As Forças Armadas venezuelanas destruíram e queimaram uma aeronave que voava sem autorização no estado de Apure
Nos últimos tempos, vem sendo um tema de debate na região as leis de abate, que muitos países já a aplicam, principalmente contra o tráfico de drogas. Um dos pioneiros neste campo é a Venezuela, que na quinta-feira derrubou um avião que penetrou em seu espaço aéreo no estado de Apur, na fronteira com a Colômbia.
A informação foi dada por um chefe militar – “Comando de Defesa Aeroespacial @ ceofanb detecta, intercepta e imobiliza incursor aéreo no município de Camejo, estado de Apure”, publicou o Chefe do Comando Estratégico Operacional da Força Armada Nacional Bolivariana (CEOFANB), Vladimir Padrino, por meio de sua conta no Twitter pessoal.
Além disso, Padrino acompanhou o texto com uma foto onde se vê a aeronave destruída e queimada.
A última aeronave abatida por forças venezuelanas trouxe uma disputa diplomática entre o país caribenho e o México, que pediu explicações ao governo pelo sucedido. A Venezuela respondeu que um avião sobrevoou “ilegalmente” por 40 minutos o seu espaço aéreo, ignorando os avisos para que pousasse.
A lei de abate na Venezuela, chamada Lei de Controle para a Defesa Integral do Espaço Aéreo, foi aprovada em maio do ano passado e, desde então, foram “imobilizadas” 31 aeronaves.
Esta lei permite “a aplicação de esforços de interdição, persuasão e inutilização” de aeronaves ou objetos que violem as regras de tráfego aéreo.
Fonte: Infobae
Já foi levantada a hipotese disso ser forjado.
Se eu não me engano é o segundo caso de um supoto abate.
Tem muiots sites com pessoas cravando que estas aeronaves foram queimadas no solo,inclusive com explicações tecnicas.Eu quando vi a aeronave mexicana tambem desconfiei de ser forjadoo abate.
Será que foi obra dos SU-30?
“…um avião sobrevoou “ilegalmente” por 40 minutos o seu espaço aéreo, ignorando os avisos para que pousasse.”
—-
Aí tem que derrubar mesmo…