Por Comandante Cleber Ribeiro, com informações do COpPazNav
Brasília (DF), 21/12/2020 – De 06 a 16 de dezembro, ocorreu a etapa final e presencial da revisão do Manual de Unidades Militares Logísticas das Nações Unidas. A atividade foi desenvolvida na cidade de Rawalpindi, Paquistão O evento contou com a presença de representantes de Estados-membros da ONU, tais como: Alemanha, Brasil, China, Marrocos e Paquistão. Na ocasião o Brasil foi representado pelo encarregado do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) da Marinha, Capitão de Fragata FN Carlos Eduardo Gonçalves da Silva Maia.
A revisão do Manual de Unidades Militares Logísticas das Nações Unidas objetivou atualização doutrinária do documento, cuja última atualização foi em 2015.
Na abertura do evento, o coordenador dos trabalhos, General Shahab, do Exército do Paquistão, ressaltou o comprometimento dos Estados-membros na condução da revisão, ainda que na vigência da pandemia.
Segundo o Comandante G.Maia, “ao Brasil foi destinado maior foco no capítulo que versa sobre treinamento, haja vista a reconhecida capacidade dos Centros de Operações de Paz brasileiros de cursos e estágios”.
A revisão do Manual de Unidades Militares Logísticas das Nações Unidas proporcionará incremento significativo nas tarefas das Unidades Logísticas de campo, contribuindo para a entrega de um Apoio de Serviços ao Combate em melhores condições no decorrer das Operações de Paz.
Fotos: Acervo COpPazNav