Por Guy Norris
LOS ANGELES – A Northrop Grumman está usando um veículo aéreo não tripulado (UAV) X-47B, como um teste para sistemas de reabastecimento aéreo em apoio a sua proposta para a licitação da Marinha americana, MQ-25A Stingray.
Os primeiros detalhes de preparação da Northrop Grumman para a licitação MQ-25A surgiram em fotografias obtidas pela Aviation Week de um X-47B modificado nas instalações da Força Aérea dos EUA em Palmdale, Califórnia. As fotos parecem mostrar o UAV configurado com um pod reabastecimento aéreo (WARP) sob a asa esquerda e um tanque de combustível sob a asa direita.
A aeronave também exibe uma sonda de reabastecimento aéreo sobre a asa direita, o que indica que esse UAV é o segundo de dois X-47B que voaram na demonstração Navy’s Unmanned Carrier Air System Demonstration (UCAS-D) de 2015.
Embora os detalhes sejam difíceis de discernir através da névoa de calor, o WARP é semelhante à série Cobham 34” que opera em um intervalo de velocidade de 200 a 325 nós. A energia para o sistema, para transferir o combustível (400 US gal / min), é fornecida por uma turbina de ar de impacto, o que é claramente visível sobre o nariz do WARP.
O pod sob a asa direita é um depósito de combustível auxiliar padrão semelhante ao FPU-8 de 330 litros ou o FPU-11 de 480 litros ou ao utilizado pelos F/A-18C/D e F/A-18E/F respectivamente. Uma foto também mostra o que parece ser um painel de acesso aberto ou possível carcaça para um sensor eletro-óptico/infravermelho, definido na fuselagem superior acima da entrada do motor localizado centralmente.
Pouco foi visto ou ouvido falar sobre o X-47B, apelidado de “Salty Dogs” pela Marinha desde sua saída do Naval Air Systems Command Patuxent Rover, Md. de volta à Palmdale em janeiro deste ano. A aeronave tinha sido armazenada desde o fim do programa UCAS-D, enfrentando um futuro incerto, quando a Northrop os trouxe de volta com a intenção de usa-los para ensaios de futuros programas de desenvolvimento.
A aparência do X-47B modificado é para se adequar ao pedido formal para apresentação de propostas (RFP) que a Marinha deve fazer ainda este ano para o MQ-25A, o primeiro veículo baseado em porta aviões como reabastecedor aéreo não tripulado. O convite segue um RFP emitido em junho para o planejamento de engenharia, desenvolvimento e fabricação para um contrato em 2018. O pedido, que tem como alvo a capacidade dos UAV em estender a autonomia das aeronaves baseadas nos porta aviões já a partir de 2019-2020, e foi enviado diretamente para a Boeing, General Atomics, Lockheed Martin e Northrop Grumman.
A Northrop Grumman foi contactada para comentar sobre as imagens, mas se recusou a comentar.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Aviationweek
Olha, tecnologia de PONTA.
Sabem quando o Brasil conseguirá construir um destes.
Bem, deixem eu fazer as contas
hummm, calculando,
2017 – CRISE
2018 – CRISE
2019 – CRISE
2020 – CRISE
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2050 – CRISE
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2100 – CRISE
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Nossa, nesta terra só da CRISE
2200 – CRISE
AH, esquecemos a corrupção, patrimonialismo, clientelismo, etc, etc.
Se mudamos tão pouco desde o Brasil Colônia, e fácil supor que não mudaremos muito daqui a 2 séculos.
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2300 – CRISE
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2800 – CRISE
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3000 – FIM DO MUNDO
Bem, tecnicamente será o fim do mundo, então a crise e a corrupção deixaram de existir nesta terra abençoada por Deus.
Finalmente a Terra dos Índios Tupi está livre deste LIXO VAGABUNDO QUE CHEGOU AQUI EM 1530.
VIVA O BRASIL, TERRA ABENÇOADA POR DEUS.