TEERÃ (Tasnim) – O comandante da Marinha dos Guardas da Revolução Islâmica disse que o Irã estabeleceu cidades de mísseis onshore e offshore ao longo das costas do Golfo Pérsico e do Mar de Omã, o que seria um “pesadelo” para o inimigo.
Em entrevista ao semanário Sobh-e Sadeq, o contra-almirante Ali Reza Tangsiri disse que a Marinha do IRGC, como a Força Aeroespacial do IRGC, estabeleceu cidades de mísseis subterrâneos e offshore contendo mísseis costa-mar. As “cidades flutuantes de lançamento de mísseis” seriam exibidas a critério das autoridades, observou o comandante, acrescentando: “O inimigo sabe que o Exército e o IRGC têm cidades subterrâneas (mísseis) por todo o Golfo Pérsico e as costas de Makran, mas suas informações não são precisas.”
A Marinha do IRGC está presente em todo o Golfo Pérsico e no Mar de Omã, em todos os lugares em que o inimigo nem pensaria, como um “pesadelo”, alertou o almirante. Tangsiri apontou para a iniciativa da Marinha do IRGC de formar “Basij naval” em 2.200 km das costas sul do Irã, excluindo as ilhas, dizendo que a força envolve 428 flotilhas e mais de 23.000 militares. “Todas as nossas costas estão armadas e as cidades subterrâneas do Exército e do IRGC, com várias empresas de defesa, se espalharam por toda a costa sul. A costa também está totalmente armada ”, acrescentou.
O comandante também disse que os inimigos deveriam se preparar para ouvir as notícias de novos mísseis e navios iranianos de longo alcance que eles nem imaginavam. Tangsiri continuou dizendo que a Marinha do IRGC vigia de perto todos os navios que cruzam o Estreito de Ormuz, enfatizando que se as forças dos EUA cometerem algum erro, elas serão seguidas até o Golfo do México. O Irã frequentemente critica a presença de forças estrangeiras no Golfo Pérsico, enfatizando que isso prejudica a segurança na região e que apenas os estados regionais são responsáveis por salvaguardar a segurança no corpo d’água.
O líder da Revolução Islâmica, o aiatolá Seyed Ali Khamenei, já destacou que a segurança da região do Golfo Pérsico é da competência dos países da região. “A segurança do Golfo Pérsico se relaciona com os países da região que têm interesses comuns, e não com os EUA. Portanto, a segurança da região do Golfo Pérsico deve ser fornecida pelos próprios países dessa região”, disse o Líder em 2016.
FONTE: Tehran Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Concordo e meio estranho militar fazer propaganda de algo que deveria ser classificado. Como exemplo Israel ate hoje náo admitiu ter armas nucleares.
Blá blá blá sem medidas se eles realmente tivessem as tal “cidades de mísseis” eles não estariam alardeando assim, pode até ser que tenham alguns mísseis subterrâneos mas cidades de mísseis eu duvido muito, o Irã é um cão que late, chato, metido a cachorro grande mas que não morde, não gosto de gente assim que estão sempre procurando encrenca mas me preocuparia muito mais se eles fossem como Israel que não late, não se mexe e fica como cachorro vadio dormindo num canto mas quando você menos espera ele ti arranca a perna no mínimo, este sim não dorme no ponto e é muito perigoso e eficaz. O Irã deveria repensar suas táticas pois isso pra mim é uma demonstração de que são fracos estrategicamente o que é pior do que ser fraco militarmente.