Por Raul Juste Lores
Ao testar limites, rivais unem vizinhos aos EUA
O mais recente capítulo da rixa americana com os chineses se deu no terreno virtual: Washington suspeita que hackers da China estejam por trás do ataque cibernético que roubou dados pessoais de 4 milhões de funcionários públicos federais americanos, divulgado na semana que passou.
A Chancelaria chinesa já negou envolvimento e ainda provocou, ao dizer que acusações desse tipo são “irresponsáveis e sem fundamento científico”.
Fora do campo digital, a principal troca de acusações entre as duas superpotências tem sido motivada pela disputa dos limites no mar do Sul da China.
No fim de maio, os EUA pediram à China que freasse a criação de ilhotas artificiais com armamento militar na região, em águas disputadas por vários outros países, que são aliados americanos.
O maior confronto recente aconteceu em 20 de maio, quando um avião-espião americano sobrevoou a área e foi “alertado” pelas autoridades chinesas que deveria se afastar.
No áudio divulgado pelo governo americano, um oficial chinês diz “esta é a Marinha chinesa, este é céu chinês”, perto das ilhas artificiais. “Você está se aproximando de nossa zona militar de alerta. Por favor, vá embora imediatamente para evitar um mau julgamento.”
O oficial americano respondeu que era um militar dos EUA “conduzindo atividades militares legais fora do espaço aéreo de qualquer país, sob a lei internacional”.
O Departamento de Estado americano rejeitou a solicitação chinesa de que aviões espiões dos EUA deixassem de sobrevoar o mar do Sul da China.
Quase metade do comércio marítimo mundial passa por essa região. Boa parte da segurança energética e alimentar da China, do Japão e da Coreia do Sul depende dessa área disputada.
Aliança Defensiva
O secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, já visitou a área duas vezes desde abril. Em Cingapura, ele ainda disse que “as atitudes da China estão unindo os países da região em várias maneiras”.
Em julho, por exemplo, o Japão participará pela primeira vez de exercícios militares organizados pelos EUA e Austrália.
“É um paradoxo para a China que, quanto mais forte e assertiva fica, mais seus vizinhos vão procurar obter alianças mais fortes com os EUA como contrapeso”, afirmou à Folha Robert Evan Ellis, professor do Instituto de Estudos Estratégicos da Escola de Guerra do Exército dos EUA.
“Alguns vão tentar acomodar a China ao mesmo tempo”, diz. Para ele, Pequim se sente “encurralado” pela geografia e quer “dominar o espaço aéreo e marítimo ao seu redor”.
No início deste ano, um longo relatório feito pelo Council on Foreign Relations, um dos mais importantes centros de estudos americanos, indicou que a China “representa e continuará a ser o mais significativo concorrente dos EUA nas próximas décadas”. “A necessidade de uma resposta mais coerente dos EUA ao poder emergente da China está atrasada.”
“Os dois lados não têm interesse em uma escalada do conflito nem da retórica”, disse à Folha um diplomata americano sob a condição de não ter o nome revelado. “Os chineses estão testando as águas, checando o quanto podem fazer sem serem punidos”, afirmou.
FONTE: Folha de São Paulo
Tem um documentario chamado “A Randição de Berlim” feita pelo exercito Americano que mostra o quão mentirosa é essa estoria de que a Russia massacrou os civis alemães
Na minha opinião, quem defende armas nucleares contra a humanidade e odeia a Russia pelo suposto massacre de civis não passa de ESQUIZOFRENICO… pq é muito contraditório
Como se as bombas atomicas não tivessem matado civis inocentes…. né?????
Talvez seja o orgulho ferido de admitir estar errado… ou talvez seja muito duro só dizer: os EUA erraram (como se isso fosse ofender alguma entidade sacro-santa)
antes de uns e outros ai mandarem as pessoas irem estudar, melhor pararem de falar besteiras e verem outras fontes…
Não vejo diferença nenhuma entre livros de esquerda e nem direita… ambos mentem e enganam pra fazer valer seus pressupostos ideologicos…
Portanto, essa PILHÉRIA de “vc está lendo livros de esquerda”… “vendo blogs de esquerda”… isso pra mim é argumento furado de quem não tem oq dizer…. é a pura frescura furada de quem não tem MATURIDADE pra aceitar o diferente….
