Por Guilherme Wiltgen
Foi publicado hoje no Diário Oficial da União o despacho presidencial sobre os vetos aos programas ligados ao Ministério da Defesa, que inclui as três Forças.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) havia aprovado emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, destinadas às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), ao Ministério da Defesa e ao Ministério das Relações Exteriores.
No total, 15 emendas foram aprovadas na CREDN.
Apesar do documento publicado no DoU na data de hoje ser muito genérico, aparentemente projetos como o SISGAAZ e SISFRON, que visam o monitoramento das fronteiras marítimas e terrestres, respectivamente, serão diretamente afetados pelo veto de Lula.
Além desses, também aparecem os Navios-Patrulha 500 ton, a aquisição de helicópteros e blindados para o Exército e aeronaves KC-390 e Gripen.
Também não fica claro se o veto se refere a aquisição dos novos helicópteros UH-60M Black Hawk e aos blindados Centauro II, ou ao H-XBR e o Projeto Guarani.
Aguardamos o pronunciamento do Ministério da Defesa para que explique, de forma clara e detalhada, o que foi vetado dos programas da Marinha, Exército e Aeronáutica, para que possamos entender qual será o real impacto nas Forças Armadas.
Abaixo segue a relação publicada no DoU:
Esperar o que de um incopetente deste no comando. Falta muito pra ir embora de vez??
È o Brasil andando cada vez mais rápdo de marcha a ré. Uma vergonha, um país cada vez mais entregue e mais fraco.
Quais foram os vetos? Não ficou claro nessa tabela
Como tem comentários com a mesma métrica de discurso e texto… falando um com o outro no aceite do assunto ( qdo acontece…)
Eu acho é pouco!!!
Pessoal nada será cortado ou vetado a verba para os programas estratégicos virão do PAC defesa não se preocupem.
Luiz Padilha,
Lembra do início do ano passado, o Lula q representa a esquerda ganhando a eleição p presidente, houve uma rejeição, depois veio a tentativa de golpe de estado, de 8 de janeiro de 2023, o mundo ficou encima da mídia e de olho no Brasil, principalmente os Edtados Unidos da América, eua, como forma de controle e acompanhando os acontecimentos. É óbvio, pois eu já trabalhei na área patrimonial de empresa grande e eles investigam as vidas e atitudes de funcionários, principalmente os q dão problema ou a função q desempenha.
Depois veio a troca de carinho e afetos dos membros extremistas da “grande família de entusiastas e especialistas em temas e assuntos militares”, como direita e esquerda…
Adotei o eia p dibrar as investigações de outros…, pois os eua investigam nas mídias o q falam ou dizem deles.
P mim tem os eua e outros q investigam comentários, tanto q deixei de dar sugestões e ideias sobre assuntos militares e acredito q outros também têm as mesmas opiniões.
Aproveito a oportunidade e gostaria de sugerir p Luiz e Guilherme q se for possível qd forem entrevistar “personalidades militares ou do meio”, avisasse antes p q os membros da “familia”, pudessem participar fazendo perguntas e sugerindo ideias, como a mudança das idades de alistamento militar p ficar no intervalo de 20 anos e no máximo 26 anos, por causa q 18, 19, 20 e 21 anos muitos estão fazendo o 2o grau de estudos e acabam perdendo o ano e as amizades dos outros amigos e colegas, e é um dos motivos de queixas e reprovações dos serviço militar obrigatório, outra p ser oficial também deveria mudar e passar pela experiência dos alistamento militar obrigatório e lá fazer os exames p seguir carreira militar, assim evitaria desistências após concluídos os cursos. Conheço alguns q passaram nas provas e depois desistiram após formados nos cursos militares, p não tirar a vaga de quem realmente tem vocação e limite de idade.
É só parar e pensar p melhorar e mudar o militarismo p as atuais exigências do mundo moderno e deixa lo mais dinâmicos no desenvolvimento humano e suas experiências de vida.
Forte abraço
Tá, e o que isso tudo tem a ver com o tema?
