Por Jacek Siminski
A CBS obteve uma filmagem incrível mostrando o “Super 61”, um dos helicópteros derrubados durante a batalha de Mogadíscio em 1993. Filmada por um dos operadores das forças especiais a bordo do helicóptero de vigilância, Little Bird. A Batalha de Mogadíscio era uma parte da Operação Serpente Gótica que visa capturar o Warlord Mogadíscio, Mohammed Farrah Aidid .
A missão que levam à Batalha de Mogadíscio também conhecida como Battle of the Black Sea, visava capturar o lider da organização do Aidid. Em 21 de setembro de 1993 o líder financeiro do Aidid, Ali Osman Atto foi capturado pela Força Delta.
Essa batalha foi um dos principais marcos no campo de táticas das forças especiais aplicados na guerra urbana.Muitos erros foram cometidos e muitas lições aprendidas.
Como mencionado no material pela CBS, após a Somália nenhum soldado dos EUA vai lutar sem NVG ou abastecimento de água. A operação que era para durar apenas alguns minutos se estendeu drasticamente para mais de 17 horas e meia.
Durante as primeiras horas da missão, o Black Hawk Super 61 foi derrubado pelos rebeldes. Mais tarde, um segundo helicóptero, o Super 64 foi derrubado também.
Desta vez, 0 Sargento Gary Gordon e o Sargento 1ª Classe Randy Shughart do Delta Force, se ofereceram heroicamente para proteger o local do acidente. Os somalis mataram Gordon e Shughart, tendo feiro Durant, o piloto, um refém. Ambos Shughart e Gordon receberam a Medalha de Honra póstuma.
Os restantes operadores Delta e Rangers abriram caminho para o local do acidente. Eles acabaram sendo resgatados pela 10 ª Divisão de Montanha do Exército dos EUA, com a ajuda das forças da ONU composta por soldados paquistaneses e da Malásia.
Pelo vídeo não está claro de onde veio o tiro, e grande parte da operação Somália ainda é classificada. Ele mostra o exato momento quando o Super 61 é abatido. O vídeo foi feito a partir da aeronave de vigilância Little Bird, que coordenou a operação. A única coisa que vale ressaltar é a distância que o helicóptero voou a partir do local onde foi atingido.
Os jornalistas da CBD defendem a tese de que a batalha de Mogadíscio, era por definição para ser do 160 SOAR (Regimento de Operações Especiais da Força Aérea). Além disso, afirma-se que ele estava de volta em 1993, quando as forças norte-americanas se reuniram no campo de batalha contra o Al Qaeda. Há uma outra afirmação interessante, onde a batalha 1993 fez os EUA e a ONU voltarem para a política de isolamento com um menor grau de envolvimento nos conflitos locais.
O ex-oficial de inteligência do Exército dos EUA, David Snelson com sua esposa, Alisha Ryu, viveram em Mogadíscio nos últimos três anos.
Eles decidiram recuperar o máximo do Super 61 que podiam, como eles aprenderam sobre um canteiro de obras que está sendo planejado lá. Snelson disse à CBS:
“Acima de qualquer outra coisa, você pensa sobre os homens … o que eles passaram. Nós não fizemos isso por mais ninguém além deles. Vou pegar [as lembranças do Super 61] e levar pra casa. “
Os restos recuperados, incluindo a lâmina do rotor e pedais, são agora apresentados no Airborne and Special Operations Museum in Fayetteville, Carolina do Norte.
FONTE: The Avionist
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval