Por Yuri Hernandez
Na América Latina, os cartéis criminosos praticam tradicionalmente o narcotráfico. Na Venezuela, essa atividade é praticada dentro do governo. Sob o regime de Nicolás Maduro, a posição da Venezuela no negócio global da cocaína aumentará.
O Almirante de Esquadra da Marinha dos EUA Craig S. Faller, comandante do Comando Sul dos EUA, disse em uma entrevista à Voz da América (VOA), no dia 28 de novembro de 2019, que o dinheiro do tráfico ilícito de drogas é agora uma “parte importante” do financiamento do regime de Nicolás Maduro na Venezuela.
Na mesma entrevista, o Alte Esq Faller ressaltou que “o regime ilegítimo de Maduro, à custa de seu povo, o que é triste, facilitou o aumento de todos os tipos de atividades ilícitas. E isso é fluxo de drogas, é terrorismo, é mineração ilegal. Esse fluxo de drogas tem sido parte disso. Assim, se você for um líder de cartel, pode agora vislumbrar um caminho fácil através da Venezuela para enviar seu carregamento, por via marítima e aérea, e distribuir seu produto, e Maduro e seu regime ilegítimo ficam com uma parte. Maduro faz o que for necessário para se manter no poder junto à sua equipe e o que garante suas finanças é, em grande parte, o dinheiro ilícito do narcotráfico”.
Em uma entrevista em novembro de 2019 ao Miami Herald, o Alte Esq Faller disse: “Houve um aumento de mais de 50 por cento do narcotráfico na Venezuela e através do país e Maduro e seus comparsas estão enchendo os bolsos, em conluios com o tráfico ilícito de drogas”.
A VOA declarou, no dia 13 de novembro de 2019, que em maio de 2018 o ex-chefe de inteligência militar venezuelano, Hugo Carvajal, era considerado um membro-chave de um cartel de drogas venezuelano conhecido como o Cartel dos Sóis.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, esse nome tem sua origem nas estrelas douradas dos emblemas usados pelos generais da Guarda Nacional Bolivariana. Esses oficiais militares de altas patentes lideram o cartel, o qual não apenas coopera com os narcotraficantes, mas também proporciona uma segurança fortemente armada, armamento de uso militar e inteligência para proteger alguns desses carregamentos de drogas.
De acordo com o Small Wars Journal, “o Cartel dos Sóis é a única organização do narcotráfico conhecida na região, que está totalmente formada por militares e autoridades governamentais. Na verdade, os líderes do Cartel dos Sóis estão envolvidos em todas as esferas da estrutura narcotraficante da Venezuela, o que os torna uma força criminal considerável.
Além disso, sua formação única com oficiais do alto escalão lhes permite manter postos de comando e de controle exclusivos em todos os aeroportos, pontos de vistoria e portos importantes por onde passam os carregamentos de drogas. Isso ocorre especialmente nos estados de Apure, Zulia e Táchira, todos situados ao longo da fronteira que a Venezuela compartilha com a Colômbia”.
Um dos líderes do cartel, Diosdado Cabello, foi sancionado em 2018 pelo Gabinete de Controle de Bens Estrangeiros (OFAC, em inglês) do Tesouro dos EUA, que informou que ele havia “lucrado pessoalmente com extorsão, lavagem de dinheiro e peculato”. Cabello é a segunda pessoa mais influente do regime venezuelano. De acordo com o OFAC, Cabello “coordenou as atividades de tráfico de drogas com Maduro, que obteve lucros substanciais com o negócio”.
No dia 18 de maio de 2018, um boletim de imprensa do secretário do Tesouro dos EUA Steven T. Mnuchin informou que “o povo venezuelano sofre com os políticos corruptos, que se agarram ao poder enquanto enchem seus próprios bolsos. Estamos impondo sanções contra indivíduos como Diosdado Cabello, que se aproveitam dos seus cargos públicos para praticar o narcotráfico, a lavagem de dinheiro, o peculato de fundos estatais e outras atividades corruptas”.
