Perto da costa da Virgínia, o Navio de Assalto Anfíbio e Porta helicópteros, USS Iwo Jima (LHD 7), foi aprovado em prova do uso de armas de bordo em uma situação de combate simulado. Para ter sucesso, o navio teve que detectar, identificar e rastrear um aeronave não tripulada que simulasse um míssil anti-navio guiado pelo inimigo.
Depois de descobrir que a situação atual pode representar uma ameaça para o navio e sua tripulação, foi tomada uma decisão para destruir a aeronave/drone. Em sua direção, foi lançado um único míssil RIM-116 Rolling Airframe Missile (RAM), que derrubou o alvo aéreo.
O exercício foi uma das últimas etapas de preparação da tripulação do navio para atividades operacionais que serão realizadas durante a comissão Iwo Jima Amphibious Ready Group. O grupo de combate é formado pelo navio Doca de Transporte Anfíbio USS New York (LPD 21), e pelo Navio de Desembarque Doca USS Oak Hill (LSD 51).
A maior parte da missão do Iwo Jima Amphibious Ready Group se dará no Mar Mediterrâneo e no Oriente Médio. Suas tarefas incluirão o apoio às operações de combate realizadas por outros navios da Marinha dos EUA, bem como a cooperação com parceiros locais e implantados na região pelas forças navais dos aliados globais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Altair
Dalton, é factível um desses instalado no Ocean?
Sem problemas…é um sistema compacto…haveria também a possibilidade do SeaRAM que equipa vários navios da
US Navy também que combina o radar do Phalanx com um lançador de 11 mísseis.
abs
Os USSs Iwo Jima e New York são baseados em Mayport na Florida…o “LSD” baseado lá é o USS Fort McHenry, mas, como ele
não estava disponível o USS Oak Hill baseado na Virgínia foi integrado ao grupo.
.
Basear um “Grupo Anfíbio” em Mayport foi uma forma de compensar a perda de de um NAe…quando o “John Kennedy CV 67” foi
descomissionado em 2007 e como agora todos os NAes da US Navy são de propulsão nuclear isso iria requerer muito
investimento na base para poder acomodar um definitivamente…eventualmente um atraca lá por alguns dias apenas.