Os conflitos no Afeganistão e no Iraque, onde atualmente uma coalisão liderada pelos Estados Unidos combate o grupo extremista autodenominado “Estado Islâmico”, foram os mais caros da história recente.
Somados os custos de ambos os fronts, eles superam em muito os da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais combinadas. A tecnologia militar elevou grande parte dos orçamentos.
Mas quanto é gasto em cada soldado? De quanto são os salários se comparados aos de outros trabalhadores?
E o que acontece quando as tropas voltam das frentes de batalha com lesões ou necessidades especiais?
O titulo tinha que ser assim você sabe quanto custa um parlamentar no Brasil custa mais do que os soldados americanos que foram lutar no Iraque e muitos perderam suas vidas
Verdade Celso… o serviço obrigatório não forma soldados profissionais, mas forma uma concepção no jovem recruta dos princípios de disciplina e treinamento suficiente para ficar gravado e fluir na memória do reservista quando necessário, além de despertar o seu interesse em compor essa classe de cidadãos. Para a sociedade ainda é a melhor forma de recrutamento considerando a administração financeira sofrível das FFAA, mas entramos numa era em que se torna necessário realizar campanhas para arregimentar pessoal uma vez que a tecnologia impõe cada vez mais a utilização de indivíduos com nível intelectual alto. Certamente está se referindo a esta classe de formação inicial na qual não se pode absorver completamente todos os recrutados, mas ainda assim é uma fase muito importante para a formação do caráter do jovem que um dia também fui. Abs!!!
Voltando ao assunto…………se o servico militar aqui nesta republiqueta nao fosse obrigatorio e tendo em vista o soldo q eh pago, lamento informa-los q nao haveriam soldados ……….aqui estes proscritos ganham meio salario minimo….tah facil ou nao tah…..o q se pode exigir destes jovens a nao ser orgulho e honra….o q tbm esta dificil face a todos os acontecimentos neste pais. Enfim, nem o rango estao servindo mais……13 tiros c fuzil,….bla, bla, eh melhor fazer uma piada assim fica mais facil digerir este assunto.
Fred e Diogo! Parece que hoje existe uma tendência de alguns países de atacar e invadir áreas ricas em recursos naturais tais como o petróleo, gás natural, água, etc…usando pretextos dados (ou criados) pelos países ou nações localizados em tais sítios. O exemplo do Afeganistão por ter em seu território a passagem de oleodutos e por terem centros de treinamento de terroristas (radicais religiosos), isso é fato! E foi usado como pretexto, sobre o suposto ataque ao WTC. O mesmo com Iraque, Líbia e Síria, que têm reservas enormes de petróleo e…são (ou eram) governados por ditadores brutais! Isso usado como pretexto para os “ataques salvadores das nações livres”. Que o Brasil aprenda a lição e tome decisões para sua defesa. Bom dia!
O Estado paga o quanto pode pagar ….
Depois falam q o soldado brasileiro ganha pouco , ganha de acordo com que o estado pode pagar , la o estado é mais rico melhor a vida do soldado aki é mais pobre pior a vida do soldado
Chamar de “conflitos no Afeganistão e Iraque”, as guerras de agressão e invasão destes dois países, é um exemplo de linguagem manipuladora…
como voce chegou a essa conclusao? me mostre os fatos ? invasão,agressão pode ser o seu ponto de vista dai pra ser a verdade absoluta é outra coisa
E o que foi para você, a invasão do Iraque e Afeganistão? Quem invadiu quem?
Os fatos, a história… está aí para quem quiser investigar e saber.
Más tem aqueles que se guiam pelos contos infanto/juvenis de Hollywood, Marvels, etc…
alem do mais quem agrediu 1 foram eles wtc lembra????? cade a historia e fatos vc acha que foi uma agressão eu acho que foi uma resposta uma cacada ataque a um inimigo que te atacou , eu pelo menos pesquisei e cheguei a essa conclusão não me guiando por guru espiritual
E o que o Iraque teve a ver com o WTC? Nada….E Washington ainda usou mentira de o Iraque possuir armas de destruição em massa…
Quanto ao Afeganistão, Bin Laden nunca foi real autor do atentado do WTC…O acusaram e depois aproveitaram o fato dele estar no Afeganistão como uma como justificativa pública para uma invasão já planejada anteriormente. Inclusive, ainda que fosse Bin Laden o autor do atentado, os talebãs (por quem não tenho nenhuma simpatia), arregaram ante a invasão iminente e propuseram entregar o Bin Laden, más o EUA recusou a oferta e seguiu com a invasão…
Todas estas invasões militares agressivas já faziam parte de um planejamento estadunidense anterior a qualquer “provocação” por parte dos países agredidos e invadidos.
Como ‘entrega’ o general de 4 estrelas, Wesley Clark, da US Army:
https://www.youtube.com/watch?v=sCDRWEpz5d8