Johan Obdola, presidente da empresa de inteligência e segurança global IOSI, com foco na América Latina, disse à Fox News que “a força militar venezuelana se tornou uma organização do narcotráfico criminosa armada. A maioria dos comandantes de alto e médio escalões estão profundamente envolvidos em corrupção, operações de drogas e graves abusos contra os direitos humanos”.
Obdola acrescentou que “as pequenas agências policiais e unidades militares pró-regime em toda a nação praticam essas operações criminosas voltadas para o narcotráfico, sequestros e roubos, para sobreviver à crise”.
FONTE: Diálogo Americas
Seria extremamente importante para a transparência e elucidação dos verdadeiros culpados o livre exercício da imprensa em território venezuelano,, mas como la o contraditório é tido como crime de terrorismo, e levando-Se em conta o caminho do dinheiro do narcotrafico, acredito que o governo da Venezuela se aproveita sim da indústria do narcotráfico, e que tem ajudado a destruir pessoas famílias e a forma de se viver livre e com a fé em Deus
A diferença meu caro é que o estado Colombiano combate o narcotráfico enquanto que o Venezuelano apoia. Se tu não consegues nem distinguir, ou fingi que não distingue aí já é outro “estória”. O que tem o Mandetta com isso? Tudo quer jogar para o lado Fla X Flu da política tupiniquim, mas a questão é de polícia, crime internacional!
Quando se fala de Venezeuala, o cartel dos sóis gera muito discurso falacioso na sua defesa, os mesmos argumentos falhos de sempre, não há provas, todos países tem traficantes, CIA que plantou droga e etc.
Provas contra o Cartel dos Sóis tem muitas, da ONU, dos americanos, dos colombianos, aqui no Brasil da polícia federal, franceses, União Européia e etc, é desinformação falar o contrário, de pilotos da FANB presos na Colômbia com drogas, dezenas de navios vindos da Venezuela carregados de droga (agora revistam especificamente navios de lá nos portos europeus), comandantes venezuelano preso na Espanha com muita droga, aviões rastreados em baixa altura saindo de bases aéreas venezuelanas em direção a Nicarágua/Haiti, parentes de políticos presos com grandes volumes de droga, contas na Suíça de laranjas ligados a generais e políticos, além lógico de muitas execuções de militares em condições “suspeitas” sugerindo disputas internas na organização criminosa. E essas relações datam do Chavez que tinha relações amistosas com as FARCs que controlam a região produtora d
Enfim, que o cartel dos sóis existe não há duvida, até onde há o envolvimento do governo é outra história, pode ser conivência em troca de apoio político, pode ser participação direta no tráfico, pode ser até refém de militares.
Outra falácia é essa de “outros países também tem tráfico”, uma coisa são bandidos agindo além da capacidade de contenção do estado, outra é uma política de governo para permitir e cooperar com traficantes, especialmente forças militares, compartilhando meios militares, que é o que ocorre na Venezuela.
Entretanto, há um problema nesse engrossamento da vigilância americana no mar do caribe, as rotas sul de drogas, embora mais caras devido as dificuldades logísticas, são totalmente desprotegidas. Se os americanos apertam o cerco lá encima, a droga desce. Já existe uma estrada da droga no Orinoco-Negro-Amazonas voltada pro atlântico (contrabando por tripulantes de navios em passagem) e uma estrada no Madeira-Mamomé-Paraguai voltada pros portos da região Sul-Sudeste (contrabando em contêineres), que inclusive aumentou as apreensões de drogas nesses portos desde a intensificação das operações do ussouthcom, imagino que isso pode aumentar ainda mais, enriquecendo e fortalecendo ainda mais o PCC, facção que controla essas rotas.
