Por Dominic Perry
Voou o segundo protótipo da nova aeronave médio H160 da Airbus Helicopters. Esta aeronave é a primeira equipada com os novos motores Turbomeca Arrano de 1,300 shp que irão equipar os modelos de produção.
O protótipo inicial, utilizou os propulsores da Pratt & Whitney Canada PW210, agora retirado do programa. O PW210 havia acumulado 75 horas até o final de 2015, desde que voou no início de junho. Ele validou características de condução do helicóptero e foi levado para uma velocidade de 176 kt (325 kmh).
“Depois de um ano muito ocupado em 2015, com as atividades de vôo e introduzindo o Protótipo 2, um passo importante no desenvolvimento do H160, e agora vamos lançar testes de desempenho com os motores Turbomeca Arrano”, disse Bernard Fujarski, chefe do programa H160.
Um terceiro protótipo deve chegar este ano, e será utilizado para o esforço de certificação, com a aprovação da EASA e entrada de serviço em 2018.
Mas 2016 será um ano agitado para o fabricante além do desenvolvimento do H160, com a tomada de decisões sobre o helicóptero 5.5-6 toneladas este ano, bem como inaugurar “uma novíssima linha de montagem final automatizada” no segundo semestre.
A Turbomeca, fabricante do motor disse que mais de 10 motores de ensaio Arrano já estão funcionando na fábrica em Bordes, França, desde o primeiro teste executado em fevereiro de 2014. Ele afirma que os testes validaram as reivindicações de um corte de 10-15% no consumo de combustível comparando com outros motores.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FlightGlobal