isso demonstra propensão à autoritarismo… tão presente na esquerda radical quanto na trilogia ou outro blog de maioria extrema direita
No mais, eu sustento oq eu disse… e continuo com o pensamento de que em vez de criticar a China, o mundo deve ser grato a ela e se unir a ela, já q a tendencia é q ela seja a maior potencia economica do planeta dentro de pouco tempo…
Saudações
Celso…
por favor né….. pode argumentar o quanto quiser…. NADA…. ABSOLUTAMENTE NADA justifica usar armas nucleares contra seres humanos…
e se HIroshima é uma metropole, pq Chernobil não seria?
é bem obvio q um local atacado por uma arma nuclear não pode ter vida saudavel se desenvolvendo…
é só ver oq aconteceu com o MINUSCULO acidente nuclear com Cesio 137 no Brasil…. até hj e por muito anos se sentirão os efeitos da tragedia
no mais…. a pergunta continua
Pq a Russia foi taxada de megera na trilogia pq invadiu o país q a atacou, enquanto eles pegam tão leve com os americanos que usaram armas nucleares????
não me convence
Me parece q eles são apenas o lado inverso da moeda: um lado é a esquerda radical, o outro é a trilogia, cada um defendendo seus dogmas ideologicos….
Antes de mais nada meu caro “Scalier”, acho de bom tom você respeitar o comentarista Bosco posto que, ao contrário de você, ele faz sempre profícuas contribuições não apenas a esse espaço como aos demais onde ele escreve.
No que se refere ao lançamento das duas armas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki, antes de você levianamente acusar os EUA disso ou daquilo, sugiro que você estude um pouco mais a história dos combates da II GM no teatro do Pacífico antes de ficar repetindo aqui bobagens oriundas de pasquins esquerdistas. A verdade é que a medida que as forças aliadas se aproximavam do Japão a resistência ia se tornando cada vez mais fanática e desesperada. Na Batalha de Iwo Jima, que é uma minúscula ilha vulcânica, os EUA perderam 7.000 soldados ao passo que em Okinawa foram 12.000 as baixas fatais. Sem falar nos mortos nos navios que eram atingidos por Kamikazes. Diante desse quadro uma estimativa conservadora apontava para 297.000 baixas entre soldados dos EUA e 1 milhão de pessoas na população civil do Japão. Nesse cenário, e diante do desenvolvimento da nova arma, era muito lógico que o Presidente Truman a usasse para abreviar o conflito e poupar vidas.
Ademais, Hiroshima não era uma “vila de pescadores” mas sim uma cidade industrial, e também base militar.
Quanto aos russos, ao entrarem em território alemão praticaram toda sorte de selvageria contra a população civil, especialmente estupros, sendo que o grande teórico dessa tática foi justamente o maior puxasaco de Stálin, Ilya Ehremburg. Contudo, eu não vou fazer juízo acerca do fato tendo em vista toda a bestialidade que os nazistas dispensaram aos russos quando invadiram a URSS.
Desculpe RR
Mas quem fez o mundo quebrar no final de 2008 foi justamente o contribuinte americano, que arrombou o sistema bancário de lá
E outra…. não pense q eu sou DAZIZQUERDAS FEIAS E BOBAS ….. eu só estou repetindo aquilo foi dito pelos europeus e pelos proprios americanos
eles disseram q a economia mundial funcionou por um bom tempo com “um motor só”
quanto à observação do “Bosquinho”, de que as armas nucleares chineses são de “baixa qualidade mas explodem”, eu faço uma replica: de fato, as armas chinesas explodem, mas quem foi o unico país do mundo q usou armas nucleares contra SERES HUMANOS?
No mais, eu vi uma coisa no site da Trilogia que me fez rir
Nas comemorações do DIA DA VITORIA, disseram q a Russia foi a megera da historia pq invadiu a Alemanha… No entanto, os EUA, que usaram armas nucleares contra o Japão, fizeram isso por “necessidade estrategica”
kkkkk
A Russia invade o o país que a agrediu = megera, não presta, comunista comedora de criancinhas alemãs
Americanos usam bombas atomicas contra um país já rendido em uma aldeia de pescadores = ncessidade estrategica
me poupe
AMERICANOPATIA tem limite
Saudações
Scailer,
Concordo que a China teve sim uma participação importante por conta do seu consumo crescente ( de uma maneira geral ), que ajudou a amenizar os efeitos da recessão americana e o esfriamento europeu…
Também concordo que os erros maiores foram cometidos pelos próprios americanos.
