A cooperação industrial entre a Suécia e o Brasil na área da aviação só aumenta. Os dois primeiros pilotos da Força Aérea Brasileira voam solo o Gripen. Thomas Augustsson da SVD esteve com os pilotos no esquadrão F7 em Satenas.
No guarda roupas do esquadrão F7 em Satenas, existem duas pequenas bandeiras do Brasil. Uma do capitão Lincoln Ramon Santos Fórneas, ou Fórneas como ele é conhecido e a outra, do capitão Gustavo de Oliveira Pascotto, ou apenas Gustavo, ambos com 30 anos.
As bandeiras são um sinal de que alguma outra coisa está acontecendo. Para a Saab, empresa de defesa do governo sueco, isso é o início de uma grande colaboração com o Brasil no desenvolvimento do caça Gripen NG, de longe, um dos projetos de defesa mais pesados.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: www.svd.se
Acho que mesmo com o nosso momento econômico, o projeto NG está sendo levado de forma muito profissional, estamos falando de Suécia e SAAB amigos, haviam pré requisitos muito claros e específicos com relação á transferências de tecnologia. Não concordo em nada com os comentários do tipo “sei lá!!” ou “sei não!!!”. Acho que o projeto está no tempo dele e tudo caminha. O Padilha poderá me corrigir, mas acredito em ganhos sem precedentes para nós com esse projeto e creio em todas as entregas.
Para as empresas brasileiras envolvidas com certeza. A capacitação das mesmas com o projeto de um caça de geração 4.5, certamente as habilitará para que no futuro, as mesmas estejam aptas a trabalhar com a Embraer ou outra empresa na fabricação de um caça mais moderno.
Os dois pilotos foram para lá com a finalidade de assimilar os conhecimentos do caça. Entendo que serão os instrutores e fornecerão informações operacionais e técnicas do caça. Entretanto, quando vier a versão Gripen E, será necessário formar nova turma? Acredito que haverá alguma diferença de performance.
Estes caras estão fazendo história! Lembro de ler sobre os primeiros a irem buscar o Mirages na França….e agora estes, indo à Suécia. Muito legal ver a história acontecendo aos nossos olhos. Parabéns!
Quando que fica pronto o protótipo do Gripen NG até agora nada a diferença do Gripens C/D para o NG não era muita a modificação na estrutura do caça é pouca estou começando a acreditar no que as pessoas falavam que o Gripen NG é um caça de papel.
Mauricio o Gripen E está em construção e deverá fazer o 1º voo no inicio do segundo semestre deste ano. O Gripen NG ou Gripen Br seguirá na sequência, e em paralelo as empresas aqui no Brasil estarão se capacitando para produzir o caça aqui no nosso país. Aguarde e confie!
Prezado Luiz Padilha,
Em que patamar estão os contratos e os projetos? Segundo algumas informações que li, ainda falta assinatura de um contrato mais específico. Neste é que será informado o código fonte ou só depois de algumas etapas?
O que tinha que ser assinado já foi. O que falta agora é os leitores entenderem que até Outubro passado existia um Brasil, e agora o Brasil está entrando em recessão econômica e a Defesa recebeu um corte para 2015 de 1.9 bilhões.
Ou seja, TODOS os projetos andarão velocidade 0,5, pois as Forças Armadas terão que se reinventar mais uma vez com o pouco que terão de verbas disponíveis.
Portanto meu caro Paulo, eu não me preocuparia com datas ou assinaturas, pois sem verbas isso passa a ser secundário. Vamos pagar com o quê? É triste, na verdade muito triste, mas infelizmente é a nossa realidade atual.
E peço aos leitores que quiserem comentar, que evitem politizar o assunto, por mais que seja tentador.
Não aprovaremos comentários que sigam essa direção.
Abs
Prezado Padilha,
Permita-me discordar de sua afirmação de que em outubro passado tínhamos um país diferente do atual.
O Brasil já estava com seus indicadores macroeconômicos deteriorados durante todo o ano de 2014, porém o GF atual conseguiu ocultar do grande público a nefasta realidade das contas públicas a fim de conquistar a reeleição.
A conta será paga nos anos de 2015 e 2016, ao custo de um crescimento economico pifio ou até mesmo com índices de PIB negativos.
A conta será paga por nós assalariados muitos dos quais já perderam ou estão em vias de perder seus empregos.
As pessoas irão descobrir que não é possível viver no país de sonhos da propaganda eleitoral.
Mas, esse projeto passa a ser pago somente quando a última unidade for entregue? Foi financiado mesmo pelo o governo sueco?
Sim. Conforme foi anunciado. Porém, houve mudanças no projeto e certamente alguém tem que pagar por isso. Se eu te ofereço uma casa de 4 quartos po X e vc quer um puxadinho anexo, é claro que minha oferta terá que mudar.
Em breve teremos boas novidades, mas por agora, só aperto no cinto.
É Luiz mas a mudança primaria vem de dentro das forcas q podem muito bem diminuir seus efetivo e acabar com pensões e aproveitar as mudanças na previdência com sr.levy e joga as aposentadorias pra la alem de acabar de uma vez por todas do alistamento obrigatório e TGs
Quem dera isso fosse fácil assim. Infelizmente não é. Diminuir o efetivo e economizar tudo bem, mas as pensões estão dentro do orçamento e só o GF pode alterar isso.
Por isso que a mudança vem de dentro se nigm reclama é pq ta tudo bom, bom eu n to la dentro so quero q as instituições q eu pago funcionem
Existe uma data oficial para entregar os JAS-39/C para FAB?
Obrigado DAN por nos manter informados sobre essa grande empreitada de nossos pilotos.
Queria saber como andas a transferência de TT … ou se vai ”morrer” na fabricação de parte da estrutura .. e só
Acredito eu que o Brasil(FAB) terá também acesso aos códigos fontes do Gripen NG.
Afirmativo!
Pelo q foi prometido em termos de TT … ou o q achei q fosse …. ainda e mt pouco ….. a única proposta q n prometia os tais códigos … era a Americana .. ( f-18/16 ) ….
Eu duvido e muito que os americanos iriam abrir algum código fonte do F-18, mas eu tenho certeza absoluta que os suecos abriram. Está no contrato assinado. Até porque era uma das solicitações da FAB para que se pudesse adicionar armamentos e equipamentos nacionais. Então pode ter certeza que a abertura do código fonte está no contrato já assinado.
flw
flw