Por Guilherme Wiltgen
Após reunião de urgência realizada na manhã de hoje (8), entre o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira, foi anunciado a disponibilidade de seis aeronaves da FAB, para repatriar os brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina, que desejam retornar ao Brasil.
Segundo o Brig. Damasceno, poderão ser utilizados dois KC-30 (A330-200), dois KC-390 Millennium e dois VC-2 (Embraer 190), totalizando seis aeronaves de transporte, sendo que o primeiro voo, realizado pelo KC-30, poderá decolar ainda hoje de Base Aérea de Natal (BANT) com destino a Itália.
As aeronaves da FAB vão transportar equipes compostas por médicos e psicólogos, para apoiar os brasileiros repatriados.
Pelo que entendi no pronunciamento do brigadeiro Damasceno os aviões estão disponíveis para os brasileiros mas não necessariamente serão usados em sua totalidade já que dependerá da demanda de brasileiros que queiram voltar ao Brasil. Estranho é o presidente Lula não se apresentar nessa crise enviando seu ministro, como Chefe de Estado ele deveria estar a frente dessa operação de resgate. Pelo menos o vice!!!!
Provavelmente os KC390 levarão mantimentos para o povo israelense e os outros trarão o pessoal, embora os KC30 também tenham grande capacidade de carga. Se os KC30 já tivessem a capacidade de abastecimento em voo ele poderia suprir o KC390 nessa missão. Brasil né? Mais uma vez as Forças Armadas mostram o seu potencial na defesa da soberania nacional repatriando nossa gente. Que Deus ajude o povo israelense em mais uma grave e lamentável crise em sua história.
Espero que a parceria entre o exército e a avibras permita uma recuperação e desenvolvimento de novos vetores em especial os hiper-sonico.
Tá, e o que isso tem a ver com a crise israelense e as providências do governo brasileiro?
Nossa 🤯 porque está ignorância toda !!!
Bem pensado Carlos! Porque ele ignora toda essa crise para tratar um tema que não diz respeito ao que se está sendo tratado? Várias pessoas morrendo, sofrendo e sendo sequestradas e o Paulo falando de tecnologia totalmente alheio ao problema proposto pelo título. Vai entender essa insensibilidade não é Carlos?
Parabéns, pra nossa FAB!
Rápida capacidade em proteger brasileiros
no exterior!!!