Mas é inegável que a situação foi sensivelmente diluída pelas próprias reservas dos EUA. Não fosse isso, estaríamos como uma crise pior que a de 1929… E mesmo os chineses não iam ter folego pra segurar. Mesmo hoje, a China é sensivelmente afetada, com uma nítida desaceleração de seu crescimento ( embora ainda continue a crescer com certo vigor ).
No fim, se a China foi um motor, o mundo inteiro ajudou a lubrificar, tomando medidas para manter suas próprias economias de pé e não deixar ocorrer um efeito cascata ainda mais catastrófico…
Scaqlier, sao pontos de fvista diferentres a serem respeitados…eu concordo c ambos, mas a coisas q nao refletem bem ou a verdade colocada por voce. Os russos foram atacados sim….mas vc nao percebeu o contexto do fato……os russos ja estavam atcando a finlandia por EX e os alemaes estavam forneendo armas a este pais. Os ditos Stalinistas avidos por mais espaco e poder, so esperaram as sobras pra conquistar o butim….ou sera q a Polonia foi invadida de graca…….enfim….um ditador, assassino e louco, tentando comer o outro…..rsrsrsr leia bastante e veja q a Russia barbarizou os alemaes civis durante a invasao a este pais e tbm apos a ocupacao…………os fatos nao os colocam num patamar de bonzinhos…fizeram ate pior q os alemaes..enfim, numa guerra ou conflito, o ser humano volta as suas origens…verdadeiros animais. Outra coisa, os americanos gananciosos e capitalistas, abusaram sim, porem como foi dito pelo RR rapidamente se endividaram via emissao de moeda e injetaram 3 trilhoes de dolares na economia mundial., mas o fizeram c lastro de seu patrimonio como pais potencia e riquezas, a isso chama-se de LASTRO e ou LIQUIDEZ….coisa q nosso pais nao tem e nunca teve. PS…..nunca vi ou li q o povo americano adorou o q aconteceu, pelo contrario….esta decisao mesmo q infeliz foi tomada c lucidez….a verdade hoje conhecida e confirmada pelos japoneses, indicava q eles nao iriam se render e haviam pelo menos uns 5 milhoes de soldados irregulares q iriam dar a vida pelo imperador….este fato e veridico , da mesma sorte 1 milhao de americanos iriam morrer…….esta analise foi feita pelos comandantes americanos as vesperas de a bomba ficar pronta………ainda tentaram pedir a rendicao, mas nao foi aceita…enfim….seria um verdadeiro massacre para ambos os lados…..morreram sim uns 150 mil japoneses na gde maioria civis inocentes….mas imagine a qto seriam os mortos numa eventual invasao…………conheci Hiroshima em 1986 e falando com alguns de seus moradores , todos tem consciencia da tragedia q ocorreu, ha inclusive um museu erguido e um parque maravilhoso bem no local do epicentro, nao da pra esquecer a dura realidade do depois da explosao, mas todos sao unissomos q sem isso a guerra traria a catastrofe geral do povo japones……enfim…..a cidade hoje eh uma baita metropole de dar inveja aqui pra nos…….
E quem falou que era necessário invadir o Japão? Ele já estava derrotado. A única justificativa para explodir duas bombas atômicas em cima de duas cidades totalmente indefesas é mostrar o quanto monstruoso, irresponsável e nojento pode se tornar o ser humano personificado, nesse caso pelos americanos. Mas se isso foi um erro de ontem, porque então matar mais 150 mil de pessoas, não combatentes, no Iraque e Afeganistão? Os americanos deviam ser expulsos da ONU se ela ( a ONU) servisse para alguma coisa, e serem julgados por genocídio.