Parei na tentativa de golpe de estado…
Nem comecei a ler kkkk
Tentativa de “golpe de estado”???? Onde foi isso? Vc deve estar se referindo ao monte de vândalos que invadiram o palácio do planalto…
Discordo dos teus apontamentos, infelizmente vc me decepciona
Roberto vc esta de parabéns
E sobre os vandalos nem todos eram na realidade aquilo ali sao um bando de emocionados
O lula esta fazendo quase igual o bossonaro
Pois um serve ao trump o outro ao biden
Sobre o exercito alistamento
Para mim todos tem que começar como soldados
E so chegar na aman quem aguentou o tranco
E todos em quartel de linha de frente
Pois sao tudo colado salva alguns a maioria um bando de mocorongo bizonho metido a embusteiro
Precisamos de guerreiro e nao um cabide de emprego de algumas familinhas ai
Tudo que escreveu tem sim sentido .
Boa tarde amigos so lembrando que esse vetos do presidente
de programas da LDO precisa ser aprovado pelo congresso ou sejo o congresso
navcional pode derrubar esse vetos.
Mas não travou o Programa Nuclear da Marinha e o PROSUB, esses são os programas essenciais para o BRASIL , o Brasil necessita da sua Bomba Atômica com urgência e do seu Submarino Nuclear.
16,5 bi para rouanet estão garantidos.
Kkkk calma gente esses vetos sempre existem, que choradeira, há ia me esquecendo faça o L em 2026 😂😂
Antes de começaram a destilar seu ódio ideológico , as viuvinhas do ex-desgoverno deveriam leer as razões do veto. Colo ela aqui: ” Razões dos vetos
“Veto por arrastamento, em razão da contrariedade ao interesse público que maculou o art. 4º do Projeto de Lei, cujo teor ampliaria o rol das prioridades da Administração Pública federal para 2024, de modo a dispersar os esforços do Governo para melhorar a execução, o monitoramento e o controle das prioridades já elencadas.”
Ou seja , vetou-se , juntamente com outros vários programas,apenas porque eram prioridades demais e se tudo é prioridade, nada é prioridade. Simples assim.
Mas defesa é prioridade, logo esses vetos são de fato inconcebíveis
A prioridade é uma só: extorquir cada vez mais o contribuínte para se tentar tapar o enorme rombo fiscal proveniente do custo de apoio político.
A única coisa simples assim é a máxima, aos interesses tudo, a real necessidade das FFAAs que se locupletem com o que sobra…
Isso não existe, não há como vetar a sua própria preposição, não houve emendas do Congresso e foi aprovado do mesmo jeito que veio na proposta do Executivo. A página precisando urgentemente de um analista contábil, para analise correta dos números do orçamento de 2024.
O tema principal da matéria é outro, mas gostaria de fazer uma reflexão sobre os antigos obuseiros 105mm retirados e agora querem doar eles, e pergunto estes obuseiros utilizam as mesmas mecânicas q os de 155mm sucateados dos eia, pois se utilizam, porque não fazem as adaptações q querem fazer nos antigos cascaveis e atualizem eles p missões de blindados leves de ataques com canhão de 105mm modernizados ou gambiarras tupiniquim, ao invés dos cascaveis.
Na minha opinião, doam os excedentes de cascaveis, e o q sobrar utilizam os cascaveis como “material pedagogo militar”, p serem usados nos treinamentos e formações de novos combatentes.
Com saúde, segurança e defesa não se brinca, eles têm q estar sempre pronto p qd forem necessários usar.
A Internet tem 2 lados q ajuda e ao mesmo tempo prejudica, dependendo da mente ou vontade, e isso faz com q todos saibam as reais deficiências do governo e povo brasileiro, basta dar uma pesquisada online…
Outra, o chinês tipo 625 shorad, se não me engano, seria uma boa opção p o Brasil, p adapta lo com peças e equipamentos nacionais, instalar nos astros ou outros caminhões nacionais e utilizar como defesa anti aérea de baixo e curto alcance, e o canhão rotativo dele vejo q é o “cara”…, no equipamento chinês só falta os estabilizadores hidráulico p ergue los qd forem disparar, pois do jeito atual, treme como gelatina qd se dao os “pi- pokos”…
Quando se tem um problema, entra com a solução, reclamar, queixar não vai adiantar em nada…
Abraço
Roberto, o que é eia?
Ia perguntar a mesma coisa Padilha… Pela métrica do discurso deve ser “Estudo de impactos ambientais”…rsrsr
Mais uma vez a desinformação por partes de alguns, chega a ser infantil. A afirmação de que o “Bozo” tentou vender a Embraer não procede. A Embraer é uma empresa privada e de capital aberto pulverizado, com vários donos, inclusive grupos de Megainvestidores como Mondrian e Blackrock; tendo o Brasil a valiosa Golden Share.
