Por Carolina Macêdo
O Ministério da Defesa (MD) promoveu, na tarde de segunda-feira (09), a cerimônia de transmissão de cargo da chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), onde o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire sucedeu o General de Exército Laerte de Souza Santos.
Ao presidir a solenidade do EMCFA, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, condecorou o Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire com a Ordem do Mérito da Defesa, no grau Grã-Cruz. “É com alegria poder contar com a sua rica experiência profissional, com sua dedicação e com sua energia. Seu histórico de carreira assegura uma rápida inserção dos temas atinentes ao Estado-Maior e sua presença neste Ministério demonstra o apreço e a consideração que a Marinha dedica a esta pasta”, destacou o ministro no discurso de boas-vindas ao Almirante. Em ambas as solenidades foi reconhecido o trabalho dos antigos titulares das funções.
Na ocasião, o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire destacou com entusiasmo sua nova missão à frente do cargo. “O EMCFA é um braço estratégico e operacional do MD. Nosso enfoque deve estar no incremento da interoperabilidade, fortalecimento de operações conjuntas, como a Ágata, que traz resultados relevantes e visíveis à população. Além, claro, de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos humanos e materiais, colimada aos interesses e às necessidades de nossa Pátria”, disse.
EMCFA
Foi criado em 2010 para promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
A sua missão envolve a defesa do País, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate. Sob sua gerência, estão a Assessoria de Inteligência de Defesa, Chefias de Operações Conjuntas, de Assuntos Estratégicos de Logística, Mobilização e de Educação e Cultura.
FONTE: MD
Quanta pompa, uniformes impecáveis, tudo muito bonito, solene, mas……….
Mas o que?