Por Luiz Padilha
“Bem-vindo ao futuro da Telemedicina”
Ter um equipamento que fornece ampla capacidade durante um atendimento médico, seja durante o resgate de feridos em um acidente, no atendimento a uma população ribeirinha ou mesmo em grandes centros onde paramédicos estão de prontidão 24 horas/7 dias por semana, faz toda a diferença.
A Gehr International & Cia apresentou a mochila e o Transportable Exam Station (TES) da GlobalMed ao PARASAR durante o período em que ocorreu o Exercício Conjunto Tápio 2022.
Atualmente, a telemedicina é uma das maiores tendências nos cuidados de saúde. A empresa oferece duas opções de seu equipamento, onde a mochila traz equipamentos modernos e possui a leveza necessária para o socorrista se deslocar com rapidez, dependendo da necessidade do atendimento.
Já a Transportable Exam Station (TES) é mais complexa e normalmente é utilizada a bordo de aeronaves, navios ou veículos militares. Ambos surpreendem pela capacidade que possuem de auxiliar o socorrista ou médico, durante o atendimento em campo.
A TES traz uma nova dimensão para fornecer telemedicina para o paciente em ambientes austeros. Totalmente móvel, ela é uma plataforma com um nível militar embutido, comprimido, robusto, com o Gorilla Glass, um vidro de álcali-aluminossilicato projetado para ser fino, leve e resistente a danos, usado principalmente como um protetor de tela para dispositivos eletrônicos portáteis e monitores de laptop, capaz de realizar vídeo conferência em qualquer condição.
A conectividade de rede é alcançada usando uma conexão de ponto para 3G/4G/LTE ou embutido em WiFi. De monitor Cardíaco à Ultrassom, a mochila e a Transportable Exam Station (TES) possuem os mais recentes equipamentos para a maior precisão na assistência do paciente. O ultrassom vem equipado para exames abdominais e até mesmo transvaginal.
O TES possui os dispositivos abaixo:
• Câmera Totalexam®
• Horus Ophthlmoscope
• Estetoscópio Clearsteth®
• Ultrassom ClearProbe
Com a robustez de um case com rodas e resistente ao pó e ao clima, a TES garante sua utilização nas mais duras situações.
A Transportable Exam Station (TES), utilizada em campo, possui uma bateria interna que permite seu funcionamento por até 8 horas e, com o GPS integrado, permite a comunicação do operador com médicos em hospitais, através da comunicação via satélite ou por telefonia móvel.
Além do PARASAR, equipe médica do HCAMP (Hospital de Campanha) da Força Aérea Brasileira, também recebeu instruções sobre as capacidades do equipamento.
A Marinha do Brasil possui dois Transportable Exam Station (TES) da GlobalMed, concentradas no Setor de Saúde da Marinha, que utiliza o equipamento onde for necessário. A FAB adquirindo esses equipamentos irá aumentar muito a capacidade de atuação do PARASAR. As Forças Armadas Brasileiras já executam muito bem o atendimento à população na região Amazônica, onde os recursos são escassos e, com o TES, seu trabalho ficará ainda mais eficiente.
Outro ponto importante é que a TES pode equipar pequenos postos de saúde em cidades pequenas, onde, devido à escassez de recursos, essa estação permitirá a realização de exames e, caso seja necessário, a orientação de médicos em hospitais de grandes centros ou nos hospitais da Marinha, Exército e Aeronáutica. Para as Forças Armadas, seria um grande alívio de gastos, já que não haveria a necessidade de deslocamento do militar lotado em locais distantes, como os que estão nos pelotões de fronteira, para serem atendidos em hospitais de cidades onde existam recursos.