defesa vem sido comandada por militares, algo que no meu ponto de vista é perigoso, pois a posição não algo meramente ilustrativo e sim cargo de ministro de estado com seu devido status. Tivemos a sorte de ter ministros nessa pasta que apesar de serem militares (quase exclusivamente do Exército) mantiveram a harmonia entre as três forças (logo por isso que é importante um civil para cargo pela neutralidade de ramo); mantendo sua postura democrática, ética e profissional, algo que alguns outros estão sim, se desviando de suas atribuições e se tornando “milicos politizados”, o que é algo muito perigoso.
As forças armadas são e sempre serão órgãos de estado, algo que o Bolsonaro quer e está tentando deturpar e agora desesperadamente manipular e transformar em “Seu” exército, como já vem pronunciando por aí. Logo penso eu, quando um comandante de exército está ameaçado de ser destituído de sua função por não se alinhar com o pensamento ideológico de um ex tenente que foi Aposentado compulsoriamente pela TJM, com um laudo de INSUBORDINAÇÃO em sua ficha militar… Olha, algo me diz que ele tem sim intenção de ir contra as FFAA e consequentemente contra o povo e implantar o caos.
Com essa de hoje e os movimentos que estão acontecendo nos bastidores, devemos abrir os olhos…
E assim a mítica e magia de mais um aventureiro que prometeu acabar com corrupção e colocar o Brasil nos trilhos da decência e bons costumes vai se esfacelando diante o maior dos maiores, “O Tempo”. A própria família envolvida em escândalos de desvio, peculato e outras naturezas. Tentativas de ingerência na PF para proteger filhos, mesmo que isso fosse inconstitucional, queima do juiz símbolo do maior programa de anticorrupção da história no país, uma nova previdência que atingiu em cheio apenas os pobres, confusão com todos os nossos parceiros comercial, incluindo ai os EUA, pois para o chanceler Eduardo Bolsonaro o que importava era o Trump e não os EUA, a maior crise sanitária da humanidade e somos o país mais atingindo no momento correndo muito para ser o mais atingindo, lembrando que os mais atingidos são os negacionistas. Chegamos a 3 mil mortos por dia, um 11 de setembro por dia, e o salvador da pátria conseguiu perde a oportunidade histórica em nos liderar, preferiu rir, zombar e esquecer de seu povo, o mesmo que o elegeu. O míto chegou a bancar medico sanitarista, cientista e entendido dizendo o que fazer apenas para não dar o braço a torce. Os militares estão pulando fora, pois entenderam que isso é loucura e apenas uma família está se beneficiando disso tudo. Mais uma geração perdida, perdemos 15 anos nas mão da maior quadrilha que esse país já viu, agora temos um Nero nos governando. Até quando passaremos por isso, até quando esse modelo democrático falido irá nos impor esse destino. Até quando ?
OSEIAS, eu poderia concordar com tudo que você disse, mas aí seríamos dois falando asneiras.
Fique com seu mundinho pequeno e sua visão míope de fatos. Vocês não se diferem em nada da esquerda. Só querem poder pelo poder.
E segue o caos…😔
Ministro da Defesa no Brasil é um cargo alegórico. Basta olharmos a atuação de ministros e ministras da defesa de países militarmente relevantes, e de alguns nem tanto, para vermos o abismo que separa as atuações. E não tem nada a ver com verbas disponíveis.
Ao meu ver o que de mais relevante o Gen Azevedo e Silva fez foi manter privilégios para a classe enquanto todo o resto fo país foi penalizado devido à crise gerada pela pandemia.
Segue o barco, enquanto não afunda de vez…
Que pena, gostava dele. Qual foi o motivo de sua saída?
As notícias são de que o Pujol, comandante do Exercito, acompanha o ministro e deixa o cargo. Posso estar errado, mas os militares demonstram a instabilidade do governo Bolsonaro. Sem apoio da caserna, teremos muitos problemas internos para resolver.
mas existe um governo ? Bolsonaro não tem capacidade para gerenciar uma barraca de hotdog
A sim, o que tem…gerenciou muito bem a estatal Petrobrás, que levou todo nosso dinheiro, comunistas cara de pau.
Na minha opinião foi um bom ministro da defesa.