Por Dr. Mark J. Lewis
O CSS Virginia encontrou seu rival, o USS Monitor, depois de apenas um único dia de luta. Como o Virgínia, a história do desenvolvimento do Monitor também contém muitas lições para a nossa era moderna.
A notícia de que o ex-USS Merrimack estava sendo reconstruído como um navio de guerra coberto de ferro havia retornado à União quase assim que o trabalho começou, em junho de 1861. A coleta de inteligência foi generalizada em ambos os lados durante a Guerra Civil, e os confederados fracassaram claramente quando se tratava de segurança de operações para seu projeto naval mais avançado.
Em 3 de agosto, o Congresso dos EUA já havia destinado US$ 1,5 milhão para construir uma contramedida, cerca de duas vezes o custo de um navio de linha contemporâneo, equivalente a cerca de US$ 50 milhões em dólares do ano corrente. Ironicamente, há evidências de que os confederados perseguiram um navio de guerra blindado porque acreditavam erroneamente que a União estava construindo o seu próprio, desencadeando inadvertidamente uma corrida armamentista.
Seis dias após a destinação do dinheiro, a Marinha da União emitiu um pedido de propostas, a ser entregue um mês depois. O design vencedor que se tornou o USS Monitor nem mesmo foi uma das primeiras inscrições, mas sim um adendo a uma proposta de um veleiro blindado mais convencional.
O conselho de revisão da Marinha escolheu o Monitor como um dos três finalistas de uma lista original de 17 propostas, mas eles permaneceram céticos em relação ao design totalmente não convencional. Foi necessária a intervenção do próprio presidente Lincoln, anulando o Conselho da Marinha, para que o projeto do Monitor fosse selecionado, com um contrato datado de 21 de setembro. Lincoln é o único presidente a receber uma patente nos Estados Unidos para um dispositivo para barcos flutuarem nos rios e em bancos de areia, então ele próprio era um inventor com grande interesse em engenharia naval.
O designer do Monitor, John Ericsson, foi um dos 19 engenheiros mais notáveis do século. Nasceu na Suécia em 1803, suas habilidades como inventor foram reconhecidas desde muito cedo. Embora carecesse de muita educação formal, Ericsson contribuiu com novas idéias sobre tudo, desde locomotivas a vapor a motores térmicos e hélices navais. Ele imigrou para a América em 1839, incentivado por Robert Stockton, que recrutou Ericsson para trabalhar no USS Princeton, o navio de guerra mais avançado de sua época.
Infelizmente, Stockton acabou excluindo Ericsson do projeto e, em seguida, fez alterações em seus projetos com resultados desastrosos. Durante um cruzeiro pelo rio Potomac com o presidente John Tyler e membros do gabinete a bordo, uma das armas do Princeton explodiu, matando o secretário de Estado e o secretário da Marinha. Embora Ericsson não fosse o responsável, Stockton conseguiu passar a culpa para ele de qualquer maneira.
Pense então em como foi notável que duas décadas depois o destino da Marinha da União tenha sido colocado nas mãos de um inventor nascido no exterior que foi amplamente considerado responsável pela morte inadvertida de dois membros do gabinete.
O Monitor tinha uma longa lista de avanços, incluindo mais de 40 invenções patenteáveis, principalmente uma torre giratória que revolucionou a guerra naval. Embora ela não tenha sido entregue no prazo prometido de 100 dias, o Monitor chegou perto. Lançado em 30 de janeiro de 1862, ela foi rebocado para Hampton Roads após um mês de testes no mar, pronto para enfrentar o Virginia.
A batalha entre o CSS Virginia e o USS Monitor em 9 de março de 1862 é muitas vezes descrita como um empate, mas, a meu ver, não foi nem perto. Com sua manobrabilidade superior e torre giratória, o Monitor claramente superou o Virginia. Nenhuma dos navios poderia penetrar na blindagem do outro, mas o Monitor poderia ter prevalecido se ele tivesse os canhões de 16 polegadas que Ericsson havia especificado, em vez dos canhões de 11 polegadas que estavam realmente montados na torre. Lembrando a explosão da arma no Princeton, foi sugerido que a Marinha não confiava totalmente em Ericsson e reduziu as armas do Monitor, então o navio estava reduzindo seu poder.
A história do USS Monitor nos ensina várias lições, incluindo o valor da coleta de informações e a importância da aquisição rápida. O Monitor também nos lembra a importância de aceitar o risco tecnológico, bem como o papel que líderes visionários e bem informados podem desempenhar na defesa de tecnologias emergentes, especialmente no combate a um consenso cauteloso.
A história pessoal de Ericsson também é um lembrete de que precisamos dar as boas-vindas aos inovadores e estar abertos a novas ideias de fontes não tradicionais; e essa segunda chance às vezes é bem merecida.
Os confederados destruíram o Virginia apenas dois meses após sua batalha histórica, quando foram forçados a abandonar Norfolk. O Monitor continuou a servir até que ele foi perdido no mar agitado do Cabo Hatteras em dezembro de 1862, mas sua influência perdura no projeto de quase todos os navios modernos.
Hoje, seus restos mortais recuperados estão em exibição no Museu dos Marinheiros em Newport News, Virgínia, e vale a pena uma visita para ver um exemplo incrível de uma história de sucesso de aquisição de defesa de 160 anos.