Por Josh Smith
SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte disparou um “míssil hipersônico” nesta semana que atingiu com sucesso um alvo, informou a agência estatal de notícias KCNA nesta quinta-feira, no segundo teste do tipo enquanto o país busca novas capacidades militares enquanto as negociações pela desnuclearização estão paralisadas.
O lançamento, feito na quarta-feira, foi o primeiro da Coreia do Norte desde outubro e foi detectado por várias Forças Armadas da região, atraindo críticas de governos como os dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.
A Coreia do Norte testou pela primeira vez o míssil hipersônico em setembro, entrando em uma corrida liderada por grandes potências militares para desenvolver sistemas avançados de armas.
As armas hipersônicas normalmente voam em direção a seus alvos em altitudes menores do que mísseis balísticos, e podem atingir mais de cinco vezes a velocidade do som, ou cerca de 6.200 km/h.
Apesar do nome, analistas dizem que a principal característica das armas hipersônicas não é a velocidade que pode ser igualada ou até ultrapassada por ogivas de mísseis balísticos tradicionais, mas sim sua capacidade de manobra.
No teste de quarta-feira, a “ogiva hipersônica deslizante” se destacou do foguete de impulsionamento e foi manobrada 120 quilômetros lateralmente antes de “atingir com precisão” um alvo a 700 quilômetros de distância, reportou a KCNA.
(Reportagem adicional de David Brunnstrom em Washington)
Ninguém me convence do contrário: Armas nucleares, vetores para entrega, mísseis balísticos. E agora, hipersônico..A Coréia do Norte não teria mentes para tanto. E muito menos dinheiro. Apesar dos meios excusos que eles utilizam para conseguir.
Entretanto, todo este avanço tecnológico militar, é originário da China…Pois , Pequim quer que o Tio Sam tenha mais uma dor de cabeça..E cá entre nós: O tio Sam precisa rever sua política ou geopolítica. Não tem como os EUA, enfrentar, Rússia, China, Irâ, talvez o paquistão e por aí vai.
Se ele conta com a Otan…rs..Fica chupando dedos…Alguém acha que se Moscow invadir a Ucrânia, Portugal ou a opinião pública vai permitir envio de uma brigada para lutar pela Ucrânia(mesmo que haja um tratado)? Não esqueçam da segunda Guerra mundial qdo deixaram a Polonia a ver navios.
Isso tudo é conversa de botequim…Se o bicho pegar mesmo a Otan colocará o rabo entre as pernas. E a opinião pública derrotará seu próprio País como no
Vietnam.