Em segundo lugar o “Bozo” não cortou encomenda de nada, as forças armadas tiveram que ajustar os planos delas por conta do teto de gastos, que impede que governos irresponsáveis como o atual, faça uma festa com o dinheiro dos contribuintes e que não pertence a nenhum governo. O cronograma dos Gripen seguiu a mesma lógica, piorada pela Pandemia maldita que parou o planeta e jogou as economias no buraco.
Por favor, senhores, mais honestidade intelectual e seriedade.
Marcus parabéns pelas suas colocações, só faço uma observação no que se refere a tal da pandemia, a qual além de ser maldita como afirmado por você, também carece de muita investigação e explicação da senhora OMS a qual achou de ditar regra mundo afora e que inexplicavelmente parece não se importar mais com o assunto.
P quem tem conhecimento e experiência com medicina homeopata e medicina alopata, verá q homeopata o médico faz várias perguntas p conhecer o paciente, a causa anterior da enfermidade e qual o medicamento, dosagem de acordo com a identidade e a enfermidade, já o alopata médica um remédio químico e até outro p regular os efeitos causados.
Outro exemplo didático, quando se aponta o dedo p alguém, existe 3 dedos apontando p si próprio.
Logo se usar as fontes do jornalismo da TV Cultura e ou TV bandeirantes principalmente no mês de dezembro, e até um bom economista e cientista político atualizado, verá q a oposição política atual cobra barganhas como cargos políticos, e dinheiro, din- din, ou altos valores p q o governo ganhe no senado e câmara. Só no ano passado foi gasto bilhões de reais dados aos políticos, o famoso toma lá da cá. E da onde sairá este dinheiro????!!!!…
A OCDE e outros eruditos e economistas disseram q os gastos públicos e altas taxas de juros no Brasil são muito altos, o próprio presidente do Banco Central brasileiro disse q precisa fazer uma reforma, e porque ele não disse isto com o bolsonaro q o indico p o cargo…
É necessário uma boa reforma pública (civil, militar e politica), pois os gastos com salários, pensões e aposentadorias públicas são muito altas.
Procure pesquisar o caso econômico da Grécia q tinha muitos privilegiados no serviço público nas décadas de 1990 e 2000.
Eu como muitos quero q o Brasil vai p frente, principalmente com a expansão do Brics e a atualidade moderna, e se o governo governar de acordo com o q eles fizerem, acredito q vai funcionar por causa do PT q quer lavar a alma do passado, a Simone Tebit auxiliando a economia e o Geraldo Alckimin como vice p fear os abusos dos extremistas do PT, caso der errado, vamos esperar 2 anos e pedir impitmam, o pessoal não pediu impitmam no bolsonaro no 1o ano por causa da pandemia…
Dar tempo ao tempo.
O Brasil precisa avançar muito, mas muito em infraestrutura, em educação, saúde e forças armadas, por causa das culturas tradições e o militarismo do Brics.
É a minha opinião.
Abraço
Veto pode ser derrubado pelo congresso.
Mas do jeito q as coisas estão no nosso país, às avessas em absolutamente tudo, ñ espero mais nada.
Quiseram assim, e ñ foi por falta de aviso! PONTO…
A única coisa q é concreta é q esse ano tem eleições, e o cachaça já deixou claro:
ELEIÇÃO É PRIORIDADE!!!
O q é mais chato é q tem gente relativizando: ou pq ñ está nem aí e tem o seu garantido, ou ñ tem a mínima noção do que está acontecendo!
E o amor “L” continua fazendo a festa. Inocente é quem pensou que seria diferente!!!rs
Calma, esse veto não quer dizer que o orçamento desses programas foi cancelado, esse veto na LDO vinha também sendo feito pelos presidentes anteriores, pesquisei desde a LDO 2017 só pra verificar e desde então esse tipo de veto vem sendo feito. Esse veto que estamos discutindo é um anexo que é enviado junto a LDO e elaborada pelo congresso, tentado ditar ao executivo o que deve ser priorizado na execução do orçamento.
