O P-8A Poseidon, substituto das aeronaves de patrulha marítima P-3C Orion, fez sua estréia no exercício Rimpac deste ano, pilotado por duas tripulações VX-1, esquadrão de testes e avaliação do Corpo de Base de Dados da Marinha no Havaí, Kaneohe Bay, durante a 23 ª edição do exercício bienal.
“Enquanto o P-3C Orion é um avião muito indulgente e tem servido a frota muito bem, o P-8A Poseidon é mais fácil de voar, e manobra perfeitamente a baixa altitude”, disse o tenente-comandante Chris Artis, diretor VX-1 e piloto da equipe integrada. “É fácil de manobrar, e a consciência situacional no cockpit é diferente de tudo que eu já vi antes. Se acostumando com a tecnologia e as diferentes telas pode ser um desafio, mas no geral é divertido de se pilotar.”
As tripulações do VX-1 voaram dois P-8A durante 24 eventos do exercícios que vão desde vôos de teste de rotina para a guerra anti-submarino simulado. Oficiais doVX-1 treinaram extensivamente requisitos em matéria de formação no P-8A por causa da complexidade e da velocidade da aeronave, e que neste Rimpac o espaço aéreo foi aberto e amplo para um programa de exercícios robusto, onde o esquadrão foi capaz de demonstrar a capacidade da nova aeronave.
“A adição de duas aeronaves P-8A de Teste e Avaliação Esquadrão VX-1, nos permitiu ter uma visão antecipada de como podemos integrar essa nova plataforma em um ambiente operacional conjunto e combinado”, disse o almirante Cecil D. Haney, comandante da frota do Pacífico, que voou uma missão com VX-1 no início da semana. “Eu tive a oportunidade de observar pessoalmente o seu grande potencial durante um vôo onde a equipe demonstrou cada sistema de armas, enquanto realizamos ASW e ISR.”
O P-8A é baseado no avião Boeing 737-800ERX, mas incorpora uma série de modificações. O Poseidon irá substituir o P-3C Orion, agora em seu 50° ano de serviço, como um vetor de longo alcance na guerra anti-submarino, anti-superfície, inteligência, vigilância e reconhecimento. Ele irá maximizar a experiência e tecnologia do Orion, mas com potencial de crescimento significativo, maior capacidade de carga, sistemas de missão avançada, software e comunicações. Seis tanques de combustível adicionais na P-8aS permitir para faixa estendida do jato.
“O P-3C é uma célula de envelhecimento com sistemas antigos a bordo.” disse o comandante. Gregory Sleppy, diretor de teste operacional para o P-8 do VX-1. “Está se tornando muito caro de operar devido à idade da célula, e tem sido durante 50 anos, que é metade da vida naval de aviação.”
P-8A possui recursos multi-missão da Raytheon, com radares de busca de superfície, e incorpora um pequeno bomb bay para torpedos, sonobouys (pequenas cápsulas de sonar descartáveis que são ignorados ou ejetado da aeronave para a guerra anti-submarina ou pesquisa acústica subaquática), e de carga. Além disso, os jatos vão usar sensores de hidrocarbonetos novas para detectar vapores de submarinos e outros navios convencionais movidos.
“Podemos olhar para a frente a uma taxa maior disponibilidade para a direita fora do bastão”, disse Sleppy. “Em seguida, você vai ver uma plataforma mais interoperável. O conjunto de comunicações sobre a aeronave é muito mais avançado. Aqueles vão ser as coisas imediatas que os comandantes da frota vão ver.”
Vinte e duas nações, mais de 40 navios e submarinos, mais de 200 aeronaves e 25.000 pessoas estão a participar no exercício Rimpac de 29 junho – 3 agosto e em torno das ilhas havaianas. O maior exercício marítimo internacional do mundo, o Rimpac fornece uma oportunidade de treinamento exclusivo que ajuda os participantes a promover e manter as relações de cooperação que são cruciais para garantir a segurança das rotas marítimas e de segurança sobre os oceanos do mundo. Rimpac 2012 é o 23º exercício da série que começou em 1971.
FONTE: Navy.mil
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval