O Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen ingressou na Marinha do Brasil (MB) em 1979 e, após ter concluído o curso da Escola Naval, foi declarado Guarda-Marinha em 14 de dezembro de 1982.
Ao longo de sua carreira, destaca-se as seguintes comissões: Navio-Varredor “Atalaia” (Comandante); Submarino “Tamoio” (Imediato); Gabinete do Comandante da Marinha (Assessor Parlamentar); Submarino “Tapajó” (Comandante); Navio-Aeródromo “São Paulo” (Imediato); Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa – EUA; e Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (Chefe de Gabinete).
Promovido ao posto de Contra-Almirante em 25 de novembro de 2011 ocupou, desde então, como Oficial General, os cargos a seguir: Diretor do Pessoal Civil da Marinha; Comandante da Força de Submarinos; Assessor do Comandante de Operações Navais; Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; Diretor de Hidrografia e Navegação; Diretor de Obras Civis da Marinha; Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; e Comandante de Operações Navais.
Entre os principais cursos de carreira ressalta-se o Curso de Aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais, o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores – Escola de Guerra Naval (EGN), o “Advanced Course in Hemispheric Defense and Security” – Colégio Interamericano de Defesa, instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC-EUA e o Mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica – Universidade Del Salvador (ARG).
O Almirante Olsen foi agraciado com as seguintes condecorações: Grande Oficial da Ordem do Mérito da Defesa; Grã-Cruz da Ordem do Mérito Naval; Grande Oficial da Ordem do Mérito Militar; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico; Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco; Grau de Alta Distinção da Ordem do Mérito Judiciário Militar; Grau de Oficial da Ordem do Mérito Marítimo da República Francesa; Grau de Comendador da Ordem do Mérito Cartográfico; Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico; Medalha da Vitória; Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias; Medalha Exército Brasileiro; Medalha Militar (Passador de Platina); Medalha Mérito “Tamandaré”; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito “Santos Dumont”; Medalha-Prêmio “Átilla Monteiro Aché” (Submarinista); Medalha-Prêmio do Colégio Militar; Medalha Mérito Marinheiro (Quatro Âncoras com Passador de Prata); Medalha Mérito Saúde Naval (Esculápio Dourado); Medalha da Junta Interamericana de Defesa; Medalha de Honra ao Mérito Nuclear; Emblema de “Ouro” – Bolívia; Título de “Hidrógrafo Honorário” e Título de “Intendente Honorário”.
Deve ser difícil ou não pater continência a um criminoso e seus comparsas
Parabéns Brasil, um dia quando estiver na Marinha jurei sobre essa bandeira
Saudades 😞
Parabéns aos novos comandantes. O Brasil mais do que nunca precisa dos senhores. Sucesso !
Olá!
Não entendi a revolta do internalta acerca da opinião da Senhora supracitada.
Ele poderia ter deixado descrito no comentário a opinião dele acerca do seu candidato preferido (possivelmente Presidente Lula).
Perdeu a oportunidade de se expressar de forma elegante, nos moldes acima descritos pela Sra. Angolana.
Que os Deuses sejam louvados!!!!!!!
Faltou mais detalhes da vida do novo comandante da MB, data de nascimento, estado de origem , família. Detalhes tão importantes quanto seus méritos.
Sucesso na gestão que se inicia generais 👏👏
Parabéns pelas escolhas. Nossas forças armadas voltarão a ter um papel importante nos destinos do Brasil.
Não será fácil liderar tão diferentes subalternos, mas, certamente os 3 escolhidos para comanda-los saberão manter na caserna. Sucesso na empreitada dignos Oficiais Generais.
Sou uma angolana que morou dezoito anos no Brasil, país que amo de paixao.
Acompanho as notícias sobre o vosso processo eleitoral e actual situação no vosso país. Confio no Presidente Jair Bolsonaro como última barreira contra o comunismo na América do Sul e desejo que o apoio das forcas armadas à vossa causa nao se faca esperar. Deus abençoe o Brasil , as Forcas Armadas Brasileiras, o Presidente Jair Bolsonaro e o grande povo brasileiro.
Tá falando caquinha. Melhor ficar quieta e não passar vergonha!
Ela deu a sua opinião pessoal, respeito, e não faltou com educação Com os outros aqui… Isso tem a ver com aquela educação q não se aprende na escola, e sim com os pais, fica dica…
Que falta de respeito lamentável.
Acusando- a daquilo que fez, Que vergonha !
Por que? Ela não pode se expressar? Esse é o teu conceito de democracia? Um post como o teu combina bem com a ideia do futuro governo acerca da democracia e direito de expressão.
O pensamento dessa senhora possa explicar o altíssimo IDH angolano
Qualquer um que pense diferente fala “caquinha “ ? O tal do idolatra cego é uma lástima .
😂😂😂😂
Tá rindo de que?