A lei que mostra a dotação orçamentária é a LOA, Lei Orçamentária Anual, que o governo envia ao congresso todo ano. Esse analisa a LOA e pode fazer remanejamentos nos programas, aumentando dinheiro de uns e diminuindo de outros. Na LOA 2024 o congresso fez diversos cortes no orçamento de alguns programas das forças que estavam marcados como integrantes do novo PAC, como por exemplo o do KC-390, onde o governo envio a proposta de LOA 2024 com o valor de R$ 775.000.000, e no texto preliminar foi cortado para R$ 497.000.000. Na votação final da LOA 2024 o governo conseguiu recompor o valor do KC para R$ 682.000.000.
Tentei esclarecer alguma coisa, desculpem se errei em alguma informação, e vamos ter calma e esperar maiores informações, mas acredito que até o momento não houve contingenciamento ao orçamento dos programas das forças.
Vou deixar aqui os vetos das LDOs desde 2017 pra quem quiser conferir, e pra constar, o congresso manteve os vetos respectivos ao que estamos tratando aqui.
LDO 2017:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Msg/VEP-703.htm
LDO 2018:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Msg/VEP-277.htm
LDO 2019:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Msg/VEP/VEP-449.htm
LDO 2020:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Msg/VEP/VEP-569.htm
LDO 2021:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Msg/VEP/VEP-764.htm
LDO 2022:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Msg/VEP/VEP-408.htm
LDO 2023:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/msg/vep/VEP-451-22.htm
Exato. Melhor desenhar pras viuvinhas tristes e inconsoláveis: os programas NÃO foram vetados. O que foi vetado é apenas o status de prioridade. Os programas serão cumpridos. Apenas deixaram de ser prioridade.
Sequim, você está falando de um país que opera Greenhalg !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ou quer que eu continue desenhando? “Apenas” deixar de ser prioridade é o que resulta em F5 ainda em operação no Brasil. É justamente por você defender toda essa manipulação política contra nosso poderio que temos Forças Armadas deficitárias, indústria de defesa em situação judicial indo a falência, atraso no Astros etc. Ainda tem gente que defende esse estado de coisas!
Davi, calma. O presidente é responsável pela segurança nacional, o que significa que se ele prejudicar o andamento de projetos estratégicos para o país e tivermos uma crise repentina que prejudique nossa soberania, como a da Venezuela, a culpa é dele. Argumentar que outros presidentes também agiam assim é contraproducente, piorando ainda mais a situação. Ou seja, o atual presidente segue uma cultura que visa prejudicar nosso poderio de forma sistemática e cronológica. E você acha isso aceitável! Projetos militares são caros e demorados, e como se não bastasse ainda tem essa burocracia no qual devemos ficar “calmos”. Isso é inaceitável! Ao invés do governo (legislativo e executivo) discutir investimentos de no mínimo 2% do pib fala-se em veto.
Uma opção de verba para as Forças Armadas seria o uso de royaltes de mineração ou de petróleo. Mas não! O negócio é cortar. Cortar ministérios nada. Aqueles elefantes brancos dos estádios existem para nada onde torraram muito dinheiro e hoje são um monte de nada. Aí temos que ler do senhor Davi e do senhor Sequim justificativas que visam defender o governo e que se danem nosso poderio! Não tem essa de “ódio ideológico” esse assunto é sério! O presidente queria converter o KC30 em vip, aí não tinha esse assunto de veto! Eu até defendi que o presidente (seja ele qual for) tenha sim um avião de longo curso para que ele leve os interesses do Brasil da melhor forma.
Enfim, mais do mesmo.
Bolsonaro reduz pedido do KC-390
Petista: Lesa pátria, entreguista, fascista…
Lula veta 7 programas militares (inclusive KC-390)
Petista: Estadista, responsavel…
E assim segue o gado petista, basta tocar o berrante…
O ENGRAÇADO é que quando o BOZO cortou a encomenda dos KC-390, queria vender a Embraer para a Boeing e jogou o cronograma de entrega dos Gripen quase todo para 2026/2027 não vi nenhum desses revoltados patriotas minions fazendo comentários remotamente similares…
Mas de novo?
MMerlin calma amigo muita calma, eles não sabem o que “falam” kkkkkk.
A EMBRAER começou a ser vendida no mandato do Temer. Durante a gestão Bolsonaro ficou decidido que a parte de Defesa da empresa não entraria no negócio. Daí veio a pandemia e cancelou tudo. Pra nossa sorte.
