A Boeing, que há 16 anos apoia o funcionamento dos treinadores a jato T-38 Talon (originalmente produzidos pela Northrop), recebeu um novo contrato. Ele é válido por 10 anos, até 2026. O seu valor é de 855 milhões de USD.
De acordo com o contrato, a Boeing fará o suporte da operação e modernização dos aviônicos de aeronaves T-38, equipamentos diversos do cockpit, sistemas de comunicação e painéis de controle. Foram incluídas 456 aeronaves, atualmente utilizadas para treinar pilotos militares para as necessidades dos EUA e de seus aliados. O contrato também inclui o suporte para o treinamento de 37 sistemas em terra.
A Força Aérea dos EUA há muitos anos planeja a retirada das aeronaves T-38, por serem obsoletas e antieconômicas (o protótipo do T-38 voou pela primeira vez em 1959). O programa para escolha de seu substituto, chamado de T-X, no entanto, foi postergado várias vezes. No presente, a fase preliminar do concurso envolve vários fornecedores potenciais. Entre eles a própria Boeing, que concorre em conjunto com a SAAB sueca.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Altair
Olha quando o assunto é longevidade na aviação o T-38 tem um lugar mais que garantido na história e agora com um contrato de mais 10 anos de suporte e que tem a possibilidade de ser renovado pois a entrada em serviço de seu substituto ainda não tem um prazo definido e muito menos um vencedor.
Deve ter uma fila enorme de colecionadores e aficionados por aviação querendo comprar as células de T-38 que derem baixa do serviço ativo da USAF e entra ano e sai ano a USAF criar um jeito de não dar baixa no T-38 dessa forma fica difícil colecionar esta aeronave 😀