Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética da UE atenderia a uma “resposta robusta e unida”, disse um diplomata russo. Segundo indormações, dois oleodutos russos para a Europa foram atacados. Enquanto o gás continuava a vazar no Mar Báltico, não se sabe quem poderia estar por trás dos vazamentos ou qualquer ataque, se comprovado, nos oleodutos da Nord Stream 2 que a Rússia e os parceiros europeus gastaram bilhões de dólares construindo.
A Rússia, que reduziu as entregas de gás para a Europa depois que o Ocidente impôs sanções sobre a invasão da Ucrânia por Moscou, disse que a sabotagem era uma possibilidade. A União Europeia acredita que a sabotagem provavelmente causou os vazamentos detectados na segunda-feira, disse Josep Borrell, ecoando visualizações exibidas pela Alemanha, Dinamarca e Suécia. A UE não nomeou uma investigação em potencial ou sugeriu um motivo para a suspeita de sabotagem.
Enquanto o gás vaza no Báltico
Autoridades russas em quatro regiões ocupadas da Ucrânia relataram maiorias enormes de votos a favor de ingressar na Rússia, pois os Estados Unidos planejavam uma resolução da ONU condenando os referendos como uma farsa e a Rússia permaneceu desafiadora. Aldeias inteiras estão se esvaziando à medida que os ucranianos fogem da anexação russa, enquanto nas fronteiras da Rússia há desespero, pois os homens russos tentam escapar da convocação militar do presidente Vladimir Putin.
O último aviso de Putin de que ele está pronto para usar armas nucleares para defender a Rússia em meio à guerra na Ucrânia tornou uma pergunta preocupante muito mais urgente: o ex-spião da KGB está blefando?
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Foi uma “operação” intra Otan. Polônia atacando o suprimento de gás da Alemanha.
A Polônia já dava sinais que estava com as “costas quentes” quando do nada cobrou reparações pela 2ºGM da Alemanha. Com os Estados Unidos dando cobertura e apoio, ficaram corajosos. Biden em fevereiro já havia dito que destruiriam o Nord Stream 2 e agora a Polônia faz o serviço sujo. Nada sem anuência dos EUA.
Os Estados Unidos são a maior máfia do mundo. Qualquer país que queira sair da sua área de influência é atacado.
Vamos ver como a Alemanha do fraquíssimo Olaf Scholz vai reagir a isso.
Temos aqui um espião digno de James Bond…. sabe de segredos que nem os governos sabem! Parabéns Sr espião. Aproveita e pede emprego na KGB.
Puts…. tomara que isso não gere efeitos no meio ambiente, acho que é menos pior do que vazamento de óleo né?
É só tacar fogo que resolve.
Claro que tem impacto ambiental, e “só tocar fogo” não resolve nada, por que o pior efeito é a adsorção de elementos carcinogenicos, tóxicos, metais pesados e acidificantes na água do mar. O báltico é um mar de aguas frias abrigadas intimamente ligado a vida no mar do norte, é um criatório de tudo ali. E o mar do norte é o mar europeu mais piscoso, que abastece parte dos mercados do mundo inteiro…..o bacalhau que o mundo inteiro consome, por exemplo, depende da reprodução que acontece primordialmente no báltico, e depende por tabela da saúde da população de plancton dali …..o que certamente vai ser afetado. Isso falando somente em oferta de pescado, tem ainda todo risco de contaminação do pescado, até com efeito em abortos e fetos com má formação e deficiência. Quando isso acontece com pulação indígena e pobre na Amazônia ninguém se importa o suficiente pra fazer nada, mas e na Europa ocidental?