O mundo tem muito o que agradecer à China…. Primeiro, pq se opõem ao desejo norte americano de dominação mundial unilateral
Segundo, pq graças a eles, os nossos traseiros (até os dos trilogianos) foram salvos, pois foram por causa deles que a economia global nao colapsou de vez em 2009
Terceiro, pq eles investiram 50 bilhões aqui
Todos temos Q ser agradecidos a eles…. Quer queiram ou não
A economia global não colapsou graças ao contribuinte americano… Antes de fechar 2008, o FED jogou mais de dois trilhões de dólares no mercado… Foi isso o que segurou as pontas…
A rigor, cada um se virou como pode… E todas as economias importantes tiveram que fazer alguma coisa para conter os efeitos nos seus próprios países… Mas foram os próprios americanos que amenizaram os efeitos no centro da crise, diminuindo o tsunami financeiro que acertou o mundo em 2009…
Os chineses ainda não investiram 50 bi. Eles pretendem investir isso ao longo dos próximos anos em obras de infraestrutura… E são apenas mais um dos tantos interessados em investir no País. Se somarmos os investimentos de todas as empresas americanas no Brasil, mais de 400, o valor já ultrapassa os 100 bilhões de dólares até aqui, o que configura mais ou menos 1/5 de todo o investimento estrangeiro no Brasil… Empresas britânicas pretendem investir cerca de 35 bilhões até 2020… Espanhóis, salvo engano, já investiram ou pretendem investir mais de 4 bilhões… E por aí vai…
Enfim, todo mundo investe em todo mundo, e só faz porque isso serve a seus propósitos…
claro porque os chineses sao muito diferentes dos norte americanos?esse papo de que o mudo precisa de uma ditadura como a china para evitar a conquista do mundo pelos eua,e de embrulhar o estomago,tem muitos por ai que eu acho que gostariam que o nosso brasil fosse igual a china,uma ditadura onde o povo so tem o direito de obedecer,nao que os eua sejam os mocinhos,mais nessa disputa eu prefiro eles.
Se fosse uma ditadura que cresce dois dígitos por ano na ultima decada e que forma mais milionários que qualquer outro lugar do mundo…
Uma ditadura cujo país oferece as mais modernas soluções tecnológicas para todos os setores de produção, medicina e defesa, etc…
Uma ditadura em que todos os países do mundo procuram fazer negócios justamente porque tem mercado consumidor endinheirado e também compensa produzir lá pois a burocracia é simplificada e tem mão de obra barata…
Inclusive uma ditadura que pretende investir quantias astronomicas em nosso país e provavelmente sem isso essa crise plantada pelo governo se estenderia por muitos anos mais…
Se fosse uma ditadura militar capaz de fazer mesmo um gigante como os EUA pensar duas três vezes antes de se meter a besta… que tem leis severas contra corrupção e criminalidade… se fosse uma ditadura onde não existe carnaval nem funk…
Uma ditadura dessas dadas as proporções demográficas do Brasil até que não seria ruim não… vejo que a coisa está muito fora dos eixos nesse país e precisa algum poder como as forças armadas para dar um tapa na mesa e colocar ordem na casa.
Prefiro o Brasil. Já basta a vergonha do golpe de 1964 planejado por eles e implementados pelos traíras de plantão da época.
De acordo …
Essas ilhas artificiais além de marcarem a presença chinesa na área acabando com a disputa viabilizará nacionalização definitiva da região … E ainda possibilitará ao país adiantar a sua defesa anti aérea ou anti superfície com mais uma camada bem afastada do continente, além de aumentar também a capacidade ataque se o plano deles for mesmo a instalação de bases aéreas e operar a partir delas com os caças bombardeiros supersônicos furtivos J-20.
Confrontar a Russia e a China é uma prova da estupidez diplomatica americana de hoje em dia. Não são países pequenos carentes em recursos ou com fraca industria; em tamanho, recursos e capacidade industrial são pelo menos bem proximas do porte dos EUA . Além do mais um conflito direto contra qualquer desses países estimularia uma aliança entre eles e a possibilidade de participação da Índia tornando muito mais dificil e penoso para os americanos.
nao creio que a india se arriscaria dessa forma,pode ate dar apoio aos aliados dos brics,mas participar ativamente de um hipotetico conflito e outra historia.
“pequim se sente encurralado pela geografia e quer dominar o espaço aereo é maritimo ao seu redor ”
esse comentario, disse tudo ^^