Faleceu nesta madrugada no Rio de Janeiro o ex-Ministro da Marinha no governo João Figueiredo de 1984 à1985, Almirante de Esquadra (RM 1), Alfredo Karam.
Decano dos Submarinistas brasileiros, infelizmente não conseguiu completar 100 anos. Seus 99 anos foram intensos construíndo uma belíssima carreira na Marinha do Brasil.
Durante sua carreira Alfredo Karam exerceu diversos cargos na arma de Marinha de Guerra, tais como: Comandante do Primeiro e Sexto Distritos Navais, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha e Chefe do Estado-Maior da Armada. Em sua administração, foram criados o Instituto Nacional do Estudo do Mar, atual Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, e o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga, além de concluir as obras de reestruturação da Estação Naval do Rio de Janeiro, do novo Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão e do Centro Hiperbárico na Base Almirante Castro e Silva. Neste período, foram incorporados os Navios de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e os Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) empregados pelo Corpo de Fuzileiros Navais.
Com o devido RESPEITO, dificilmente a MARINHA como um todo está de luto pelo passamento do Almirante Karan…
Ele era um notório LINHA-DURA e uma carne-de-pescoço para se lidar.
Eu pessoalmente tinha uma péssima experiência vinda dele que me puniu por expressar minha opinião (sincera demais) sob a solicitação do então diretor de Ensino após o curso de aperfeiçoamento em Armamento.
à época (1989) todo oficial em especialização em Armamento era alocado às unidades combatente na Esquadra. Eu e um colega que divergimos da opinião geral no questionamento fomos “julgados” pelo então Chefe da Esquadra Karan fomos sumariamente expurgados da Esquadra.
Eu vim para uma Corveta Imperial no RS e o colega sincero para uma Corveta em Belém do Pará.
P.S. Jovem oficial militar NUNCA responda sinceramente a um questionário doi comando, MESMO como no meu caso você seja ordenado a explicar as SUAS RAZÕES…
P.S. 2 A punição resultou no fim da minha carreira na MB pelo afastamento da minha área de aperfeiçoamento e a decorrente decepção PESSOAL pela punição não administrativa imposta à mim pelo DE CUJUS Karan. EMBORA os oficiais que tiveram acesso ao meus argumentos na época, ANOS DEPOIS, tenham manifestado OFICIOSAMENTE que minhas ponderações críticas sobre a situação do pessoal subalterno da força se provaram PROFÉTICAS.
P.S. 3 Entretanto ao final das contas Karan me presentou deportando-me para Rio Grande-RS que eu conhecesse minha ESPOSA com a qual convivo FELIZ a mais de 3 décadas. Então só tenho a AGRADECER ao péssimo Karan por ter me ajudado EXCEPCIONALMENTE na minha vida particular ao me PUNIR por crime de OPINIÃO solicitada à outro ALMIRANTE sem sequer me ouvir e me olhar de frente.
Não derrubo uma lágrima pela sua passagem par onde quer que ele tenha ido…
Mas suspeito do seu destino…
Desculpe a certa AMARGURA, mas esta não dá para eu passar em BRANCO…
Press F to pay respect
Fair Winds and Following Seas!
Bravo Zulu Alte Karam, que Poseidon o receba em seu reino! 🫡⚓️🇧🇷