Depois da frustrada tentativa do auto-presidente Guaidó os EUA voltam a velha tática de transformar em narcotraficantes qualquer governo que eles querem derrubar, Panamá, Granada, El Salvador, Cuba e vários países Latino Americanos já foram alvo de campanhas mediática isentas e semelhantes a esta…
A Colômbia aliada NUNCA… Nem nos piores tempos…
Essa é uma acusação grave demais e as fontes são todas do governo americano. Não é confiável devido ao nível da guerra híbrida em andamento dos Estados Unidos contra a Venezuela. Acho que o Brasil não deve entrar nessa “pilha”, nem tomar posição que só tem a prejudicar e agravar a situação grave que vivemos.
“Essa é uma acusação grave demais e as fontes são todas do governo americano.Não é confiável devido ao nível de guerra híbrida…”
Tá de sacanagem né? Desinformação é o que tu estás a fazer aqui ao dizer que “são todas fontes do governo americano”. Pois o que falas claramente não é verdade, vez que há anos diversas fontes de mídia ligam o PCC, FARC, e outras organizção terroristas e criminosas a membros do alto escalão dos governos de Chávez e Maduro.
E isso não é invenção americana, cinco minutos de pesquisa na internet e tu vai encontrar toneladas de dados corroborando o que eu escrevi, que a Venezuela é um narcoestado. E o regime de Maduro hoje mais do que nunca depende do tráfico de drogas entre outras atividades ilícitas para sobreviver vez que a PDVSA está basicamente falida e o petróleo não tem mais valor.
Qual a parte a qual vc credita ser fake meu caro???
A coisa ficando cada vez mais feia na Venezuela e ainda tem gente achando que é mentira ou exagero. Na Síria tbm deve ser tudo coisa de Hollywood. 😉
Quem SEMPRE teve problemas com narcotráfico era a Colômbia, que me conte NUNCA houve na Venezuela carteis de droga como em Cáli ou Meddelin na Colômbia.
Se queres acreditar nos americanos é problema dos crédulos fás americanos os mesmos que acreditavam fielmente nas armas de destruição de massa de Saddam Hussein que NUNCA foram encontradas…
PIOR CEGO é aquele que se RECUSA a ver o que está REPETIDAMENTE na sua frente e prefere continuar a ver as miragens oferecidas pelo seu algoz…
ALGO parececido as declarações do Embaixador Americano que jura que os EUA não sequestraram suprimentos médicos que o Ministério da Saúde brasileiro comprou e não recebeu…
Preferes acreditar no embaixador Americano que no “petista” do Mandetta…
Mais adiante vais defender o direito americano exclusivo de explorar os recursos lunares e apoiar os Spaces Marines da Força Espacial Americana que atacarem qualquer um que desafie o monopólio de exploração mineral americano na Lua…
Belo futuro…
Meu caro Giba, até para os seus padrões a defesa da narcoditadura de Maduro é ser por demais abjeto, o que me leva a crer que você deve ser remunerado para fazer tão indigna tarefa! antes que você venha com sua cantilena acerca de “provas fabricadas pelos malvados americanos” cumpre lembrar que o Cartel de Los Soles já foi objeto de denúncia por outros organismos multilaterais tal como a “americana” Interpol.
E como bem colocou o colega mais acima a diferença dos extintos Cartéis de Medellin e de Cali para o Cartel de Los Soles é que o Estado Colombiano os combateu duramente. E eu ainda aponto outra diferença – Enquanto os Cartéis colombianos eram liderados e integrados por criminosos que estavam à margem do Estado o Cartel de Los Soles é o próprio (narco) Estado venezuelano, no caso as forças armadas.
Para concluir cumpre lembrar que o exame dos dados do notebook de Raul Reyes, então número 02 das FARCs, deixou evidente o envolvimento de autoridades e militares venezuelanos com as narcoguerrilhas colombianas, que inclusive lavavam o dinheiro do tráfico na PDVSA.