Um dos submarinos mais modernos da Marinha dos Estados Unidos veio à tona no último domingo em Subic Bay, na província de Zambales, Filipinas, local onde está destacados para garantir a liberdade de navegação no Pacífico Ocidental. A chegada do submarino de ataque classe Virgínia, USS North Carolina (SSN-777) ocorre num momento em que Filipinas está envolvido em um impasse com a China há mais de um mês em Panatag (Scarborough) Shoal, 124 milhas náuticas a partir de Zambales.
“A tripulação tem orgulho de estar contribuindo como parte do compromisso do nosso país para manter a liberdade de navegação, a paz e a estabilidade na região”, disse Richard Rhinehart, comandante do USS North Carolina, em comunicado de imprensa divulgado pelo Comando dos Estados Unidos-Pacífico (USPACOM). O USS North Carolina é o quarto submarino da classe Virginia, a mais nova classe de submarinos de ataque rápido projetado para o ambiente pós-Guerra Fria. O submarino foi concebido para funcionar de forma stealth, e resistência nas regiões litorâneas do mundo, bem como os oceanos profundos. Ao contrário das visitas de outros navios dos EUA no país, a escala em do USS North Carolina em Subic, reforçaram as especulações anteriores de que o governo dos EUA, enquanto abertamente declara que não irá interferir em qualquer disputa territorial na região, também está acompanhando de perto o impasse existente entre Filipinas e a China sobre a posse de Bajo de Masinloc ou “Karburo” para os pescadores locais.
As Filipinas e os EUA têm um tratado de defesa mútua (MDT), que exige que ambas as partes passem a defender a outra parte no caso de agressão armada. Enquanto oficiais da Marinha da Filipinas (PN) não aparentam estar plenamente conscientes da presença do USS North Carolina em Subic, fontes de alto nível disseram que o submarino iria ficar na antiga base naval dos EUA para o re-abastecimento e suspenderá em 19 de maio.
O USS North Carolina é baseado em Pearl Harbor, no Havaí, possui 350 metros de comprimento e pesa mais de 7.800 toneladas quando submerso. O navio é um dos “stealthiest” (submarinos mais avançados tecnologicamente do mundo). “Ele traz para a região a capacidade de conduzir todo o espectro de potenciais missões submarinas, incluindo anti-submarina, guerra naval especial envolvendo forças de operações especiais, inteligência, vigilância e reconhecimento e de guerra de minas,” informou o USPACOM em uma declaração à imprensa . Enquanto isso, o capitânia da Marinha filipina, BRP Gregorio del Pilar, um Cutter adquirido de segunda mão da classe Hamilton dos EUA, foi retirado de sua missão marítima no mar Ocidental filipino para manutenção. Mas ao contrário de relatos de que o sistema de armas do navio estariam inoperantes,no auge do impasse em Panatag na semana passada, tudo está funcionando, disse a Marinha. “É só uma manutenção programada. Ele foi submetida a manutenção preventiva na semana passada, informou o “porta-voz da Marinha Tenente-Coronel Omar Tonsay.
Fonte: ABS-CBS News
O Submarino Tapajó (S33) está entrando no porto de Vitória ES neste momento. 18/05/2012, 15:05h.