Por Hyung-Jin Kim
O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-un, inspecionou um submarino recém-construído e ordenou que as autoridades reforcem a capacidade militar do país, informou a mídia estatal nesta terça-feira, enquanto o Norte aumenta sua pressão sobre os Estados Unidos antes da possível retomada da diplomacia nuclear.
Na semana passada, a Coréia do Norte informou que pode cancelar sua suspensão de 20 meses dos testes nucleares e de mísseis para protestar contra as esperadas simulações militares entre os Estados Unidos e a Coréia do Sul que a Coreia do Norte considera um ensaio de invasão.
As imagens do submarino surgem no momento em que os EUA e a Coréia do Norte trabalham para retomar as negociações após uma reunião no final do mês passado, na fronteira coreana entre Kim e o presidente Donald Trump. A diplomacia está paralisada desde o fim da segunda cúpula de Kim-Trump no Vietnã, em fevereiro, devido a diferenças em relação às sanções lideradas pelos EUA contra a Coréia do Norte.
A Agência Central de Notícias da Coreia informou que Kim expressou “grande satisfação” com o submarino depois de aprender sobre seus dados operacionais e sistemas de armas.
Kim “enfatizou a necessidade de aumentar a capacidade de defesa nacional de forma constante e confiável, direcionando grandes esforços para o desenvolvimento de armas e equipamentos navais, como o submarino”, segundo a KCNA.
A KCNA não disse exatamente quando e onde a inspeção de Kim do submarino ocorreu. A empresa disse que a implantação operacional do submarino “está próxima”.
A construção de um novo submarino sugere que a Coréia do Norte vem aumentando sua capacidade militar apesar da diplomacia nuclear com os EUA, que começou no início do ano passado. A Coréia do Norte tem dito repetidamente que está disposta a abandonar seu programa nuclear em troca de benefícios políticos e econômicos.
Não se soube imediatamente que tipo de submarino a Coréia do Norte construiu. Mas seus esforços para desenvolver sistemas de mísseis lançados por submarinos são uma séria preocupação para rivais e vizinhos, porque os mísseis de navios submersos são mais difíceis de detectar antecipadamente.
Antes de entrar em negociações com os Estados Unidos, a Coréia do Norte afirmou ter testado com êxito mísseis balísticos de submarinos, embora muitos analistas de fora afirmem que a Coréia do Norte provavelmente está a anos de distância de ter um sistema operacional.
Houve pouco progresso público, apesar da mais recente reunião Trump-Kim, e o lançamento das fotos do submarino pelo norte poderia ser uma maneira de aumentar a pressão sobre os Estados Unidos antes de qualquer negociação renovada e lembrar seu rival de suas exigências.
A Coréia do Norte quer alívio das sanções severas lideradas pelos EUA em troca de prometer desistir de parte de seu programa de armas, mas os Estados Unidos estão exigindo maiores medidas para o desarmamento antes de concordar em renunciar à influência das sanções.
Enquanto um submarino que a Coreia do Norte usou para disparar um míssil em 2016 e 2017 deve ser considerado como uma plataforma de teste com um único tubo de lançamento, o novo submarino provavelmente será com dois a três tubos de lançamento que podem estar operacionais, disse Kim Dong-yub, um especialista em Coreia do Norte no Instituto de Estudos do Extremo Oriente de Seul.
O desenvolvimento de um submarino com tubos de mísseis balísticos seria uma questão “sensível”, porque poderia estar ligado a um esforço para fortalecer a capacidade nuclear da Coreia do Norte, disse Kim. Mas ele disse que o fato de a Coréia do Norte ainda não revelar a capacidade do submarino sugere que ele pode ter como objetivo aumentar o moral militar em casa, ao invés de ameaçar e pressionar os EUA.
A revelação do submarino veio no momento em que o conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, chegou à Coréia do Sul na terça-feira para negociações sobre a Coréia do Norte e outras questões.
FONTE: Military Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Considerando as fotos da matéria o casco tem um diâmetro da ordem de 7500mm. Parece pouco para misseis de lançamento vertical. Também nas areas ao redor do casco não aparecem dispositivos, máquinas de solda, ou outros indicios de que estajam em plena fabricação.
Assim os misséis seriam lançados a partir dos tubos de torpedo?