Brasília (DF) – As ações conjuntas envolvendo o Ministério da Defesa e a iniciativa privada no combate à COVID-19 têm alcançado números expressivos.
Desde o final do mês de março a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da ALA 3 de Canoas (RS), tem auxiliado um grupo de empresários da Região Sul do País no trabalho de distribuição de protetores faciais para diversas regiões do país.
Nesta quinta-feira (18), o representante do grupo empresarial, Rossano Faé Mendonça, esteve com o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério, Marcos Degaut, para agradecer o apoio prestado.
No total, a FAB transportou cerca de 15 mil protetores, que foram distribuídos gratuitamente nas cidades de Anápolis (GO), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e na capital Federal.
O representante gaúcho também disponibilizou 9 mil protetores, que deverão ser levados para comunidades indígenas. “Este apoio tem sido fundamental na distribuição dos protetores, especialmente para regiões mais distantes da Serra Gaúcha”, comentou Faé Mendonça durante a reunião, que também contou com a participação do Diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM) da Secretaria, General de Divisão Luís Antônio Duizit Brito.
Ele explica que o grupo de empresas, que conta com a participação de 32 companhias de diversos segmentos, se uniu para desenvolver o Equipamento de Proteção Individual (EPI).
O material foi doado para profissionais das áreas médicas e de órgãos de Segurança Pública. “O Equipamento é composto de uma viseira de PET, acoplada a uma tiara de PVC injetada. Com isso, os agentes de saúde aumentam consideravelmente a proteção, evitando assim contaminações. Além de ser utilizado pelas equipes de saúde, esse “escudo” é um aliado às forças de segurança, já que estão em contato direto com pessoas, durante suas abordagens”, comentou.
O Secretário Degaut destacou que parcerias como esta têm feito a diferença no combate à pandemia. “Nós convidamos a indústria para participar das missões e a resultado tem sido expressivo”, comentou. Além do apoio aos empresários da Serra Gaúcha, o Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa lançou a Campanha COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos, que cadastra empresas e produtos para o combate ao vírus. Em paralelo, as informações do cadastro são disponibilizadas ao Ministério da Saúde, às Forças Armadas e aos Conselhos Nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e de Secretários de Saúde (CONASS).
Até o momento, 504 empresas cadastraram mais de 900 produtos.
Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19.
Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.
A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento.
De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.
FONTE E FOTOS: MD