Mais uma vez a desinformação por partes de alguns, chega a ser infantil. A afirmação de que o “Bozo” tentou vender a Embraer não procede. A Embraer é uma empresa privada e de capital aberto pulverizado, com vários donos, inclusive grupos de Megainvestidores como Mondrian e Blackrock; tendo o Brasil a valiosa Golden Share.
Em segundo lugar o “Bozo” não cortou encomenda de nada, as forças armadas tiveram que ajustar os planos delas por conta do teto de gastos, que impede que governos irresponsáveis como o atual, faça uma festa com o dinheiro dos contribuintes e que não pertence a nenhum governo. O cronograma dos Gripen seguiu a mesma lógica, piorada pela Pandemia maldita que parou o planeta e jogou as economias no buraco.
Por favor, senhores, mais honestidade intelectual e seriedade.
Pedir honestidade intelectual para essa turma é demais.
O Brasil precisa produzir suas armas e sua tecnologia de defesa, temos que deixar de depender de outros países.
Divergências à parte você faz muito bem em expor a indignação seletiva de alguns aqui….
Muito bem Giba!💪🏼
Putz….novamente…
Esse dinheiro vai ser muito bem usado na forma democrática (COMPRA DE APOIO) das emendas de relator que não é mais chamada de “orçamento secreto”. A politica tem que acabar nesse país mesmo, se tiver uma dúzia de políticos que prestam para alguma coisa já é muito.
Quase instantaneamente ele aprova LDO com R$4,9Bi para eleições municipais!
Com esse valor, daria muito bem para aprovar o desenvolvimento de tecnologias nacionais, mas o brasileiro é muito ignorante (para não dizer outra coisa) em eleger populistas irresponsáveis!
Tem muita boquinha para abastecer, esse negócio de gastar com militar não serve para nada na visão do PT.
Com uma pequena diferença meu caro. Com estes loucos da esquerda é ladeira a baixo , já a direita sabíamos que mais cedo ou mais tarde haveria uma melhora geral.
Todo castigo é pouco kkkkkkkkkkkkk
Pelos comentários dos colegas da pra sentar a popularidade das Forças, frente a população…
Pesquisa instantânea , impresso e assinado.
Bate continência L
O bom era bater continência p bandeira dos USA e abrir o pré-sal p as empresas americanas. Afinal pra quê 75% dos royalties p a educação e 25% p saúde não é???
Ha,ha,ha gargalhando muito.
Todo castigo para as FAs ainda é muito pouco,avisados foram o que eles iriam fazer ao Brasil e às FAs
Engulam o choro,o grosso ainda não entrou,segundo o líder dos asininos, e agradeçam à turma do L.
Enquanto o soldo continuar em dia, pra eles tanto faz. Que se dane a defesa nacional.
Esta achando engraçado não é? Não se trata das Forças Armadas em si mas sim da soberania nacional como um todo. O revoltante é eu ter que explicar isso! Não é a toa que o Prosuper foi cancelado, essa turma acha graça de um Brasil indefeso e vulnerável. Isso porque estamos vendo a crise venezuelana ameaçar nossa fronteira!
Reclame com seu “presidente” e a caterva.
O mais engraçado é o rebolado que os militontos de sempre fazem para defender o indefensável.
E no mais só rindo para não chorar,porque com esse grande desgoverno, é Brasil ladeira abaixo e sem freios.
Kkkkkkkkkkj Faz o L
Kkk eita lasqueira faz o L
Faça o L, EB!
Faça o L, FAB!
Faz o L, MB!
Boa noite amigo Guilherme em relação a FAB o que foi cortado?os caças Gripen continuarão 36 ou 40 aviões?
Obrigado
Abs
Fábio,
O documento é muito pobre de informação, não dá saber exatamente ao que se refere.
O Bom dos politicos é que eles nunca nos decepcionam, independentes do lado so fazem ** . Parabens aos esquerdistas e aos de Direita nossas forças vao desmanchar em ferrugem por conta de decisões de ambos os governos
O veto é de quem mesmo?
Não interessa o governo. A estória é sempre a mesma
Ele vetou um anexo que o Congresso saiu pendurando tudo como prioridade, modificando o artigo 4° da LDO 2024.
… e de quem votou neles. Ou seja a parcela de culpa é de todos que não se abstiveram. Lembrando que votamos para o legislativo também.