Durante a conversa telefônica, Vladimir Putin disse a Joe Biden que a Rússia agirá para garantir sua segurança da mesma forma que os EUA agiriam, além disso, indicou que espera resultados concretos de acordo com as preocupações de segurança descritas acima.
A conversa telefônica entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Joe Biden, foi “totalmente dedicada às questões de garantia de segurança” e foi produtiva , disse o assessor do presidente russo em entrevista coletiva, Yuri Ushakov.
Em particular, o funcionário enfatizou que “o principal ponto levantado pelo lado dos EUA durante essa conversa foi que o presidente Biden afirmou claramente que os Estados Unidos não têm intenção de implantar armas ofensivas na Ucrânia”.
“É muito importante que o presidente Biden tenha enfatizado várias vezes durante a conversa que você não pode iniciar uma guerra nuclear e não pode vencê-la”, disse Ushakov. O conselheiro acrescentou: “Biden também destacou que a Rússia e os Estados Unidos podem e devem desempenhar um papel fundamental nos esforços para garantir a paz e a segurança na Europa e no resto do mundo.
Da mesma forma, Ushakov indicou que Putin disse a Biden que a Rússia agirá para garantir sua segurança da mesma forma que os EUA agiriam.
“O presidente Putin disse que atribui grande importância a essas conversas, mas elas não devem degenerar em conversas inconseqüentes. Portanto, em primeiro lugar, esperamos não o processo de negociação em si, mas resultados concretos de acordo com nossas preocupações, expressas , em particular , no papel “, enfatizou Ushakov.
Sanções resultariam em “rompimento total de relacionamentos”
Segundo o assessor, durante a chamada o presidente dos EUA mencionou que os países ocidentais vão reagir a uma nova escalada na fronteira ucraniana com “sanções maciças” contra a Rússia. Seu homólogo russo respondeu que, em tal caso, as relações bilaterais entre Moscou e o Ocidente seriam “gravemente danificadas”.
“Se o Ocidente, entretanto, decidir introduzir essas sanções sem precedentes sob certas condições, então tudo isso pode levar a um colapso total das relações entre nossos países”, disse Ushakov, citando Putin.
No dia anterior, o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Alexei Danilov, informou que o órgão não considera provável a invasão do país pela Rússia.
Segundo contato dos presidentes em um mês
A conversa desta quinta-feira é a segunda reunião virtual de Putin e Biden até agora neste mês. O anterior , que ocorreu no dia 7 de dezembro, durou duas horas e foi dedicado principalmente a questões de segurança, como a situação na Ucrânia, as preocupações da Rússia com a expansão da OTAN e o programa nuclear iraniano.
Os contatos entre a Casa Branca e o Kremlin continuarão após o Ano Novo. Já em janeiro, os dois países farão negociações em Genebra (Suíça). Os dois presidentes concordaram que controlarão pessoalmente o processo.
Em comentário à RT, Arturo López-Levy, professor de política e relações internacionais da Holy Names University, nos Estados Unidos, aponta que os dois países podem tratar de forma diferente quais armas são ofensivas e quais são defensivas. Em última análise, isso está nos olhos de quem olha para ele, o especialista considera.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Quem tem tem medo,americano sabe com quem mexe.
Esse velho decrépto e proxy dos globalistas pode arrotar com os poodles europeus países fracos ,mas com a Rússia e a China tão começando a ver que falar grosso não vai dar certo.
Let’s go Brandon!
Globalistas? Kkkkk……
Temos um discípulo do velho fumador de fezes de urso da Virgínia
O garotinho do Tic Tac do relógio quebrado do ataque ao Irã não gosta de ser contrariado.
Suas bravatas são sua,a realidade do mundo é outro.
Esse seu ufanismo americano fez vc fucar cego do mundo atual.
Chuna e Rússia não vai abaixar e se curvar para americanos e aliados,aceite a verdade.
De bravatas e realidade alternativa você entende como bom discípulo do rasputin de araque que mora na Virgínia mas vem se tratar no SUS…..
Ps: defina “globalistas”, ou será que vc está confundindo com os tribalistas?😆
Tá certo,já consertou seu relógio do Tic Tac ao Irã?
Quanto ao Olavo nunca li nenhum livro dele,mas vc tá com cara de que deve ter uma coleção do FHC.
Acho que vc é que deve andar com muitos tribalistas admiradores dos globalistas.
Volto a perguntar: o que são “ globalistas”?
Vc deve ser um servo deles.
Já consertou o relógio do Tic Tac?
A pergunta continua sem resposta portanto vou repetir: O que são “globalistas”?
Vc quer exemplos conhece Geoge Soros,Reid Hoffman,as Big tecs?
Viu o que está acontecendo com alguns países europeus que receberam levascde refugiados?
E outra mude o seu oráculo,pois suas previsões de um grande “ispicialista”nenhum se concretizou.
E por fim conserte seu relógio do Tic tac.
Não pedi “exemplos” e sim um conceito!
Volto a perguntar: o que são “globalistas”?
Nós já estamos caminhando para o que eles desejam,um governo centralizado,de um país só,onde tudo e todos vivem e pensam sem questionar o mando central.
A geração mimimi,politicamente correta,feminazis,as gretas,controle do que pode ser dito,energia verde.
Só esqueceram de combinar com a China,Rússia,CN,os árabes,Irã e as ditaduras,vai ser difícil impor o que eles almejam.
Nossa Tireless, você com um papo desses? Francamente esperava muito mais de você.
E daí que ele usa o SUS e mora na Virgínia? Ao longo da vida dele, ele pagou mais impostos no Brasil do que você pagou ao longo da sua vida inteira. No mais, ele é aposentado e nunca pegou um tostão dessa aposentadoria do INSS. Ele tem todo o direito e mais um pouco de usar o QUANTO QUISER o SUS.
Largue de falar besteira do que você não sabe. Você já leu algum livro sobre globalismo? Quais autores conhece? Por que discorda? Se nunca leu nada, cale a boca e fique quieto.
Nossa! Alguém que se doeu pelo fumador de fezes de urso da Virgínia! E aí, você acredita que a coca diet é adoçada com fetos abortados? 😆😆😆
Aparentemente o EUA vai ceder e a Rússia vai conseguir concessões. Ponto para Putin um grande líder estrategista.
Nada a ver! Biden apenas reiterou aquilo que a OTAN sempre deixou claro ou seja, que não pretende instalar armas ofensivas na Ucrânia, mas reiterou que caso o déspota corrupto do Kremlin continue com sua intimidação e apoio aos separatistas vem mais sanções no lombo russo.
Cadê o “ponto para Putin” mesmo!?😉
É, Putin piscou primeiro
Quem lhe disse isso? a OTAN, eua e OSCE já tinham acenado para Moscou bem antes desse contato telefônico…