Por Jack e Kim
SEUL (Reuters) – O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou o teste de um novo sistema de armas antiaéreas e ordenou sua produção em massa e implantação em todo o país, informou a agência de notícias estatal no domingo, depois de semanas de desafiadores testes de mísseis.
A agência de notícias KCNA não informou a natureza exata da arma ou da hora do teste, mas disse que foi organizado pela Academia de Ciências da Defesa Nacional, uma agência na lista negra, suspeita de estar desenvolvendo mísseis e armas nucleares.
A Coreia do Norte vem impulsionando o desenvolvimento de uma ampla gama de sistemas de armas desde o início do ano passado em um ritmo sem precedentes, incluindo um míssil de longo alcance capaz de atingir os Estados Unidos e, nas últimas semanas, testou seu míssil balístico de alcance intermediário, conseguindo avanços técnicos.
O Estado recluso rejeita a ONU e sanções unilaterais de outros países contra seu programa de armas como uma violação de seu direito à autodefesa e diz que o programa é necessário para combater a agressão dos EUA.
O país realizou um teste de mísseis balísticos há uma semana. Os Estados Unidos negam qualquer intenção de atacar o país.
“Kim Jong Un… assistiu ao teste de um novo tipo de sistema de armas antiaéreas organizado pela Academia de Ciência da Defesa Nacional”, disse KCNA no domingo.
“Este sistema de armas, cuja capacidade de operação foi completamente verificada, deve ser produzido em massa para implantação em todo o país… de modo a estragar completamente o grande sonho do inimigo de comandar o ar, ostentando supremacia aérea e armas poderosas”, informou.
Uma coisa ja é certa, para desenvolver esse tipo de tecnologia por mais barata que seja a mao de obra (talvez ate de graça por la) e com esses embargos feitos pela “ONU” temmm financiamento pesado do pais mais interessado em tudo isso….china, e por mais que se negue ao fato esses desenvolvimentos de misseis pela Korea do norte é sim um tremendo avanço ..e é um atras do outro… isso custa alguns milhoes ate mesmo para a kN…e eu ainda acho mais…esse desenvolvimento do missil anti aereo mais importante ate do que o nuclear (radares, suporte, conjunto)……e que isso ta interessante ..aahh esta rs!!
Geralmente os Torcedores do América sempre pensam que os Jogadores do Adversário são Pernas de Pau ,mas não vencem ninguém ,ameaçam ,fazem pressão em Bando usando seus Capachos ,etc . Da- lhe Gordinho !!!!
Será se foi um desenvolvimento próprio (que eu duvido) ou esse sistema foi baseado em algum outro, sovietico ou chinês?
Ainda nao vejo como sistema operacional e de precisao (carregar uma ogiva nuclear). Aprenderam a fabricar e montar um foguete e a meu ver ainda nao passa disso (lembram-se do Iraque …). disparam a esmo e sem rumo definido para cair, quica liberar uma ogiva. Nao tem sistema direcional de precisao….a coisa toda parece q funciona na base de salvas de foguete pra poder causar o maior estrago no ambito de uma cidade metropole.
Certamente uma versão mad in china do S-300