Do Ataque a Pearl Harbor à Vitória em Okinawa
O lançamento da M.books deste mês conta como a tentativa de conquista japonesa foi frustrada e como os Aliados lutaram por toda a Birmânia, ilha por ilha, rumo à vitória final no Oriente.
Em 7 de dezembro de 1941, a marinha japonesa atacou Pearl Harbor. Simultaneamente, o exército japonês lançou ataques maciços na Malásia, Hong Kong e nas Filipinas. A esfera de influência dos japoneses se espalhou num ritmo fenomenal.
À medida que as nações da Ásia caíam uma a uma e as tropas britânicas e americanas na região eram rapidamente subjugadas, parecia que o sonho do império japonês estava para se tornar realidade.
Da luta selvagem pelas ilhas do Pacífico à reconquista da Birmânia, contra todas as chances, pelo “esquecido” 14º Exército, Vitória no Pacífico conta toda a história de como a guerra contra os
japoneses no Extremo Oriente foi finalmente vencida.
SOBRE A AUTORA:
Karen Farrington – é escritora e ex-jornalista do Fleet Street, que se especializou no estudo de confl itos ao longo do século XX. Ela marcou o 50º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial com a publicação de Eyewitness to World War II, compilado de várias entrevistas com veteranos ao redor do mundo, sendo que muitos deles contribuíram para a Vitória no Pacífico.
M. Books do Brasil Editora Ltda.
Email: divulgação@mbooks.com.br
Um livro fascinante… muito bom pra consulta e pra ler inteiro…
Este livro é uma literatura interessante, mas a escritora foge um pouco a cronologia dos eventos, o que pode confundir a mente dos leitores, deixando o texto como de dificil entendimento.
Enquanto se conhece livros sobre a guerra do Pacífico, e nestes se absorveram conhecimentos e que preencheram a verdadeira situação temporal, de datas, tentar compreender a narrativa fora desse padrão pode levar a frustração e desapontamento, e mesmo porque comparado com outros livros, este não faz um apanhado muito profundo do assunto em pauta.
O ponto alto do livro foi tocar bem na notória campanha da Birmânia, que são passagens que pouco lí ultimamente.
Eu lí a versão em inglês.