O comandante geral da Aviação Militar da Venezuela, Major General José Criollo Euthymius Villalobos, deu informações sobre a aquisição de novos caças para substituir as aeronaves de apoio tático Rockwell OV-10 Bronco, segundo uma nota dada a imprensa pela FAV.
O anúncio foi feito durante uma visita à base aérea em Chefe General Rafael Urdaneta, Maracaibo, estado de Zulia, sede do Grupo Aéreo de Operações Especiais nº15, operador do OV-10 .
O general Criollo Villalobos não especificou qual será o caça que irá substituir o Bronco, apenas expressou que os aviões adquiridos, serão usados para que “as novas gerações de pilotos possam continuar o espírito de luta e continuar cumprindo a missão atribuída.”
O sistema de OV-10 Bronco, americano tem mais de quarenta anos de funcionamento com a Força Aérea Venezuelana. Em 1972, dezesseis foram comprados novos de fábrica na versão E, e em 1991, mais adquiridos mais dezoito na versão A, excedentes de Forças Armadas dos Estados Unidos, especificamente, da Força Aérea dos EUA .
A chegada de aeronaves K-8w e L-15
Os OV-10A/E, foram desativados no final de 2012, depois de um trágico acidente em que dois colidiram em vôo.
Como foi impossível encomendar 24 ou mais aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano para substituir o Bronco por causa do veto dos EUA em transferir tecnologia militar para a Venezuela, 18 aviões de treinamento e ataque leve Hongdu K-8W Karakorum, foram comprados da China.
Estas unidades foram distribuídas entre o Grupo 15 e Grupo Aéreo de Cala nº 12, que também tinha sua capacidade operacional enfraquecida com a retirada dos combatentes Northrop/Canadair CF-5A/D e NF-5A/B .
Mais recentemente foram adquiridos nove K-8W adicionais para repor as perdas e aumentar a frota para 24 unidades. Além disso, a compra de 24 caças chineses de treinamento avançado e ataque leve, Hongdu L-15 Falcon, foi anunciado.
Espera-se que o K-8W seja concentrado no Grupo 15, entre outras razões, porque a base aérea Urdaneta abriga o centro de treinamento de vôo simulado doK-8 e do Centro de Manutenção de Aviação Ocidental, onde se realiza a manutenção de todos Karakorum da Aviação Militar.
Enquanto isso, os L-15 seriam distribuidos ao Grupo Aérea de Caça nº12, localizado na base aérea Tenente Vincent Landry Gil, de Barquisimeto, estado de Lara, porque essa unidade de combate atua também como escola de aviação de caça.
FONTE: Infodefensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
precisávamos era de uns k-8 ou l-15 para nossa FAB, para treinamento em jatos, pois creio que usar os atuais f-5 para monitoramento, proteção e treinamento é desgastar d e mais dos nossos ja envelhecidos caças, sou a favor de um caça de treinamento para novos pilotos, além de serem muito mais economicos
Luiz Gabriel Garcia.
O L-15 até poderia ser considerado, mas o K-8 já seria uma aeronave cujo desenho já não seria bom o bastante para os próximos tempos. Existem opções comprovadamente mais avançadas que o K-8 no mercado.
Ao menos duas aeronaves se encaixariam perfeitamente nesses parâmetros: Yak-130 e Aermacchi M-346.
Qualquer uma que viesse seria otima, até mesmo o Pampa argentino
Pessoalmente gosto da ideia do Brasil comprar o Pampa (na verdade os direitos de fabricação do mesmo), e em troca o Brasil poderia vender um grande lote do nosso novo fuzil IA2. Os dois lados sairiam ganhando e de quebra ainda fariam comercial de suas armas ao exportá-las.
Chamar o treinador L-15 de “caça” pra mim é um salto… Especialmente numa Força Aérea que prometeu ha alguns anos atras que compraria ao menos 24 Su-35 Super Flanker…
Concordam?
[]s
Caças L-15 ou K-8 não são necessariamente os melhores para as tarefas dos Broncos… Para uma aeronave de contra-insurgência, o que conta é a persistência na zona de combate ( grande autonomia ), associada a estabilidade da plataforma em baixa altura e baixa velocidade. Ou seja, aeronaves turbo hélice ( mais lentas e econômicas ), de asas retas, se encaixam melhor nesse padrão. Ex: Pilatus PC-21, Super Tucano, KAI KT-1…
Agora poderíamos mostrar que não estamos de brincadeira e podíamos comprar o M346 ou o Yak-130, já que esse é uma mera cóipia dos outros dois 🙂
Por causa dos vetos do EUA, a Embrear deixou de vender Super Tucanos e Caças AMX para a Venezuela, que em consequência dos embargos, se voltou para a China buscando suprir suas necessidades.
É uma politica de vetos burra…! Boa para os chineses e que os empresários brasileiros fiquem expertos, por que não é a primeira, nem a única e tampouco será a última vez…Que o EUA boicota negócios internacionais de empresas brasileiras que produzem armamentos.
Ué, no final quem perde são elas mesmas. Fazer oque se o Chavez declarava seu ódio aos EUA!
O K-8 é simplesmente identico ao Mig-AT. Mas seria interessante ver os L-15 aqui do lado — já que os chineses escolherem o JL-9